Falta de disciplina no cuidado da pele é uma falha masculina

Getting your Trinity Audio player ready...

A inconsistência no trato diário do rosto acontece não só por preguiça ou falta de tempo, mas também por desânimo por não notar resultados imediatos.

Homem No Espelho - cuidado da pele masculina

Por Wilson Weigl

Fotos: Deposit Photos

Falta de disciplina no cuidado da pele é a falha mais comum dos homens. Mesmo daqueles conscientes da importância de se cuidar.

É aquela história de ter preguiça de passar protetor solar todo dia e só usar de vez em quando. Ou de lavar o rosto e não hidratar em seguida porque está com pressa. Ou ainda deixar de passar creme à noite porque tem sono (essa desculpa até é perdoável, mas não deve virar regra).

Inserir no dia-a-dia uma rotina de cuidado do rosto exige a mesma disciplina de adotar uma dieta saudável ou praticar exercício físico regularmente. Da mesma forma que não adianta comer bem só de tempos em tempos ou ficar faltando na academia, cuidar de si mesmo pede empenho e motivação. Mas da mesma forma que a alimentação equilibrada e o treino, o cuidado pessoal não apenas faz o homem parecer melhor, mas também se sentir melhor.

Verdade que o trato da pele exige dedicação e consistência  — o que não significa ter que passar um tempão na frente no espelho. Também não é preciso cumprir rituais complicados, o que a gente detesta! Os cosméticos à disposição do homem são cada vez mais eficazes, funcionais e fáceis de usar.

Sobre a desculpa da falta de tempo, não cola. Porque a rotina básica de cuidados com o rosto não demora mais do que 5 minutos (ou até menos).

LEIA TAMBÉM

Veja as mancadas que fazem os cuidados com a pele masculina não serem tão eficazes quanto poderiam ser.

Erro: fazer só de vez em quando

Homem No Espelho Homem No Espelho - cuidado da pele masculina

Os cuidados com a pele devem ser diários. E regrados. Nesse ponto as mulheres são muito mais disciplinadas do que os homens. Elas sabem que a manutenção da pele saudável é um processo para a vida toda.

O rosto deve ser limpo, hidratado e protegido do sol diariamente. Pular uma dessas etapas ou fazê-las apenas quando dá na telha provoca danos que podem só ser percebidos no futuro, como envelhecimento precoce, rugas profundas e manchas difíceis de eliminar.

Não adianta usar um cosmético de vez em quando e querer que ele cumpra o que promete.

Erro: querer resultados imediatos

Homem No Espelho - cuidado da pele masculina

Essa falta de constância acontece não só por preguiça ou verdadeira falta de tempo, mas também por desânimo por não notar resultados.

Muitos homens querem ter benefícios imediatos dos produtos, pá pum, e esquecem que cuidar da pele é um investimento que exige dedicação e, muitas vezes, paciência. Os benefícios só se tornam visíveis aos poucos, com o passar do tempo e o uso constante dos cosméticos.

Sem falar que muitos desses benefícios nem são percebidos a olho nu, já que os produtos agem mais profundamente na pele e têm ação praticamente silenciosa. Como é o caso do protetor solar, por exemplo, que age em longo prazo defendendo a pele da radiação solar.

O conselho para quem anda preguiçoso ou sem tempo, ou não tem paciência para usar vários produtos, é pelo menos adotar na rotina diária as 3 etapas básicas dos cuidados do rosto recomendadas pelos dermatologistas:

  • Lavar com sabonete facial 2 vezes por dia

Ao acordar ou durante o banho matinal, lave o rosto com sabonete específico para uso facial, em barra ou gel. Não pode ser o sabonete comum que você usa no corpo, que tem substâncias detergentes que podem ressecar a pele do rosto.

Melhor ainda, dê preferência a um sabonete formulado para a pele masculina, que é mais grossa e oleosa do que a feminina. “Quem sofre com acne ou excesso de brilho, deve optar por sabonetes que controlam a atividade das glândulas sebáceas e diminuem a oleosidade

  • Passar hidratante depois de lavar

Depois de lavar o rosto com sabonete facial, aplique hidratante, mesmo se tiver pele oleosa. Sem a hidratação pós-limpeza, as glândulas sebáceas começam a trabalhar dobrado para compensar o ressecamento, aumentando a oleosidade.

Loções e géis são geralmente mais leves e refrescantes do que os cremes e não deixam sensação de cara melada. Alguns hidratantes têm ativos que regulam a produção de sebo e deixam o rosto seco por mais tempo.

  • Usar protetor solar diariamente

O sol é considerado hoje o maior inimigo da pele. Envelhecimento precoce, rugas, manchas, poros dilatados, ressecamento, flacidez e câncer são os efeitos danosos que os vários tipos de radiação — UVA, UVB, infravermelha, luz visível — provocam na pele, em um processo contínuo que se desenrola silenciosamente.

Escolha Fator de Proteção Solar (FPS) 30, ou mais alto, pois abaixo disso não é recomendado. Quanto mais forte o sol e mais longo o tempo de exposição, mais alto deve ser o FPS (50, 70 ou 90). Um FPS acima de 50 também deve ser usado na praia, na piscina ou em esportes ao ar livre.

Homem No Espelho - cuidado da pele masculina

Adotar as outras etapas do cuidado da pele mais avançado fica a critério de cada um. É o caso de fazer esfoliação uma ou duas vezes por semana, usar creme ou sérum anti-idade e para o contorno dos olhos antes de dormir, aplicar máscara facial ou limpar a pele com tônico facial (em caso de acne, excesso de oleosidade e brilho no rosto). Mas esses 3 passos – limpeza correta, hidratação e proteção solar – são o mínimo, básico, indispensável, para manter a pele saudável e com ótima aparência.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.