Quanto tempo os homens devem “durar” na cama?

Getting your Trinity Audio player ready...

Praticamente todo homem quer ser um ótimo amante, mas muitos têm apreensão sobre o tempo que conseguem controlar a ejaculação. Existe parâmetro sobre duração do sexo?

Homem No Espelho - Quanto tempo os homens "devem" durar na cama?

Por Wilson Weigl

Fotos: Deposit Photos

Para muitos de nós, homens, o momento em que descobrimos o sexo pela primeira vez é o momento em que começamos a nos preocupar com ele. Com a propaganda sobre a façanha de transar “a noite toda” e a chacota sobre “gozar rápido demais”, é natural ter alguma apreensão sobre o tempo que conseguimos controlar e segurar a ejaculação. Será que gozo muito rápido?

Todo cara gostaria de ser capaz de controlar 100% a ejaculação, mas nem sempre é possível. Só que alguns colocam na cabeça que resistência é requisito para ser bom de cama e algo para se orgulhar.

Homem No Espelho - Quanto tempo os homens "devem" durar na cama?

Não se sentir um super-homem na cama e não conseguir segurar a ejaculação pode abalar a autoconfiança de muitos, já que os padrões sociais colocam nos ombros dos homens a responsabilidade pela duração do ato sexual. Entre os heterossexuais, ainda sobrevive a falsa noção de que o homem é responsável por levar a mulher ao orgasmo, e um dos maiores medos masculinos é não satisfazer a parceira. Entre gays, o papel definido do “macho“ ativo implica em conduzir o sexo, ter ereções de ferro e satisfazer o passivo. 

Esse é apenas um dos estereótipos sobre sexo aos quais somos submetidos desde meninos. Embora com menos força, ainda persistem as crenças de que homem deve tomar a iniciativa no sexo, ser o “caçador”, ter vida sexual movimentada e um desempenho incrível na cama, condições indispensáveis para validar sua masculinidade. À medida que as gerações avançam, o peso desses dogmas tende a diminuir, mas hoje ainda estão até certo ponto presentes.

Amante nota 10

Praticamente todo homem quer ser um ótimo amante, não apenas para dar prazer a(o) parceira(a), mas também para alimentar seu ego e sua autoestima. E na ânsia de sermos “fodásticos” na cama, buscamos de alguma forma ter uma “medida” de nosso desempenho e, também, informações sobre como se tornar ser um atleta sexual.

Homem No Espelho - Quanto tempo os homens "devem" durar na cama?

A pornografia ou as aventuras sexuais alheias podem ter moldado nossa mentalidade de tal forma que nos sentimos inferiores por não conseguir desempenhos espetaculares. Muitos de nós caímos no equívoco de tomar como referência o desempenho dos atores — sim, são atores — em frente à câmera. Um vídeo de sexo de 20 ou 30 minutos pode ter sido filmado em dias diferentes, com o mesmo cenário e iluminação.

Como a maioria dos homens não se abre sobre suas dúvidas e inseguranças sexuais, podemos tomar como referência até mesmo papos de boteco e as descrições das façanhas sexuais de outros homens. Muitos sentem necessidade de autovalidação sexual pelos outros e, para provar sua virilidade, gostam de alardear suas proezas para os amigos. Mas só as proezas, nunca os fracassos.

Basear-se em modelos alheios pode abalar a autoestima até de homens que têm bom desempenho sexual.

LEIA TAMBÉM

O tempo que você dura é bom para você?

Homem No Espelho - Quanto tempo os homens "devem" durar na cama?

É importante não ficar obcecado em “segurar” o gozo, a não ser que se sinta que  isso seja realmente um problema. Realmente importam o prazer e a satisfação, tanto para quem está num relacionamento duradouro quanto para quem não tem um(a) parceira(o) fixa(o) ou pratica sexo casual. Há quem goste de maratonar e há quem prefira um “jogo rápido” (leia aqui sobre os benefícios da rapidinha). 

Existem centenas de estudos sobre o tempo “médio” do sexo, mas “médio” não é “certo”, nem “ideal”. É aí onde a ciência falha, porque não há consenso nem entre a comunidade científica. Uma pesquisa de 2023 revelou que homens sem problemas de ejaculação (precoce ou retardada) gozam em média 11 minutos depois da penetração. Mas revelou também que a maioria ejacula em torno de 5 minutos.

O máximo que conseguiu afirmar uma pesquisa com 50 terapeutas sexuais do mundo todo é que penetração com duração inferior a 3 minutos justifica “preocupação clínica” (ou seja, risco de ejaculação precoce”); de 3 a 13 minutos vai de “adequada” a “desejável”; e entre 10 e 30 minutos pode ser considerada “longa”.

Quando não dá para segurar

Homem No Espelho - Quanto tempo os homens "devem" durar na cama?

Ao longo das experiências sexuais o homem vai aprendendo como gozar e quando está próximo de chegar lá. Mas é normal, e acontece com todo mundo, não conseguir segurar a ejaculação de vez em quando. Por exemplo, quando se está com muito tesão, nervoso ou estressado ou há bastante tempo tempo sem transar.

Não é possível retardar a ejaculação ou parar de ejacular quando se atinge o “ponto de não retorno”, um reflexo involuntário do sistema nervoso. O tempo para chegar a esse limite varia de homem para homem e também com o nível de excitação na hora da transa.

Goza rápido demais? Mesmo?

Homem No Espelho - Quanto tempo os homens "devem" durar na cama?

Não consegue controlar a ejaculação? Sempre? Tem certeza? O real problema de ejaculação precoce é inconfundível, quando se goza rapidamente após a penetração ou até mesmo antes dela. Mas a disfunção só se caracteriza se é persistente não pode ser esporádico. No Brasil, cerca de 30% dos homens têm ejaculação precoce, segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), e geralmente está associada a fatores psicológicos e emocionais.

Não conseguir controlar a ejaculação é comum na adolescência, quando o sexo é acompanhado de ansiedade, por causa da inexperiência. Com o tempo se adquire segurança e o problema deve desaparecer normalmente. Se não some, é sinal de ejaculação precoce.

Há também a ejaculação precoce “situacional”, quando o homem não consegue controlar a ejaculação em circunstâncias que causam nervosismo ou ansiedade, como sexo no carro, em lugar público, num quarto onde outras pessoas podem ouvir etc.

Se você percebe que ejacula rápido demais, toda vez que faz sexo ou mesmo quando se masturba, procure um urologista. O problema pode ser tratado com ótimos resultados, com medicação e terapia psicológica. Basta tomar a iniciativa de procurar um médico.

Como você viu, não há padrão ou regra para “durar” na cama. Se você desfruta o sexo na sua medida, é só relaxar e gozar!

SIGA O HOMEM NO ESPELHO NO INSTAGRAM

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.