Getting your Trinity Audio player ready...
|
Aos primeiros sinais de calvície, mesmo leve, o ideal é consultar um especialista e, também, trocar shampoos e loções baratinhos por produtos que contribuem para a saúde capilar.
Por Wilson Weigl
Fotos: Deposit Photos
Para os homens, é normal o cabelo ficar mais fino e ralo à medida que se envelhece. Para 60% da população masculina, os folículos onde nascem os fios no couro cabeludo começam a atrofiar depois dos 35 anos. O problema se agrava com o tempo: aos 50 anos, 85% dos homens tem cabelo fino e ralo. Os afrodescendentes (negros e mulatos) são os primeiros a ter afinamento capilar, depois os brancos, índios e orientais, nessa ordem.
O que fazer ao notar que o cabelo está caindo mais do que o normal – no pente, no chuveiro ou na pia do banheiro – ou começam a aparecer entradas nas laterais ou vazios no topo da cabeça?
A ordem ao se perceber sintoma de calvície, mesmo muito leve, é não perder tempo. Como o problema pode ser genético ou só temporário, quem tem a possibilidade deve procurar um dermatologista ou tricologista (médico de problemas capilares). Pelo exame do couro cabeludo e dos fios, o especialista recomenda o tratamento correto para cada caso. São muitos os recursos disponíveis: medicamentos como minoxidil ou finasterida, microinjeções de fatores de crescimento, laser e terapia com lâmpadas LED, por exemplo.
“Quanto mais cedo começa o tratamento, maiores suas chances de eficácia”, diz o dermatologista Renato Lima, da clínica Ferolla Médicos, de São Paulo. @renatolimadermato
LEIA TAMBÉM
- Cuide do couro cabeludo para ter cabelo saudável
- Como engrossar e dar mais volume ao cabelo fino
- As 4 principais causas da queda de cabelo
- Como cuidar do cabelo masculino oleoso
- Como escolher o shampoo certo para cada tipo de cabelo masculino
Queda permanente ou temporária?
Na calvície hereditária, a alopecia androgenética, os genes são herdados tanto do lado paterno quanto materno e o problema pode pular gerações. A produção deficiente de fios está ligada ao hormônio masculino, a testosterona: a enzima 5-alfa-redutase age no couro cabeludo convertendo a testosterona na substância dihidrotestosterona (DHT), que atrofia os folículos capilares e enfraquece os fios.
“A hereditariedade é responsável por 80% dos casos de calvície, mas o quadro de alopecia androgenética pode acelerar sob influência do estilo de vida, como má alimentação e falta de atividade física“, diz Renato Lima. Algumas mudanças de hábitos podem fazer um belo efeito na sua cabeça (clique aqui para saber o que você pode mudar na sua vida para fortalecer o cabelo).
Outras causas comuns da perda de cabelo são a alopecia areata (doença autoimune em que as células ao redor do folículo o atacam e impedem a produção de fios) e o eflúvio telógeno (que provoca queda temporária e se manifesta principalmente em épocas de sobrecarga física ou emocional). Cerca de 10% dos casos de queda de cabelo têm causa psicológica ou emocional: estresse, fadiga, depressão ou ansiedade.
Uma opção para ter cabelo forte e saudável ou prevenir a queda é o uso de bons shampoos e loções. “Os shampoos, sob o ponto de vista médico, nunca vão substituir o tratamento farmacológico da calvície. porém podem melhorar a qualidade e a aparência dos fios e a saúde do couro cabeludo, por controlar a oleosidade e melhorar a flora bacteriana local“, explica o doutor Renato. “O cuidado é não se iludir com a ação dos produtos antiqueda e atrasar o início do tratamento”, completa.
Segundo o dermatologista, como o tempo que o shampoo fica em contato com o cabelo é muito curto, o produto age só na parte externa do couro cabeludo (melhorando a oleosidade e a textura dos fios), mas não atua no mecanismo da queda, que pode ser influenciada pela ação da testosterona no bulbo capilar. Já as loções capilares proporcionam maior absorção dos ativos por permanecer mais tempo no couro cabeludo.
