Saiba para que servem os ingredientes dos cosméticos para o rosto

Getting your Trinity Audio player ready...

Entre tantas opções de produtos para o rosto, complicado saber para quê serve cada princípio ativo. Conheça como age cada um dos principais ingredientes dos cosméticos para a pele.

Homem No Espelho - Ingredientes e princípios ativos dos cosméticos

Por Wilson Weigl

Fotos: Deposit Photos

Todo homem sabe como é importante escolher bons produtos para cuidar da pele do rosto. Mas como escolher entre tantas opções? Mais difícil ainda, como saber para quê serve cada ingrediente? São tantos que é natural ficar perdido se a gente não sabe como cada um age na pele: ácido hialurônico, vitamina C, niacinamida, retinol, vitamina E, ácido glicólico etc. Será que basta ler o rótulo?

Homem No Espelho - Ingredientes e princípios ativos dos cosméticos

Cada princípio ativo dos cosméticos tem uma função na pele: pode ser hidratação, redução e prevenção de rugas, clareamento de manchas, renovação celular ou combate ao envelhecimento causado pelos radicais livres (moléculas nocivas que oxidam as células em nível profundo).

Vale lembrar que muitos dos melhores cosméticos são multifuncionais, por conter ativos que atuam em várias frentes ao mesmo tempo. Por exemplo, reduzindo rugas e clareando manchas ou hidratando e melhorando a firmeza da pele.

E também não se pode esquecer que a qualidade do cosmético e a concentração do princípio ativo refletem diretamente no preço, que em geral são salgados. Mas quase sempre o investimento vale a pena.

LEIA TAMBÉM

Homem No Espelho - Ingredientes e princípios ativos dos cosméticos

Confira abaixo como é a ação de cada um dos principais ativos encontrados nos cosméticos, explicada pelo farmacêutico Maurizio Pupo, consultor em cosmetologia e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da marca Ada Tina.

E ao final do post, confira sugestões de produtos da melhor qualidade, com links para comprar.

Vitamina C

Homem No Espelho - Ingredientes e princípios ativos dos cosméticos - vitamina C

A vitamina C, o ácido ascórbico, é considerada um dos ativos mais poderosos para o cuidado da pele. Multifuncional, age em várias frentes: clareia manchas, diminui rugas e olheiras, melhora a firmeza da pele e ainda combate a oxidação que destrói as células em nível profundo. Nos cosméticos, ela é sintética, mas em forma natural é encontrada principalmente nas frutas cítricas (laranja, limão, acerola, lima, tangerina, grapefruit). Mas uma dieta rica em vitamina C não proporciona à pele os mesmos benefícios dos cremes e séruns. “A substância presente nos alimentos é absorvida pelo organismo, mas não se deposita na pele, como fazem os cremes”, explica Maurizio Pupo. Saiba mais sobre a vitamina C clicando aqui.

Ácido hialurônico

Homem No Espelho - Ingredientes e princípios ativos dos cosméticos - ácido hialurônico

O ácido hialurônico é um dos ativos mais presentes e populares nos cosméticos. Entre seus benefícios estão a hidratação, a redução de rugas e linhas finas e a melhora da firmeza da pele. “O ácido penetra nos espaços entre as células da pele com ação preenchedora das rugas”, diz Maurizio Pupo. Substância composta por moléculas de açúcar, é naturalmente produzido pelo corpo e atua no processo de sustentação e hidratação da pele. Só que sua produção natural vai diminuindo com a idade e essa queda é uma das causas do surgimento de rugas e da perda de volume do rosto. Conheça melhor o ácido hialurônico clicando aqui.

Niacinamida

Homem No Espelho - Ingredientes e princípios ativos dos cosméticos - niacinamida

Conhecida também como vitamina B3, é um ativo em alta como tendência em cuidado de pele, por hidratar a pele, diminuir manchas e poros dilatados, combater a oxidação das células e prevenir o envelhecimento. Um de seus principais benefícios é o clareamento de todos os tipos de manchas de pele: de idade, sol e acne, sardas e olheiras. Também tem ação hidratante, protegendo a barreira cutânea (leia aqui para saber o que é a barreira cutânea), ação antioxidante em nível profundo e ação antioleosidade, reduzindo a produção de sebo do rosto.

