O guia completo do creme facial para homens

Homem que ainda não usa creme deve começar a usar. Ele reduz rugas e manchas, controla a oleosidade e combate a ação dos radicais livres, que causam envelhecimento precoce.

Homem No Espelho - O guia completo do creme facial para homens

Por Wilson Weigl

Fotos: Deposit Photos

O creme facial hoje faz parte da rotina de todo homem que se cuida. E se não faz parte, deveria fazer — em qualquer idade. Usar creme facial é quase obrigatório após os 30 anos, quando a pele perde vitalidade e firmeza e as rugas começam a ficar acentuadas e profundas. Cremes com ativos como ácido hialurônico e vitamina C (vou descrever mais abaixo) podem ser usados preventivamente a partir dos 20 anos: são um investimento no futuro, para chegar aos 40 ou 50 anos com pele boa.

“A genética influencia várias condições de pele, como acne e manchas, mas a pele também sofre danos diários causados por radiação solar e poluição, e os cremes ajudam a prevenir e diminuir os problemas”, explica a dermatologista Ivana Prado, da Clínica Adriana Vilarinho, de São Paulo, referência em dermatologia no Brasil.

“Creme” é um termo genérico para cosméticos faciais, pois há inúmeras opções de produtos anti-idade, antioleosidade, clareadores e renovadores da pele com textura de gel ou em forma de sérum (soro, bem líquido), encontrados em frascos de conta-gotas.

Homem-No-Espelho- O guia completo do creme facial para homens

LEIA TAMBÉM

“É importante ter expectativas realistas ao começar a usar cosméticos para o rosto. Por serem de uso contínuo e prolongado, não se deve esperar resultados visíveis da noite para o dia, logo nas primeiras aplicações”, alerta a dermatologista Ivana Prado.

Os cremes e seus benefícios

Os produtos à venda em farmácias e lojas online são formulados para uso geral. Alguns têm finalidade específica (atenuar rugas ou clarear manchas, por exemplo), enquanto outros são multifuncionais e agem em várias frentes.

Antes de comprar, avalie se a ação do produto se enquadra em sua necessidade. 

  • Hidratação, nutrição e reparação da pele, diminuição de sinais de cansaço e melhora da aparência.  
  • Diminuição das rugas, causadas por envelhecimento, perda de firmeza da pele e radiação solar. 
  • Clareamento das manchas causadas pela pigmentação da pele (provocada principalmente pelo sol).
  • Controle do brilho e oleosidade da pele, pela diminuição da atividade das glândulas sebáceas.
  • Combate aos radicais livres, moléculas nocivas que oxidam as células e aceleram o envelhecimento.

Homem No Espelho - O guia completo do creme facial para homens

Os principais ativos dos cremes e séruns

Estas são alguns dos principais ativos dos cosméticos faciais. Porém existem tantos outros que podem estar combinados nos produtos que seria quase impossível listá-los. Todos os ingredientes do cosmético estão descritos na embalagem.

  • Ácido hialurônico: tem ação hidratante e preenchedora de rugas e estimula a produção de colágeno, proteína que dá firmeza e elasticidade à pele. 
  • Vitamina C: antioxidante, repara danos causados pelos radicais livres (moléculas que oxidam as células e causam envelhecimento precoce) e clareia manchas.
  • Niacinamida: a vitamina B3 clareia manchas (de idade, sol ou acne) e olheiras, hidrata a pele, diminui a oleosidade e combate os radicais livres.
  • Vitamina E: importante antioxidante, combate a ação dos radicais livres e previne o envelhecimento precoce e a formação de rugas.
  • Ácido glicólico: tem ação rejuvenescedora por remover células mortas, uniformizar a pele e melhorar sua textura e aparência.
  • Ácido retinóico (retinol): derivado da vitamina A, estimula a renovação celular e a produção de colágeno, previne rugas e diminui a oleosidade. 
  • Ácido salicílico: é indicado para quem tem tem acne por sua ação anti-inflamatória. Controla a produção de sebo e desobstrui os poros.

Para saber mais sobre a ação de cada um desses ativos, leia o post aqui.

Outros ingredientes que também podem estar presentes nos cremes: AHA’s (alfahidroxiácidos), coenzima Q10, polifenóis (como resveratrol da uva), ácido ferúlico, peptídeos, alfa-arbutin, oligominerais (como silício, selênio e zinco), glicerina e extratos de algas e plantas (como aloe vera, chá verde e ginko biloba), para citar alguns. 

Confira no rótulo se o creme, gel ou sérum é hipoalergênico (não causa reações alérgicas em peles sensíveis) e não-comedogênico (não obstrui os poros, provocando cravos e espinhas).

Homem-No-Espelho- O guia completo do creme facial para homens

 Creme diurno e noturno: qual a diferença?

As necessidades da pele são diferentes segundo o horário. No período diurno deve-se usar produtos que proporcionem hidratação, ação antioxidante e proteção solar. À noite, a pele pede produtos com ação regeneradora e antioxidante: durante o sono ocorre um processo de renovação celular que repara os danos causados durante o dia por fatores externos como sol e poluição.

Atenção ao rótulo antes de comprar, porque alguns cremes são formulados apenas para uso diurno (com proteção solar FPS, por exemplo), outros só para uso noturno e outros são indicados para aplicar de dia e à noite. Para saber mais sobre essa diferença, leia o post clicando aqui.

