Getting your Trinity Audio player ready...
|
Anéis, colares e pulseiras imprimem personalidade a qualquer estilo de roupa. Mostramos os jeitos espertos de usar esses acessórios, de jeito casual, com terno e gravata e até na praia.
Por Wilson Weigl @wilsonweigl
Colares, pingentes, pulseiras e anéis estão por todos os lados na moda masculina. São acessórios que imprimem personalidade a qualquer tipo de roupa. Dão um upgrade estiloso nos looks mais simples e casuais, como jeans e camiseta. E, do outro lado, dão um toque moderno e descontraído à roupa social e ao bom e velho terno e gravata.
Podem ser joias ou bijuterias, não importa. Como disse a estilista Coco Chanel: “O que conta não são os quilates, mas o efeito”. Sábias palavras. Um anel de aço pode ser tão estiloso quanto um de ouro. Mas nem sempre é tão simples combinar essas peças, principalmente se a gente não está acostumado. Partindo do princípio de que usar esses acessórios não tem nenhum propósito além de atrair atenção, é preciso tomar cuidado para não se destacar pelos motivos errados, como exagero ou cafonice.
LEIA TAMBÉM
- A camisa é a estrela do seu guarda-roupa. Capriche nela!
- Combinações bacanas (e fáceis) para usar no trabalho
- Novos jeitos (bem legais) de se vestir para trabalhar
Uma regra de ouro diz que “menos é mais”. Ou seja, na via das dúvidas é melhor usar uma única peça bacana do que sair por aí parecendo uma baiana do acarajé ou um rapper americano. Não se trata de uma questão de valor (a peça não precisa ser cara), mas de bom gosto. Nada impede, porem, que você use várias pulseiras ou mais de um anel, desde que as peças “conversem” entre si.
O Homem No Espelho preparou este verdadeiro dossiê para mostrar os mil jeitos espertos de acrescentar colares, pingentes, anéis e pulseiras ao seu visual.
Como usar com camiseta
Pingentes e pulseiras dão aquele upgrade nas combinações básicas, como camiseta com jeans ou calça de sarja. É só questão de usar a criatividade e o bom senso ao juntar as peças.
Você pode dar destaque a uma só peça, como um pingente.
Com camiseta você também pode usar várias peças ao mesmo tempo: colar, pingente, anel e pulseira. O ideal é que a camiseta seja lisa, para dar destaque aos acessórios.
Procure combinar as cores dos colares e das pulseiras não apenas entre si mas também com a cor da camiseta.
Como usar com camisa jeans
Colar, corrente, pingente, anel pulseira, tudo fica bom com camisa jeans, porque ela já tem esse estilo bem casual e relax.
Como usar com roupa social
Anéis e pulseiras deixam o visual do terno e gravata mais descontraído e moderno. Adotar esses acessórios é um jeito fácil de dar um toque estiloso à roupa social. Só certifique-se de que sua área de atuação ou a empresa onde trabalha não tem um código de vestimenta rígido.
A combinação de pulseiras junto com relógio está consagrada na moda masculina. Podem ser pulseiras de metal, couro ou contas.
Você pode usar as pulseiras na mesma mão do relógio. O cuidado daí é combinar o estilo do relógio com o da pulseira, para não ficar estranho.
Ao usar pulseira na mão do relógio, o ideal é usar outras pulseiras também na mão oposta, para dar equilíbrio.
Como usar com roupa de praia
O visual de praia também ganha um upgrade com uma corrente com pingente (crucifixo, escapulário ou outro símbolo religioso ou místico). Um colar de contas bacana também faz um belo efeito. Para usar na areia, escolha uma peça simples e à prova d’água. Para passear no calçadão ou ir ao bar, pode usar uma peça mais elaborada ou sofisticada. Não exagere na quantidade: um colar ou uma corrente é suficiente (ok, dois, no máximo).
Um jeito legal de usar é com a camisa aberta, naquele visual pós-praia.
Nas fotos acima, todos os acessórios são de Guto Koech. Clique aqui para visitar a loja.
Como usar com camisa
Parece a combinação mais fácil do mundo, mas tem suas pegadinhas. Não adianta usar um colar ou corrente com pingente por dentro da camisa, porque ninguém vai ver. E não é isso que a gente quer, não é mesmo?
Se for usar a camisa só com o colarinho e um botão aberto, prefira correntes ou colares mais curtos, que fiquem à mostra e deixem o pingente à vista.
Com dois ou mais botões abertos, dá para usar correntes mais longas.
Menos é mais?
Sim, com certeza. Melhor ficar em falta do que pecar pelo excesso e sair por aí parecendo uma árvore de Natal. Apenas um anel ou uma pulseira bacana fazdiferença no visual sem chamar muito a atenção. Ou, o que é melhor, atraindo a atenção na medida certa, com discrição.
Caso opte por usar uma só peça, seja anel, pulseira ou pingente, invista numa joia ou numa bijuteria mais sofisticada.
Dá para ser mais ousado?
É claro que sim. Basta saber combinar as peças com bom gosto. E ser um cara estiloso a ponto de sair por aí ostentando numa boa.
Seja o primeiro a comentar