7 curiosidades sobre sexo e o corpo do homem

Descubra o que acontece no corpo masculino durante a ejaculação e o orgasmo, saiba onde fica o ponto G masculino e descubra que o pênis pode quebrar!

curiosidades sobre sexo e o corpo do homem - orgasmo - ejaculação

Por Wilson Weigl

Fotos: Deposit Photos

Sabia que na ejaculação esperma é expulso do corpo a uma velocidade de 45 km por hora? E por que temos espasmos musculares com estremecimento de outras partes do corpo nos orgasmos intensos? E que para muitos homens o sêmen só pinga fora do pênis na ejaculação, enquanto outros podem ejacular a uma distância de 1 metro ou mais?

Conheça alguns fatos sobre o que acontece com o corpo masculino no sexo. E saiba porque o ponto G do homem é cercado de tabus e preconceitos.

LEIA TAMBÉM

O corpo do homem no momento do orgasmo

curiosidades sobre sexo e o corpo do homem - orgasmo

O orgasmo masculino envolve o corpo todo. Na ejaculação, contrações dos músculos pélvicos, localizados entre o pênis e o ânus, ajudam a expulsar o esperma. Ao mesmo tempo, o sistema nervoso envia para o cérebro mensagens de prazer que geram sensação geral de euforia. Orgasmos intensos podem também desencadear espasmos musculares com estremecimento de outras partes do corpo.

Ejaculação: uma explosão em velocidade e distância

curiosidades sobre sexo e o corpo do homem - ejaculação

O esperma é expulso a uma velocidade de 45 km por hora. O número médio de jorros na ejaculação é de 3 a 10 e a distância média alcançada pelo jato é de 15 a 20 centímetros. Para muitos homens o sêmen só pinga fora do pênis, enquanto outros podem ejacular a uma distância de 1 metro ou mais. Nenhum desses parâmetros significa maior ou menor potência sexual ou fertilidade.

Quanto tempo dura o orgasmo do homem?

curiosidades sobre sexo e o corpo do homem - orgasmo

O orgasmo masculino dura de 2 a 10 segundos, enquanto o feminino chega a 20 segundos. A mulher pode ter vários orgasmos em sequência (múltiplos), mas o homem precisa de um intervalo para retomar a ereção, o período refratário, que varia de acordo com a idade e a condição física. Quanto mais se envelhece, mais longo se torna o período refratário. Enquanto os jovens podem conseguir uma nova ereção em poucos minutos e às vezes até na mesma hora, os maduros podem precisar de 30 minutos a até 24 horas para estar em condições para uma nova penetração.

Homens têm um “ponto G”

Homem No Espelho - curiosidades sobre sexo e o corpo do homem - ponto G masculino

Esse ponto erógeno é a próstata, glândula entre o pênis e o reto. O prazer obtido com a penetração anal com o pênis, o dedo ou brinquedos sexuais é difundido entre os gays, mas tabu para a maioria dos heterossexuais. Alguns homens chegam ao orgasmo só com a fricção da próstata, sem estímulo do pênis.

Orgasmo não é ejaculação

Nos homens, orgasmo e ejaculação são dois processos distintos, apesar de estarem ligados. O clímax orgásmico pode ocorrer sem expulsão do esperma (orgasmo seco). Seja na relação sexual ou na masturbação, nos sucessivos orgasmos cada vez é expelido menos esperma, porque o corpo demora para produzir fluido seminal. Mas ainda que seja possível ter um orgasmo sem ejaculação, a maioria dos homens só tem orgasmos concomitantes à expulsão de esperma.

Quando não dá mais para segurar

curiosidades sobre sexo e o corpo do homem - ejaculação precoce

O ponto crítico em que a ejaculação é inevitável e não pode mais ser controlada ocorre na última das fases da resposta sexual masculina, que são: Fase de Excitação (ereção e lubrificação do pênis), Fase de Platô (quando aumenta a excitação) e Fase Orgásmica (sensação de ejaculação iminente e expulsão do esperma). Em homens que sofrem de ejaculação precoce, a fase intermediária de Platô é muito curta, levando rapidamente ao orgasmo.

O pênis pode quebrar

Homem No Espelho - curiosidades sobre sexo e o corpo do homem - fratura do pênis

Apesar de não ter osso, ele pode sofrer uma fratura. Não é verdadeiramente uma quebra, mas um trauma, que, apesar de raro, em 80% dos casos ocorre pelo excesso de curvatura do pênis na penetração ou, em menor proporção, numa masturbação violenta. O acidente é causado pelo rompimento da túnica albugínea, membrana que reveste os corpos cavernosos que aprisionam o sangue na ereção. Ouve-se um estalo, seguido de inchaço e hematoma causado pelo vazamento interno do sangue. Caso ocorra, é preciso procurar imediatamente ao pronto-socorro e também é obrigatória a cirurgia reparadora. A recuperação leva de 4 a 6 semanas.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

1 Comentário

  1. Não sou gay, e adoro um fio terra. Os meus melhores orgamos são com a ajuda de massagem na próstata. Inclusive tenho um massageador de prósta que ajuda muito. Tinha esse tabu, mas com o tempo a gente amadurece e percebe que temos que nos dar prazer.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.