Sabe o que é a barreira de proteção da sua pele?

A barreira cutânea é uma camada de proteção natural que defende a pele como um muro das irritações e alergias, do sol e do envelhecimento. É preciso cuidar para deixá-la forte e saudável.

Homem No Espelho - barreira cutânea

Por Wilson Weigl

Fotos: Deposit Photos

Pense na sua pele como um muralha. Feita para manter seu corpo protegido de invasores – bactérias e fungos – e de outros agressores, como poluentes e radiação solar. Isso é a barreira cutânea (também chamada de manto lipídico): algo como um muro mesmo, onde células de pele são os tijolos e gorduras (chamadas ceramidas) são a argamassa onde se assentam os tijolos.

A barreira cutânea cumpre também as funções de reter a umidade natural da pele – para evitar ressecamento, irritação e descamação – e protegê-la de atritos, machucados, variações de temperatura, vento e poluição.

Homem No Espelho - Ácido hialurônico

Só que essa muralha pode sofrer ataques e ser danificada, principalmente por maus hábitos, como falta de hidratação, banhos com água muito quente, exposição ao sol sem proteção ou uso de sabonetes e cosméticos de limpeza agressivos.

Sinais de que a barreira cutânea não anda lá essas coisas são pele seca ou sensível, vermelhidão, coceira, descamação e sensação de ardência.

LEIA TAMBÉM

É preciso, portanto, cuidar da pele para preservar essa muralha forte e saudável. Então, vamos ver o que se pode fazer para ter uma barreira cutânea realmente impenetrável.

Use apenas sabonete facial

A regra é lavar o rosto apenas com sabonete específico para uso facial, em gel ou barra, à sua escolha. O sabonete corporal geralmente tem substâncias detergentes que causam ressecamento e pH (nível de acidez) incompatível com a pele do rosto. Pior ainda se for sabonete antibacteriano, que elimina tanto as bactérias nocivas como também as boas, responsáveis pelo equilíbrio da pele.

Homem No Espelho - barreira cutânea

Evite água muito quente

A água muito quente se soma ao sabonete para retirar o manto lipídico, barreira hidratante de gordura e água que retém a umidade e protege a pele, abrindo caminho para micoses e eczemas –, deixando-a ressecada e desprotegida. Então, mesmo que se seja adepto dos banhos superquentes (em lugares onde faz frio no inverno), evite lavar o rosto com água muito quente. Diminua a temperatura pelo menos na hora de limpar o rosto (com sabonete específico para uso facial, é claro).

Evite limpeza agressiva

A esfoliação é essencial para manter a pele do rosto lisa e renovada, pois desobstrui os poros e retira células mortas superficiais, acelerando a produção de novas células saudáveis (leia aqui o post sobre os benefícios da esfoliação). Mas é preciso evitar esfoliar em excesso – mais de uma ou duas vezes por semana – porque o esfoliante faz abrasão na pele, ainda que leve. Também deve-se evitar usar no rosto esponjas que não sejam apropriadas para uso facial.

Passe hidratante

Depois de lavar o rosto, pela manhã e à noite, aplique hidratante, em gel, sérum ou creme, que repõe a umidade da pele e ajuda a controlar a oleosidade e o brilho. A hidratação pós-limpeza é importante para todos os homens — mesmo para quem tem pele muito oleosa. A pele do corpo também merece ser bem hidratada (pelo menos quando se tem a sensação de que ela está seca e repuxada) com um produto específico para uso corporal.

Homem No Espelho - barreira cutânea

Use protetor solar diariamente

É preciso usar filtro solar no rosto todos os dias, o ano todo. Os dois tipos de raios ultravioleta (UVA e UVB) desidratam a pele e levam à perda de retenção de umidade e aumento da espessura da pele. A radiação UVB causa queimaduras solares e câncer de pele, mas a radiação UVA é ainda pior. Ela está presente o dia todo, mesmo com chuva, o ano todo, atravessa nuvens e vidros e penetra profundamente na pele, onde danifica as fibras de colágeno (que dão firmeza à pele), acelerando o envelhecimento.

Aposte nos bons cremes

Cremes e séruns anti-idade com ativos que trabalham como soldados guardando a fortaleza que é a sua pele. Antioxidantes como vitaminas C e E combatem os danos dos raios UV e da poluição; o ácido hialurônico, conhecido por sua capacidade de atrair até 1.000 vezes seu próprio peso em água, hidrata e fortalece a camada lipídica da pele; as ceramidas, espécie de gorduras que são naturalmente o”cimento” da barreira cutânea, ajudam a reforçar esse muro protetor; a niacinamida diminui manchas e ajuda a aumentar a produção de colágeno, que dá firmeza e sustentação à pele.

Homem No Espelho - barreira cutânea

HOMEM NO ESPELHO INDICA:

Para o rosto

Loção hidratante facial CeraVe

Homem No Espelho - CeraVe

Hidrata e ajuda a restaurar a barreira protetora da pele do rosto, com fórmula leve e não oleosa. Contém ceramidas essenciais, que formam uma barreira na pele, ácido hialurônico, que hidrata profundamente. Indicado para pele normal a seca. Para comprar, clique aqui.

Gel de limpeza profunda Ada Tina Depore Concentrate

Homem No Espelho - Depore Ada Tina

É um gel de limpeza para peles oleosas e acneicas que limpa e purifica a pele sem ressecar, com pH fisiológico e fórmula livre de sabão e rica em ácido sebácico e zinco. Remove o excesso de oleosidade, contribuindo para o controle do brilho e dos poros dilatados e auxiliando no tratamento da acne e cravos. Para comprar, clique aqui.

Gel hidratante facial Neutrogena Hydro Boost Water Gel FPS 25

Bem fresco e aquoso, o gel tem ácido hialurônico e glicerina, que ajudam a restabelecer os níveis de água na pele e fortalecem sua barreira natural. Também protege dos raios solares com FPS 25 (por isso é ideal para usar apenas de dia). Para e comprar, clique aqui

Gel renovador facial Profuse Puriance Ultimate

Homem No Espelho - Profuse Puriance Ultimate

Esse gel hidratante é indicado para quem pele bem oleosa ou acne, porque além de hidratar tem ação antisséptica, que previne cravos e espinhas. Também ajuda a reduzir o tamanho dos poros, grande problema masculino. Não deixa sensação de cara melada e tem efeito mate, que tira o brilho do rosto. Para comprar, clique aqui.

Sérum anti-idade Profuse Densifiant Fondant

É um hidratante anti-idade que não deixa o rosto melado porque tem textura bem líquida (“sérum” significa “soro”). Sua fórmula concentrada ajuda na recuperação da firmeza e da sustentação da pele, combate os sinais de envelhecimento e reduz a aparência das rugas. Para comprar, clique aqui.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.