Getting your Trinity Audio player ready...
|
Limpeza no capricho, com água e sabonete, afasta o risco de doenças, banais ou graves, como algumas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e até o câncer de pênis.
Por Wilson Weigl
Fotos: Deposit Photos
Claro que você cuida bem do seu pênis! Mas não custa lembrar que todo cuidado é pouco para a saúde. É preciso caprichar na limpeza no banho e depois do sexo.
Limpeza no capricho, só com água e sabonete, afasta o risco de várias doenças, desde banais, como a balanite, quanto graves, como algumas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e até o câncer de pênis. E também melhora condições como mau cheiro no pênis.
No banho, exponha totalmente a cabeça (a glande), caso não seja circuncisado. Puxe a pele (o prepúcio) para baixo e estique com cuidado. Ensaboe bem e enxágue.
LEIA TAMBÉM
- Masturbação sem culpa, só prazer
- Por que temos ereção de manhã?
- 7 curiosidades sobre sexo e o corpo do homem
- Quantas vezes dá para fazer sexo em seguida?
- O que sua posição sexual preferida revela sobre você
Higiene incorreta é a principal causa do câncer de pênis. Apesar de relativamente raro, ele afeta milhares de homens no Brasil todos os anos (representa 2% dos casos de câncer). Sua principal causa é o acúmulo de esmegma, substância branca, pastosa e malcheirosa formada por gordura e células da pele. Como acontece com outros tipos de tumores malignos, o tratamento do câncer de pênis depende do estágio e da gravidade da doença. A cirurgia costuma dar bons resultados, mas muitas vezes (sim, muitas vezes) é preciso amputar parcial ou totalmente o órgão. Não é bom caprichar na limpeza?
Enxugue bem depois do banho, puxando a pele, e se possível deixe secar antes de vestir a cueca. Fungos e bactérias se proliferam em lugares úmidos, quentes e abafados como a cabeça do pênis coberta pela pele. Isso pode causar uma inflamação comum da cabeça e pele do pênis, a balanite, com sintomas de ardor, dor, vermelhidão e coceira.
Depois de fazer sexo, lave o pênis com sabonete e elimine restos de esperma, secreções alheias e lubrificante. Isso diminui o risco de infecções sexuais transmissíveis. Caso não vá tomar banho, faça um lava-rápido com o chuveirinho.
No caso do sexo anal, o parceiro que penetra o ânus sem camisinha pode contrair infecção urinária. Uma infinidade de bactérias fazem parte da microbiota natural do intestino e podem passar do reto para o pênis através da uretra e daí chegar ao sistema urinário. A limpeza com água e sabonete ajuda a matar grande parte dessas bactérias.
Seja o primeiro a comentar