Getting your Trinity Audio player ready...
|
A próstata desempenha um papel fundamental na ejaculação e na fertilidade masculina e, também, é sujeita a vários problemas, como câncer, frequente entre os homens.
Por Wilson Weigl
Fotos: Deposit Photos
Todo homem deveria saber o que é e para que serve uma parte importantíssima de sua anatomia: a próstata.
Essa glândula do tamanho de uma noz fica entre o pênis e o reto, embaixo da bexiga, e pesa só 25 gramas. Sua principal função é produzir o líquido leitoso que compõe 30% do volume do esperma – desse composto também fazem ainda parte secreções produzidas pelas vesículas seminais (65%) e pelos testículos (5% ). O fluido contém enzinas e proteínas que nutrem os espermatozoides e colaboram em sua movimentação e na fertilização do óvulo.
LEIA TAMBÉM
- Por que temos ereção de manhã?
- 7 curiosidades sobre sexo e o corpo do homem
- Quantas vezes dá para fazer sexo em seguida?
- O que sua posição sexual preferida revela sobre você
- Sexo: para todo problema masculino há uma solução
A próstata é rica em terminações nervosas que dão prazer. Tanto que é conhecida como “ponto G” masculino. A penetração anal é natural entre gays (a próstata fica a aproximadamente 7 cm da entrada do ânus), mas as brincadeiras (com o dedo ou brinquedos sexuais) são tabu para a grande maioria dos heterossexuais. O Sua estimulação não compromete a virilidade de ninguém; ao contrário, é mais um ponto do corpo a se descobrir.
O tamanho da próstata aumenta com o avançar da idade. Esse crescimento benigno (hiperplasia) afeta mais da metade dos homens a partir dos 50 anos. O aumento comprime a uretra e provoca dificuldade ou vontade frequente de urinar e fluxo fraco do jato.
O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja comum, muitos homens não fazem os exames preventivos por medo, desconhecimento ou preconceito. Caso seja descoberto precocemente, a chance de cura desse câncer é de 95%.
Para prevenir o câncer, todo homem deve fazer 2 exames após os 50 anos ou antes, aos 40 anos, caso tenha caso de câncer de próstata na família:
- Exame de toque retal: o médico introduz o dedo lubrificado no reto e avalia o tamanho e a textura do órgão. É rápido.
- Exame de PSA: é um exame de sangue que mede o nível da proteína produzida pela próstata, o Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos podem significar câncer ou doenças benignas.
Seja o primeiro a comentar