Como usar o creme facial

O creme ou sérum deve ser aplicado no rosto previamente limpo com sabonete, de manhã e à noite. A limpeza potencializa a ação dos cremes ou séruns aplicados depois. Em vez do sabonete, pode-se usar esfoliante (que elimina sujeira, oleosidade e células mortas da superfície da pele), mas só uma ou duas vezes por semana. Se você não conhece a rotina básica de cuidados masculinos da pele do rosto, clique aqui para ler o post.

HOMEM NO ESPELHO RECOMENDA:

Confira uma seleção de cremes hidratantes e anti-idade ideais para a pele masculina. A maioria deles é unissex e podem ser usados por homens sem problema.

Gel facial ultra leve Eucerin Hyaluron-Filler

Gel Facial Ultra Leve Eucerin Hyaluron-Filler

O gel refrescante para uso diurno hidrata a pele, combate rugas de expressão e perda de volume. Contém ácido hialurônico, que auxilia no preenchimento das rugas desde as camadas profundas da pele. Para comprar na Amazon, clique aqui.

Creme facial antissinais Nivea Noite Q10 Power

Creme Facial Antissinais Nivea Noite Q10 Power

Para uso à noite, com creatina e coenzima Q10, o creme Nivea com bom custo-benefício reduz rugas e linhas de expressão e proporciona hidratação intensiva da pele. Para comprar na Amazon, clique aqui.

Creme Hidratante Facial Anti-idade O Boticário Malbec Club FPS 30

Homem No Espelho - Creme hidratante facial anti-idade O Boticário Malbec Club

Formulado para a pele masculina, hidrata e ajuda a combater os sinais do envelhecimento, porque também age como anti-idade. Protege da radiação solar com FPS 30; portanto deve ser usado durante o dia. Para comprar na Amazon, clique aqui.

Mousse de vitamina C Ada Tina C Pure C 40 Ultra

Homem No Espelho - Ada Tina Vitamina C Pure C 40 Ultra

Com textura de mousse, tem alta concentração de vitamina C (40%). Para todos os tipos de pele, até oleosas, clareia a pele, reduz manchas solares e de acne e diminui rugas. Também combate a flacidez por estimular a produção de colágeno, que dá firmeza à pele. Para comprar na Amazon, clique aqui.

Sérum facial antirrugas L’Oréal Paris Revitalift Retinol

Sérum facial antirrugas L'Oréal Paris Revitalift Retinol

Para ser usado apenas à noite, com a pele limpa, o sérum anti-idade com retinol melhora a textura da pele, uniformiza o tom e atenua rugas e linhas de expressão. Para comprar na Amazon, clique aqui.

Hidratante facial Neutrogena Hydro Boost Water Gel

Homem No Espelho - Ingredientes e princípios ativos dos cosméticos - ácido hialurônico NEUTROGENA

Com ácido hialurônico, oferece hidratação intensa e controle da oleosidade do rosto. Tem textura leve, de gel, e pode ser usado em todos os tipos de pele, inclusive oleosas. Para comprar na Amazon, clique aqui.

Loção hidratante facial CeraVe

Homem No Espelho - CeraVe

Hidrata e ajuda a restaurar a barreira protetora da pele do rosto, com fórmula leve e não oleosa. Contém ceramidas essenciais, super-hidratantes, e ácido hialurônico, que hidrata profundamente. Indicado para pele normal ou seca. Para comprar na Amazon, clique aqui.

Sérum clareador anti-idade Ada Tina Pure C 20 

Homem No Espelho - Ada Tina Pure C 20 Sérum Clareador Anti-Idade 

Com 20% de vitamina C e ácido hialurônico, é um sérum clareador anti-idade, formulado para diminuição de manchas solares, de idade e de acne, redução de rugas profundas e aumento da firmeza da pele. Pode ser usado em volta dos olhos para reduzir bolsas e olheiras. Para comprar na Amazon, clique aqui.

Gel The Body Shop Vitamin C Glow Boosting Moisturiser

Homem No Espelho - Cosméticos com vitamina C

Com textura de gel superleve, o hidratante tem ação antioxidante, combate os radicais livres, estimula a produção de colágeno e ainda dá um toque de luminosidade na pele. Contém vitamina C obtida do camu-camu da Floresta Amazônica, aloe vera (calmante da pele), óleo de gergelim e glicerina. Para comprar na Amazon, clique aqui.

Sérum Nivea Cellular Hialurônico

Homem No Espelho - Sérum Cellular Hialurônico Nivea

Com ácido hialurônico e um complexo à base de glicerina, oferece hidratação profunda e restaura a proteção natural da pele, prevenindo os sinais de envelhecimento. Para comprar na Amazon, clique aqui.

Mousse de vitamina C Ada Tina Mousse Pure C 20 Hyal

Homem No Espelho - Ada Tina Mousse Pure C 20 Hyal

Com 20% de vitamina C e ácido hialurônico, tem ação clareadora de manchas, rejuvenescedora e anti-idade. Indicado para redução de rugas, linhas de expressão, manchas de sol e de acne e flacidez facial. Para comprar na Amazon, clique aqui.

Sérum de ácido glicólico O Boticário Botik

Homem No Espelho - Ingredientes e princípios ativos dos cosméticos - ácido glicólico O Boticário Botik

É um renovador celular que remove as células mortas da primeira camada da pele para uma esfoliação química com efeito peeling. Também controla a oleosidade, reduz rugas e poros dilatados. Além de ácido glicólico, contém ácido salicílico e niacinamida. Para comprar na Amazon, clique aqui.

SIGA O HOMEM NO ESPELHO NO INSTAGRAM

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.