Retinol

Homem No Espelho - Ingredientes e princípios ativos dos cosméticos - RETINOL

Derivado da vitamina A, dentro da pele o retinol se transforma em ácido retinóico, que acelera a renovação celular, uniformizando a pele e diminuindo rugas e linhas de expressão.  Também controla a oleosidade, por desobstruir os poros. “O retinol deve ser usado apenas à noite, pois reage fortemente com o sol, podendo provocar manchas se usado durante o dia”, alerta Maurizio Pupo, da Ada Tina. 

Vitamina E

Homem No Espelho - Ingredientes e princípios ativos dos cosméticos - vitamina E

É um potente antioxidante que combate o envelhecimento ao prevenir danos causados pelos radicais livres, que oxidam as células. Bastante encontrada em filtros solares, potencializa sua ação, aumentando a proteção contra a radiação solar nociva que causa rugas, manchas, envelhecimento precoce e câncer de pele. Por ter ação anti-inflamatória, colabora no processo de cicatrização e suaviza a vermelhidão e a irritação da pele sensível.

Peptídeos

Homem No Espelho - Ingredientes e princípios ativos dos cosméticos - peptídeos

São moléculas de aminoácidos (lisina, valina, glicina, arginina, alanina etc), que por sua vez são constituídos de proteínas, que estão ligados em sequência. Sua principal ação é estimular a produção de colágeno e elastina (proteínas que dão firmeza e sustentação à pele), atuando como anti-idade. Dependendo de quais aminoácidos fazem parte dos peptídeos contidos no creme ou sérum, o produto pode ter efeito clareador e uniformizador da pele, reduzir a oleosidade e reparar a barreira cutânea, por exemplo.

Ácido glicólico

Homem No Espelho - Ingredientes e princípios ativos dos cosméticos - ácido glicólico

Tem ação esfoliante, dissolvendo as células mortas da superfície da pele, o que proporciona a formação de novas células jovens, favorecendo o rejuvenescimento. Deixa a pela mais fina e renovada e, por facilitar a penetração de ativos na pele, também é usado em combinação com outros cremes e séruns. Presente em sabonetes faciais, tônicos de limpeza, cremes e séruns, o ácido nos consultórios dermatológicos é usado em peelings, em concentrações mais altas.

HOMEM NO ESPELHO INDICA:

Mousse de vitamina C Ada Tina C Pure C 40 Ultra

Homem No Espelho - Ada Tina Vitamina C Pure C 40 Ultra

Com textura de mousse, tem alta concentração de vitamina C (40%). Indicada para todos os tipos de pele, até oleosas, clareia a pele, reduz melasmas, manchas solares e de acne, diminui sinais de envelhecimento como rugas profundas e ao redor dos olhos. Também combate a flacidez por estimular a produção de colágeno, que dá firmeza à pele. Para comprar na Amazon, clique aqui.

Sérum facial antirrugas L’Oréal Paris Revitalift Retinol

Sérum facial antirrugas L'Oréal Paris Revitalift Retinol

Para ser usado apenas à noite, com a pele limpa, o sérum anti-idade com retinol melhora a textura da pele, uniformiza o tom e atenua rugas e linhas de expressão. Para comprar na Amazon, clique aqui.

Ada Tina Pure C 20 Sérum Clareador Anti-Idade 

Homem No Espelho - Ada Tina Pure C 20 Sérum Clareador Anti-Idade 

Com 20% de vitamina C concentrada, é um sérum clareador anti-idade, formulado para o tratamento e clareamento de melasmas, manchas solares e de acne. Também reduz rugas profundas e aumenta a firmeza e a elasticidade da pele. Pode ser usado em volta dos olhos para reduzir bolsas e olheiras. Contém também ácido hialurônico, que hidrata a pele e preenche rugas. Basta usar 5 gotas para o rosto todo. Para comprar na Amazon, clique aqui.

