Qual é o pente que te penteia?

Se sua cabeleira é armada, rebelde e difícil de domar, o pente certo pode ser seu aliado para colocá-la no lugar. E deixar o cabelo exatamente do jeito que você quer.

Homem No Espelho - Escova e pente para cabelo crespo cacheado e ondulado

Ficar pensando no tipo de pente que a gente usa parece desperdício de tempo e neurônios, mas quem tem cabelo crespo, cacheado ou ondulado deveria raciocinar mais sobre essa escolha. Se sua cabeleira é armada, rebelde e difícil de domar, o pente pode ser seu aliado para colocá-la no lugar certo. E sem falsa macheza, por favor! Esse tipo de preocupação não deve ser exclusividade feminina: pode gastar sem medo uns minutinhos escolhendo o pente ou escova, porque vai valer a pena para deixar o cabelo exatamente do jeito que você quer.

“A função do pente e da escova vai além de simplesmente colocar os fios no lugar. Cada modelo tem uma função específica e faz toda diferença no visual”, explica Lúcia Santanna, coordenadora técnica do Instituto Beleza Natural, rede de salões especializados em cabelos crespos e ondulados.

Lúcia lembra também que, enquanto os pentes são usados apenas para desembaraçar os fios, as escovas também modelam o penteado. Daí a necessidade de pensar qual efeito você quer dar no cabelo.

O ponto principal que deve nortear sua escolha é que, no caso dos fios cacheados ou crespos, a maioria dos utensílios desfaz os anéis, aumentando o volume, segundo a cabeleireira. “Por isso, quanto mais grosso for o cabelo, maior deve ser o espaçamento entre os dentes ou as cerdas da escova”, diz.

Pentes de madeira geralmente são os mais indicados para todo tipo de cabelo, porque o material evita a formação de eletricidade causadora do frizz, que deixa o cabelo arrepiado.

Para evitar quer a juba fique armada, o primeiro passo é não pentear os fios a seco, ensina a cabeleireira: O ideal é penteá-los durante o banho ou logo em seguida, usando pente de madeira com dentes largos, para evita que os fios fiquem arrepiados e quebrados.

Confira qual é o tipo de pente ou escova ideal para uso diário, de acordo com seu tipo de cabelo, segundo a especialista do Instituto Beleza Natural:

CABELO CACHEADO

Pente – Precisa ter os dentes largos e deve ser usado somente com o cabelo úmido.

Escova – Não é indicada para esse tipo de fio, pois desfaz os cachos e deixa a juba armada.

CABELO ONDULADO

Pente – Os dentes devem ser largos. Nesse tipo de cabelo, os modelos de madeira ajudam a controlar o frizz.

Escova – Deve ser do tipo raquete (o nome já explica como ela é), com cerdas espaçadas.

CABELO CRESPO

Pente – Também deve ser usado no cabelo ainda úmido. Modelos com dentes longos e largos ajudam a modelar os fios, sem quebrar.

Escova – Como ela desfaz os anéis e aumenta o volume, não é indicada para cabelo crespo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.