O corpo do homem depois dos 30 anos:  o que muda?

30 anos... O auge da vida de um homem, quando no geral, se está em plena forma, encaminhado na carreira e no relacionamento. Também é quando o corpo começa a ficar um pouco menos eficiente. Mas com só alguns ajustes de estilo de vida pode-se lutar contra essas tendências e se preparar para uma vida saudável aos 40, 50 anos e além.

Começa a perda  de massa muscular

A partir dos 30, força e massa muscular diminuem a uma taxa de 1% ao ano. Musculação contrabalança o processo, e, além disso, pegar pesado na hipertrofia pode dar a você  os músculos que nunca teve. Mas é preciso praticar pelo menos 3 vezes por semana.

O estresse detona ainda mais a saúde

Mais preocupações com casa, trabalho, filhos, mais estresse, que causa ansiedade, fadiga, disfunções sexuais, insônia, queda de cabelo, problemas cardíacos e gástricos. Para compensar o impacto das preocupações no corpo, invista em lazer e exercício.

Melhore a dieta  e evite porcarias

O corpo já não processa tão bem as porcarias que se come. Dieta regrada, horários das refeições e tamanho das porções são chaves para ter saúde (e manter o peso). Coma frutas, legumes, verduras, cereais integrais e evite doces e alimentos industrializados.

Cuide mais da pele: surgem as rugas

Começam a aumentar as rugas e manchas de sol, a pele perde firmeza e elasticidade. Pense no futuro, para chegar aos 40, 50 anos com tudo em cima. Limpe e hidrate o rosto, comece a usar cremes e — o mais importante — não abra mão do protetor solar.

Olho no peso: fica mais fácil engordar

O metabolismo mais lento predispõe ao ganho de peso, que pode levar a crônicas como diabetes e problemas cardiovasculares. O exercício aeróbico, dentro e fora da academia — corrida, ciclismo, caminhada — queima calorias e melhora o condicionamento.