The Body Shop Vitamin C Glow Boosting Moisturiser

Homem No Espelho - Cosméticos com vitamina C

Com textura de gel superleve, o hidratante tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres e estimulando a produção de colágeno. E ainda dá um toque de luminosidade na pele. Com vitamina C obtida do camu-camu da Floresta Amazônica, contém também aloe vera (calmante da pele), óleo de gergelim e glicerina. (50 ml) Para comprar na Amazon, clique aqui.

Mousse de vitamina C Ada Tina Mousse Pure C 20 Hyal

Homem No Espelho - Ada Tina Mousse Pure C 20 Hyal

Com 20% de vitamina C e ácido hialurônico de baixo peso molecular, tem ação clareadora de manchas, rejuvenescedora e anti-idade. Clareia e rejuvenesce a pele com textura não oleosa. Indicado para redução de rugas, linhas de expressão, manchas de sol e acne e flacidez facial. Para comprar na Amazon, clique aqui.

Hidratante facial de ácido hialurônico Neutrogena Hydro Boost Water Gel

Homem No Espelho - Ingredientes e princípios ativos dos cosméticos - ácido hialurônico NEUTROGENA

Com ácido hialurônico, oferece hidratação intensa e prolongada e controle da oleosidade do rosto. Tem textura leve, de gel, e pode ser usado por todos os tipos de pele, inclusive oleosas. Para comprar na Amazon, clique aqui.

Sérum de ácido hialurônico Neutrogena Hydro Boost

Homem No Espelho - Sérum hidratante Neutrogena Hydro Boost

Com ácido hialurônico e glicerina, combate o ressecamento, hidrata e protege a barreira da pele contra a perda de água, durante todo o dia. Fórmula com toque ultra leve e de rápida absorção, não deixa a pele oleosa. Para comprar na Amazon, clique aqui.

Sérum de ácido hialurônico Avène Hyaluron Active B3

Homem-No-Espelho- Sérum de ácido hialurônico Avène Hyaluron Active B3

O sérum hidratante contém ácido hialurônico, que tem ação preenchedora de rugas e firmadora da pele, e niacinamida (vitamina B3) que além de hidratar tem ação anti-envelhecimento e neutralizadora dos radicais livres, que oxidam as células. Para comprar na Amazon, clique aqui.

Sérum de ácido glicólico O Boticário Botik

Homem No Espelho - Ingredientes e princípios ativos dos cosméticos - ácido glicólico O Boticário Botik

É um renovador celular que remove as células mortas da primeira camada da pele para uma esfoliação química com efeito peeling. Também controla a oleosidade, reduz rugas e poros dilatados. Além de ácido glicólico, contém ácido salicílico e niacinamida. Para comprar na Amazon, clique aqui.

Sérum com peptídeos Cetaphil Healthy Renew

Homem No Espelho - Ingredientes e princípios ativos dos cosméticos - peptídeos Cetaphil

Sérum anti-idade, proporciona a redução do número e profundidade de rugas e linhas finas, hidratação imediata, brilho saudável, maciez, elasticidade e firmeza para todos os tipos de pele. Para comprar na Amazon, clique aqui.

Protetor solar com vitamina E Ada Tina Biosole E+ Ultra Vitamin FPS 90

Homem No Espelho - Ingredientes e princípios ativos dos cosméticos - vitamina E Ada Tina

Com alta proteção FPS 90 e FP-UVA 33,5, tem toque seco e não oleoso, com textura invisível que não deixa a pele esbranquiçada e protege muito mais contra manchas provocadas pelo sol. Tem ação antioxidante e antienvelhecimento pela vitamina E e protege o DNA celular. Para comprar na Amazon, clique aqui.

 
Homem No Espelho - Instagram

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.