Comece abandonando shampoos, condicionadores, géis e pomadas baratinhos: preço baixo geralmente é um indicador de que o produto não é grande coisa. Existem opções de produtos vitaminas, proteínas e outros ingredientes que contribuem para a saúde do couro cabeludo e dos fios.
“Adotar shampoos para caspa e dermatite seborreica (forma mais severa de caspa) também pode ser uma boa opção, porque a maioria dos pacientes com queda apresenta muita oleosidade e algum grau desses problemas, que, se não controlados, pioram a queda dos cabelos“, diz o médico.
Confira uma seleção de 10 shampoos e loções fortificantes para melhorar a saúde e o aspecto do cabelo.
HOMEM NO ESPELHO INDICA:
Shampoo Antiqueda Energizante Vichy Dercos
Usado diariamente, promete evitar o endurecimento do colágeno do couro cabeludo (que sufoca os bulbos capilares e compromete o crescimento dos fios) e, ainda, engrossar os cabelos finos. Isso por meio da ação de uma substância chamada Aminexil. Pode ser usado em dupla com o condicionador antiqueda da mesma marca. (200 ml) Para pesquisar preços e comprar na Amazon, clique aqui.
Shampoo Antiqueda Mantecorp Pielus
Estimula o crescimento e previne a perda dos fios existentes. Tem ingredientes antioxidantes que protegem os fios contra o envelhecimento e a quebra e uma combinação de peptídeos e aminoácidos que nutrem e devolve a vitalidade do cabelo. (200 ml) Para pesquisar preços e comprar na Amazon, clique aqui.
Shampoo Antiqueda 1922 By J. M. Keune Fortifying
Formulado para cabelos masculinos com queda, sua fórmula é enriquecida com creatina, que reconstrói e reforça a estrutura interna do fio, vitamina H, que melhora a estrutura de queratina dos fios, ginseng vermelho, que ativa o metabolismo celular do couro cabeludo, pró-vitamina B5 e eucalipto que refresca e estimula o couro cabeludo. (250 ml) Para pesquisar preços e comprar na Amazon, clique aqui.
Shampoo Antiqueda Ada Tina Amplexe
Para cabelos ralos, contém cafeína e carnitina, que atuam na raiz dos fios, penetram nos folículos capilares e estimulam o crescimento de novos fios. Tem também GHK peptídeo, que dilata o folículo capilar e incentiva o crescimento. (200 ml) Para pesquisar preços e comprar na Amazon, clique aqui.
Shampoo Antiqueda Kérastase Specifique Bain Prévention
O shampoo regula a oleosidade no couro cabeludo, evitando o excesso de sebo que pode contribuir para a queda, e ativa a microcirculação do couro cabeludo. Também estimula a produção de fibra capilar e a deixa mais espessa, dando volume ao cabelo ralo ou fino. Pode ser usado diariamente. (250 ml) Para pesquisar preços e comprar na Amazon, clique aqui.
Loção Antiqueda Neosil
A loção reduz a queda capilar e fortalece o crescimento dos novos fios, inibindo uma das responsáveis pelo encurtamento capilar, a enzima 5-alfa-redutase. O produto também possui ação antioxidante, promovendo a limpeza profunda dos fios e reduzindo os danos causados pelos radicais livres. (50 ml) Para pesquisar preços e comprar na Amazon, clique aqui.
Loção Tônica Antiqueda Imecap Hair Max
Loção antiqueda combate a queda de cabelo, proporciona brilho, mais volume e vitalidade para os cabelos. A fórmula tem o ativo Kopexil Aqua, que fornece nutrientes aos cabelos danificados e sem vida. (100 ml) Para pesquisar preços e comprar na Amazon, clique aqui.
Seja o primeiro a comentar