Masturbação sem culpa, só prazer

A masturbação não apenas é normal como também é boa para a saúde sexual e mental. Há várias boas razões para praticar o sexo solo (com a frequência que quiser).

Homem No Espelho -- Masturbação masculina

Por Wilson Weigl

Alguns de nós aprendemos que se masturbar é errado, ruim ou vergonhoso… Então, sentimos culpa por praticar o sexo solitário. Bobagem! Se você se sente assim, este post vai ajudar a relaxar… e gozar.

A masturbação não apenas é normal como também é boa para a saúde sexual (por fazer trabalhar os órgãos envolvidos na ereção e na produção de esperma) e também na saúde mental, por aliviar a tensão e o estresse. Estudos médicos também apontam que ejacular com frequência melhora a imunidade e ajuda a prevenir o câncer de próstata.

O fato é que a maioria dos homens se masturbam — tanto faz se estão solteiros, em um relacionamento ruim ou em um ótimo relacionamento. É apenas algo que se gosta e que não tem nada a ver com as(os) parceiras(os).

Alguns homens se masturbam todo dia, ou mais de uma vez por dia. Outros, uma vez ou duas por semana, outros só de vez em quando. Alguns nunca se masturbam, por terem uma vida sexual bastante ativa ou por não sentirem vontade. Tudo é perfeitamente normal. Até bater uma no trabalho é natural: segundo pesquisa, 31% dos homens se masturbam durante o expediente.

LEIA TAMBÉM

Homem No Espelho - Masturbação masculina

Não existe frequência “ideal”

Muitos homens se preocupam com sua frequência de masturbação, se fazem demais ou de menos. Não existe uma medida de masturbação sobre quantas vezes um homem deve se masturbar por dia, semana ou mês. A preferência varia segundo idade, libido, status de relacionamento e outros fatores. Não é quantas vezes você se masturba por semana (ou por dia) que realmente importa: é como a masturbação se encaixa na sua vida.

Se um homem se masturba até várias vezes por dia e tem uma vida saudável e satisfatória, ótimo. Porém se seus hábitos de masturbação causam sofrimento mental, emocional ou abalando seu relacionamento ou seu dia-a-dia, isso é um indicador de que você pode estar se masturbando mais do que é saudável para você.

Problema é se masturbar por compulsão ou prefere se masturbar do que fazer sexo com a(o) parceira(o). A masturbação fora de controle pode ser sintoma do transtorno conhecido como hipersexualidade, desejo sexual hiperativo, vício em sexo, dependência sexual ou comportamento sexual compulsivo. É fácil reconhecer esse transtorno: a vontade de se masturbar beira a obsessão e sente-se vergonha, culpa, depressão ou vazio depois do orgasmo.

Você pode se masturbar sempre que quiser e tiver tempo e privacidade para fazê-lo, sem culpa. Há várias boas razões pelas quais todo homem deve praticar o sexo solo (com a frequência que quiser). E nem é preciso dizer o quanto é divertido…

Homem No Espelho - Masturbação masculina

Masturbação é autoconhecimento do prazer

Tocar-se e estimular zonas erógenas do seu corpo é uma forma de experimentar novas sensações e de conhecer melhor os pontos de prazer do seu corpo. Esse conhecimento pode até melhorar o sexo, pois se você conhece bem seu corpo será capaz de dizer à(o) parceira(o) o que gosta e quer. Na masturbação também pode-se descobrir fantasias estimulantes para o sexo do casal.

Masturbação é relaxante

Todo homem sabe que masturbação não é só uma forma de administrar o tesão. Para muitos, é uma maneira rotineira de relaxar, aliviar o estresse e a tensão muscular, clarear a mente ou mesmo pegar no sono.

A masturbação libera os mesmos neuroquímicos cerebrais que o sexo, como serotonina, dopamina e ocitocina que dão sensação de relaxamento e bem-estar.

Homem No Espelho - Masturbação masculina

Masturbação não é traição

Masturbação ainda é tabu entre os casais, por costumeiramente envolver fantasias com outras pessoas fora da relação. Grande parte dos homens simplesmente não toca no assunto com a(o) parceira(o) e continua praticando escondido o “cinco contra um”. Pois um dos mitos mais prejudiciais é achá-la sinal de que algo está errado no seu relacionamento. É normal se masturbar quando se está solteiro, em um relacionamento ruim ou em um ótimo relacionamento. É apenas algo que todo homem gosta e que não tem nada a ver com as(os) parceiras(os).

Masturbação ajuda a controlar o orgasmo

Um benefício da masturbação no desempenho sexual dos homens é a possibilidade de aprender a controlar o orgasmo. Tanto que é indicada pelos terapeutas sexuais como exercício no tratamento da ejaculação precoce. A técnica chamada de “start-stop” funciona assim: ao se masturbar, quando está quase chegando ao orgasmo, o homem interrompe o estímulo e se segura para não gozar. Depois retoma e repete várias vezes até gozar. Assim gradativamente começa a ter maior controle sobre a ejaculação.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/?hl=en

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.