Getting your Trinity Audio player ready...
|
Descubra as características que determinam se o cabelo é liso e brilhante, cacheado e oleoso ou crespo e difícil de domar. E aprenda a viver melhor com sua juba.
Por Wilson Weigl
Todo mundo sabe se tem cabelo liso, ondulado ou crespo. Mas pouca gente sabe porque ele é de um jeito ou de outro. Quais são as características das raízes e dos fios responsáveis por sua forma e textura?
Primeiro, vale lembrar que cor e tipo de cabelo são determinados pela genética. Os genes podem ser herdados tanto do pai como da mãe e, às vezes, pular gerações (você pode ter o cabelo do seu avô, por exemplo). A carga genética é determinada também pelos padrões raciais, que impõem características que influenciam a anatomia do cabelo.
LEIA TAMBÉM
- Cortes de cabelo 2018: as tendências do Instagram
- Escolha o corte de cabelo para seu formato de rosto
- Efeitos especiais: como escolher seu finalizador para cabelo
“O fio é uma haste formada principalmente por queratina, um tipo de proteína. O que varia entre o liso, o crespo e o ondulado são as interligações químicas que se formam internamente entre os aminoácidos que compõem a proteína, como se fossem ‘pontes’ “, explica a dermatologista Luciana Maluf, consultora de beleza da Condor, fabricante de escovas, pentes e pincéis de barba. Quanto mais organizadas são essas ‘pontes’, mais liso é o cabelo; quanto mais desordenadas, mais crespo ele é.
Outro fator que influencia o tipo de cabelo é a forma do folículo onde ele nasce no couro cabeludo. Quando o buraco é redondo, o fio nasce “reto”, ou seja, liso. Se for ovalado ou achatado, o fio “torce” e gira em espiral em torno do eixo, nascendo ondulado ou crespo.
Um fio de cabelo também não tem forma igual em todo seu comprimento. O cabelo dos orientais é o mais regular da raiz à ponta e, por isso, é bem liso. O crespo típico da raça negra é o que apresenta mais diferenças ao longo dos fios; portanto são bem enrolados.
CABELO LISO
- É característico dos orientais e indígenas, mas aparece também nos caucasianos (brancos).
- O folículo onde o fio nasce é circular e ele desponta bem arredondado.
- Os fios são redondos e com diâmetro regular.
- A haste é reta e a queratina se distribui uniformemente pelo fio.
- A oleosidade flui homogênea do couro cabeludo para as pontas, por toda a extensão do fio. Há menor perda de água por evaporação, o que mantém o cabelo hidratado por mais tempo.
- Por ser cilíndrico, o fio é menos propício a formar nós e quebrar.
- A superfície lisa e hidratada do cabelo reflete melhor a luz, tornando os fios naturalmente brilhantes.
Problemas comuns: Excesso de oleosidade; fios finos; aparência “escorrida”.
Veja agora algumas sugestões de cortes atuais para cabelo liso.
CABELO ONDULADO
- Está mais presente nos caucasianos (brancos), mas também em outras etnias.
- Os fios têm formato ovalado, torcendo ao nascer.
- A haste é lisa, com uma curvatura central em forma de “S”. Por isso, os fios nascem lisos na raiz, mas formam cachos e ondas.
- A queratina se distribui irregularmente pelo fio, se concentrando mais em algumas extremidades.
- A oleosidade do couro cabeludo não se distribui bem ao longo dos fios e tem dificuldade de chegar às extremidades – por isso, o cabelo cacheado ou ondulado é frágil, com pontas secas e sujeito à quebra e ao “frizz” (eletricidade estática que arrepia o cabelo).
- Quando saudáveis, apresentam cachos definidos, maleáveis, hidratados e com brilho.
Problemas comuns: Fios frágeis, frisados e sujeitos à quebra.
Veja agora algumas sugestões de cortes atuais para cabelo ondulado.
CABELO CRESPO
- Mais comum nas etnias negra e parda.
- O folículo piloso no couro cabeludo é estreito e achatado, fazendo o fio despontar e crescer em espiral.
- O fio apresenta diâmetro irregular: é grosso em algumas partes e fino em outras e tem uma distribuição desnivelada de queratina.
- Sua haste tem curvatura bem acentuada e nasce em forma de espiral desde a raiz. Isso torna mais difícil a distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo, deixando os fios mais secos.
- Por serem pouco hidratados, são mais difíceis de pentear, sujeitos a nós, quebradiços e frágeis.
- A superfície do cabelo não reflete luz e tem aparência opaca.
- Somando as características naturais dos cabelos crespos com os efeitos de fatores externos, fica evidente que eles precisam de cuidados específicos: proteção, hidratação e nutrição para controlar o volume e deixá-los definidos.
Problemas comuns: Fios secos, frágeis e quebradiços; aparência opaca.
Veja agora algumas sugestões de cortes atuais para cabelo crespo.
Eu tenho cabelo Crespo amo meu cabelo.
Olá.
Meus cabelos na ate a 2a infância eram cacheados suaves , aos 8 anos tornaram-se crespos e rebeldes. Na adolescência usei creme alisante. Aos 22 anos uma cabeleireira tratou, então meus cabelos voltaram a aos cachos suaves. Sempre tive fios lisos, cacheados e alguns ondulados.
Filha de pai branco com cabelos lisos e mãe bem morena de cabelos crespos.