O guia do hidratante facial com filtro solar

Os hidratantes que também agem como filtros solares são alternativas para quem não quer aplicar dois produtos ao mesmo tempo e tem receio de ficar com a cara melada.

O guia do hidratante facial com filtro solar

Por Wilson Weigl

É fato: nós, homens, gostamos de dar um bom trato no rosto, mas relutamos em adotar uma rotina de cuidados muito complexa. Detestamos rituais complicados, demorados, com um monte de cosméticos. Uma das etapas do skincare que achamos mais chatas é aquela de passar hidratante e, em seguida, protetor solar. Assim mesmo, um produto sobre o outro, como todos os dermatologistas recomendam.

Os hidratantes multifuncionais, que também agem como filtros solares, são uma opção interessante para a galera que não quer aplicar dois produtos no rosto ao mesmo tempo e tem receio de ficar com a cara melada.

“O ideal é usar hidratante e filtro solar separadamente, mas usar produto que combina as duas funções pode ser uma boa estratégia para quem busca praticidade e não vai se expor ao sol por longos períodos”, explica o dermatologista Renato Lima, da clínica Ferolla Médicos, de São Paulo. @renatolimadermato

Como a maior parte desses cosméticos tem Fator de Proteção Solar (FPS) mais baixo que 30, seu uso deve ser restrito a situações de menor exposição à radiação, seja no uso diário em casa, no trabalho ou em ambientes fechados. Ou seja, quando não vai se tomar sol diretamente no rosto por muito tempo.

LEIA TAMBÉM

O dermatologista Renato Lima alerta que o uso do protetor solar é obrigatório nos momentos em que é preciso ampla defesa da radiação — na praia, na piscina ou em corrida, caminhada ou esporte ao ar livre —, pois o sol é responsável por cerca de 80 a 90% do envelhecimento da pele. Nesse caso, pode-se optar por um filtro solar com ação hidratante, que também controle a oleosidade, ou até ativos anti-idade, como antioxidantes,

O hidratante facial também é importante para todo homem (mesmo se tiver pele oleosa), pois devolve à pele a umidade e a proteção natural eliminadas pela limpeza com água e sabonete. Não hidratar o rosto depois de lavar provoca um “efeito rebote”: a secura da pele ativa as glândulas sebáceas e a pele em pouco tempo está novamente oleosa e brilhante.

Os efeitos danosos dos raios UVA que atravessam janelas passam praticamente despercebidos. Eles são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce (manchas e rugas), duram o dia todo e penetram até as células da camada profunda da pele. Já a radiação ultravioleta B é fácil de sentir, pois causa vermelhidão e queimaduras, e é mais forte entre as 10 da manhã e as 4 da tarde.

Já a luz visível — a parte dos raios solares captada pelos olhos e que permite enxergar os objetos — é considerada tão perigosa quanto a radiação UVA e UVB: ela também atravessa vidros e pode causar envelhecimento precoce da pele, manchas, rugas e câncer de pele.

Por isso é preciso usar hidratante e filtro solar todos os dias. Nem que seja no mesmo produto.

Confira sugestões de hidratantes com Fator de Proteção Solar.

HOMEM NO ESPELHO INDICA:

Hidratante Facial Mantecorp Epidrat FPS 30

Homem No Espelho - Hidratante facial com proteção solar

Hidratante facial com efeito mate (que reduz o brilho do rosto) e FPS 30, indicado para pele oleosa. Controla a oleosidade e tem textura bem leve e toque seco. Disponível nas versões sem cor e nas cores clara e média: estas últimas oferecem uma cobertura natural com efeito uniformizador da pele. Para pesquisar o melhor preço e comprar na Amazon, clique aqui.

Hidratante Facial Neutrogena Hydro Boost Water Gel FPS 25

Homem No Espelho - Hidratante facial com FPS

Bem fresco e aquoso, o gel tem FPS 25 e leva na fórmula ácido hialurônico e glicerina, que ajudam a restabelecer os níveis de água na pele e fortalecem sua barreira natural. Para pesquisar o melhor preço e comprar na Amazon, clique aqui.

Creme Facial Nivea Antissinais Power FPS 30 

Creme Facial Nivea Antissinais Power FPS 30 

Para peles mistas e oleosas, hidrata e protege a pele do sol com FPS 30. Contém ativos como creatina  enzima Q10, que prolongam a hidratação. Para pesquisar o melhor preço e comprar na Amazon, clique aqui.

Hidratante Facial The Body Shop Skin Defence FPS 50

Homem No Espelho - Hidratante facial com proteção solar

Com proteção alta contra a radiação UVB, FPS 50, e também alta contra a UVA, contém extrato de algas e vitamina C, que auxilia na proteção contra radicais livres e no processo de envelhecimento ocasionado pelo sol e pela poluição. Para pesquisar o melhor preço e comprar na Amazon, clique aqui.

Creme Hidratante Facial Anti-idade O Boticário Malbec Club FPS 30

Homem No Espelho - Creme hidratante facial anti-idade O Boticário Malbec Club

Formulado para a pele masculina, hidrata e ajuda a combater os sinais do envelhecimento, porque também age como anti-idade. Protege da radiação solar com FPS 30; portanto deve ser usado durante o dia. Para comprar na Amazon, clique aqui.

Hidratante Facial Garnier Uniform & Matte FPS 30

Homem No Espelho - Hidratante Facial Garnier Uniform & Matte FPS 30

Contém vitamina C, antioxidante que protege a pele dos radicais livres e do envelhecimento, controla a oleosidade e o brilho. Para pesquisar o melhor preço e comprar na Amazon, clique aqui.

Loção Hidratante Cetaphil ProAC Control FPS 30

Homem No Espelho - Hidratante facial com proteção solar

Ele é desenvolvido especialmente para pele oleosa ou acneica e indicado para quem faz tratamento para acne. Protege do sol com FPS 30 e controla a oleosidade. É não comedogênico, ou seja, não entope os poros e provoca comedões (cravos). Para pesquisar o melhor preço e comprar na Amazon, clique aqui.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.