Creme diurno e noturno: por que eles são diferentes?

Getting your Trinity Audio player ready...

Muitos homens ainda ficam confusos sobre qual tipo de creme usar e em que horário. Entenda as diferenças entre os cremes para o dia e para a noite.

Homem No Espelho - Creme diurno e noturno

Por Wilson Weigl

Fotos: Deposit Photos

Para que serve o creme de dia e o creme de noite? Quais suas diferenças? Muitos homens querem começar a investir em produtos para pele mas ficam confusos sobre qual tipo de creme usar e em quais horários.

Tem que usar os dois? A resposta é sim! Porque as necessidades da pele são diferentes ao longo das 24 horas. O período diurno é ideal para hidratação, controle da oleosidade e do brilho, ação antioxidante e proteção solar. À noite, em repouso, o organismo está apto ao reparo à regeneração e ao reparo da pele que foi agredida por sol e poluição ao longo dia: é o momento em que agem ainda mais os ingredientes anti-idade, antioxidação, clareadores e antienvelhecimento.

“Creme” é um termo genérico para cosméticos faciais, pois há inúmeras opções de produtos com textura de gel ou em forma de sérum (soro), bem líquidos, encontrados em frascos de conta-gotas (para saber mais sobre os séruns, leia o post aqui).

Homem No Espelho - Creme diurno e noturno

Atenção ao rótulo antes de comprar, porque alguns cremes são formulados apenas para uso diurno — alguns até oferecem proteção solar —, outros só para uso noturno e outros são indicados para aplicar tanto de dia quanto à noite.

LEIA TAMBÉM

Homem No Espelho - Creme diurno e noturno

Para que serve o creme diurno

As principais funções do creme para uso durante o dia são hidratar a pele, controlar a oleosidade, prevenir e combater rugas ou acne e agir como uma barreira protetora contra as agressões externas. De dia, é fundamental defender a pele do sol (a principal causa de manchas, rugas, envelhecimento precoce e câncer) e alguns produtos diurnos oferecem proteção solar, mas nem todos: é preciso conferir essa ação no rótulo ou, então, passar filtro solar por cima do hidratante.

Além da hidratação, o creme diurno também pode ter outras ações: anti-idade, clareamento de manchas, preenchimento de rugas e combate aos radicais livres, moléculas nocivas que oxidam as células e aceleram o envelhecimento.

Homem No Espelho - Creme diurno e noturno

Para que serve o creme noturno

À noite, a pele pede produtos com ação regeneradora: durante o sono ocorre um processo de renovação celular que repara os danos causados durante o dia por sol, estresse e poluição. A pele também absorve melhor os ativos dos cremes que têm ação antioxidante, anti-idade, antiacne, clareadora e antienvelhecimento. Alguns desses ativos são as vitaminas C e E, os ácidos hialurônico, glicólico, retinóico e salicílico, a niacinamida e outros, cada qual com sua função na pele (para saber para que serve cada um dos ingredientes dos cosméticos, leia o post aqui).

O creme noturno não precisa oferecer proteção solar, que é desnecessária à noite.

Como saber tudo isso na hora de comprar um creme ou sérum? Leia o rótulo com atenção. Cheque se ele é indicado só para uso diurno ou noturno ou pode ser usado de dia e à noite, se oferece ação anti-idade, antioxidante, clareadora e, no caso do diurno, se protege da radiação solar.

É importante também ter expectativas realistas ao começar a usar cosméticos para o rosto. Por serem de uso contínuo e prolongado, não se deve esperar resultados visíveis da noite para o dia, logo nas primeiras aplicações. Creme é para a vida toda.

SIGA O HOMEM NO ESPELHO NO INSTAGRAM

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.