Pênis cheiroso e limpinho? É fácil combater o mau odor

Mau cheiro no pênis de vez em quando é normal! Problema é quando se torna recorrente, por excesso de suor ou limpeza deficiente, que favorecem a proliferação das bactérias.

Homem No Espelho- Mau cheiro no pênis

Por Wilson Weigl

O pênis tem um cheiro peculiar, que é normal e pode ser até excitante para certas pessoas. E um pouco de mau cheiro ocasional no pênis é algo que todo homem conhece, porque acontece de vez em quando. Problema é quando o mau odor nas partes íntimas é recorrente. O cheiro de peixe característico causa constrangimento na hora do sexo (principalmente no oral), quando não se consegue fazer uma boa limpeza prévia.

O cheiro forte da região genital piora devido ao suor, à urina e à secreção lubrificante produzida pelo corpo na excitação sexual. Para alguns é causado por excesso de transpiração ou higiene deficiente, que criam um ambiente favorável à proliferação das bactérias causadoras de mau cheiro.

Pode não ser nada demais, algo que uma boa higiene já dá conta. Às vezes pode ser sintoma de uma DST (doença sexualmente transmissível), mas quase sempre essas enfermidades vêm acompanhadas de outros sintomas, como vermelhidão ou ardência ao urinar. Então vou me ater só ao cheirão mesmo!

A região genital é cheia de glândulas sebáceas e sudoríparas (as que excretam suor). Estas têm dois tipos: as glândulas écrinas excretam um líquido formado por água e sais, transparente e sem cheiro. Já as glândulas apócrinas produzem uma mistura de gorduras e proteínas que é território fértil para bactérias.

Para piorar, essa é uma área que quase sempre vive sujeita ao superaquecimento provocado pela cueca, principalmente se for feita de tecido sintético, que não deixa a pele respirar e cria o ambiente quente e úmido apreciado pelos micro-organismos.

LEIA TAMBÉM

O problema de mau cheiro no pênis é mais frequente em homens não circuncisados, que conservam a pele (prepúcio) ou sofrem de fimose, o estreitamento da pele que impede expor a cabeça (glande). Ambas as condições favorecem o crescimento de fungos e bactérias sob a pele, porque não lavar apropriadamente leva ao acúmulo de esmegma, substância branca e pastosa formada por gordura e células da pele que por si só já é malcheirosa.

A má higiene do pênis pode causar uma inflamação comum da cabeça do pênis que também causa mau cheiro, a balanite. Com sintomas de ardor, dor, vermelhidão e coceira, geralmente é provocada por fungos como a Candida albicans, alergia ao tecido da cueca ou ao sabonete. A balanite atinge principalmente homens não circuncidados e deve ser tratada por medicamentos em forma de pomada ou creme, sob orientação médica.

Outro problema, desta vez gravíssimo, causado pela limpeza deficiente é o câncer de pênis. Ele não é tão comum quanto o de próstata e testículo (no Brasil, representa apenas 2% dos casos) e, em geral, atinge homens de regiões pobres e com baixo nível de instrução, porque é causado principalmente pela falta de noções básicas de higiene.

Como acontece com outros tumores malignos, o tratamento do câncer de pênis depende do estágio e da gravidade da doença. A cirurgia costuma dar bons resultados, mas muitas vezes (sim, muitas vezes) é preciso amputar parcial ou totalmente o órgão. Que medo!

Confira então como deixar seu pênis sempre limpinho e cheiroso.

Faça a limpeza correta

Não digo que é seu caso, mas muitos caras lavam de forma errada o pênis durante o banho. Lave com sabonete, expondo completamente a cabeça. O jeito correto é puxar e esticar a pele para a glande aparecer completamente. Ensaboe bem, retirando todo o esmegma (a substância branca que expliquei acima). E não se esqueça de enxugar bem, pois o ambiente úmido contribui para a proliferação de fungos.

Outro cuidado é lavar o pênis após as relações sexuais, eliminando resíduos de esperma, secreções ou lubrificante. A higiene íntima depois do sexo diminui as chances de infecções e vale tanto para quem faz sexo com ou sem camisinha. O lava-rápido deve ser feito com água e sabonete. Caso não vá tomar banho completo, use o chuveirinho.

Homem No Espelho- Mau cheiro no pênis

Tome banho depois de se exercitar

Evite ficar muito tempo com a virilha ou mesmo a cueca suada depois de treinar ou fazer esporte, porque o suor retém as bactérias causadoras do mau cheiro. Tome banho o mais cedo possível depois do exercício e deixe a região secar bem antes de vestir a roupa.

Deixe o equipamento tomar ar

Areje suas partes baixas sempre que possível. Por exemplo, use short sem cueca quando ficar em casa (ou fique pelado, caso queira). Como eu já disse acima, depois do banho espere a região genital e os pelos secarem antes de vestir a cueca.

Cuidado na escolha da cueca

Evite usar cuecas apertadas ou confeccionadas em tecidos predominantemente sintéticos, que esquentam a área, impedem a pele de respirar e não deixam o suor evaporar. O melhor tecido para a evaporação do suor na região é o 100% algodão.

Ao comprar a cueca, leia a etiqueta e confira a porcentagem de algodão e de outras fibras sintéticas (em geral são as que deixam a peça ajustada ao corpo). Cuidado com o poliéster (fibra danada de tão sintética). 

Lave as mãos antes de urinar

É tão importante lavar as mãos antes da micção, quando se vai manipular o pênis, quanto depois. As mãos carregam micróbios que provocam doenças e, se estiverem sujas, não devem entrar em contato com o pênis.

As maçanetas de banheiros coletivos (do trabalho e dos bares e baladas, por exemplo), o volante do carro e até os pesos da academia são lugares que podem hospedar micro-organismos.

Enxugue, não apenas balance

Enxugue a ponta do pênis com papel higiênico depois de urinar e não dê só as balançadas de praxe. O papel absorve os últimos pingos de urina residual, deixando a cueca mais limpa. Além da sensação de conforto e higiene ser muito maior, isso evita que o cheiro de urina permaneça no pênis.

Dê uma aparada nos pelos

Os pelos funcionam como proteção da região íntima, mas é bom aparar um pouco e retirar o excesso da mata. Além de ficar mais estético (tanto as mulheres como os homens curtem a pelagem bem tratada), evita acúmulo de suor que provoca mau cheiro.

HOMEM NO ESPELHO INDICA:

Desodorante íntimo masculino Racco For Men

Desenvolvido especificamente para desodorizar a região íntima masculina, neutraliza o mau odor e tem ingredientes hidratantes e emolientes que transportam a fragrância e evaporam sem deixar resíduos. Deixa um toque seco e suave na pele. Urologicamente testado. Para pesquisar preços e comprar, clique aqui.

 

Sabonete íntimo masculino Don Alcides Sabão Crá-Crá

Formulado para a limpeza da região íntima do homem, é refrescante e hidratante. Ideal para peles sensíveis como a glande peniana e o prepúcio. Indicado para o tratamento de coceiras e manchas que surgem em regiões úmidas como virilha e órgão genital masculino. Para comprar, clique aqui.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.