Os cuidados diários, semanais e mensais para ter cabelo bonito

Especialistas explicam os cuidados que o homem deve adotar todo dia, toda semana e todo mês para ter cabelos impecáveis.

Cuidados com cabelo masculino
Foto: Dreamstime

Por Wilson Weigl

Muitos homens ainda seguem a filosofia do “lavou, tá novo” ao cuidar do cabelo. Ligam o piloto automático, lavam, secam, passam gel, cera ou pomada e depois reclamam que o cabelo não fica do jeito que gostariam. Alguns até investem uma grana, compram produtos caros, mas sem se preocupar se são adequados para seu tipo de cabelo. Daí vivem brigando com a juba e culpam até a genética pelo fato de ela ser muito seca, muito oleosa, rebelde, murcha ou armada, difícil de ajeitar.

Para ficar bonito, forte e saudável, o cabelo exige um pouco de atenção diária e alguns cuidados a mais, além da rotina, uma vez por semana e por mês. Veja o trato que que todo homem deve dar ao cabelo diariamente, semanalmente e mensalmente para deixá-lo nos trinques.

Todos os dias

Lave com o shampoo certo

O principal cuidado diário com o cabelo é lavá-lo corretamente, de acordo com o tipo de cabelo. “Cabelos secos, por exemplo, precisam ser menos lavados e altamente hidratados, enquanto cabelos oleosos precisam ser limpos frequentemente para retirar o excesso de sebo e impurezas”, explica
a dermatologista Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology, de São Paulo.

“Quem usa gel, pomada, cera ou spray deve lavar o cabelo para retirar os produtos, pois eles contêm substâncias que deixam uma grande quantidade de resíduos nos fios”, diz Valéria. Segundo a especialista, quem pratica esportes ao ar livre ou mora em regiões praianas precisa lavar o cabelo com frequência para retirar oleosidade, impurezas e suor que se acumulam nos fios.

Passe condicionador

Quem tem cabeleira seca deve usar diariamente condicionador para hidratar e reparar o cabelo. Procure aplicar o produto somente no comprimento e nas pontas dos fios e enxágue bem: em excesso, o condicionador deixa o couro cabeludo oleoso e se acumula nas raízes. A operação de passar só nas pontas é mais complicada no cabelo curto, mas necessária para evitar excesso de oleosidade. 

Proteja o cabelo do sol

Outro cuidado importante, principalmente no verão, é proteger e recuperar o cabelo dos danos causados pelo sol. Se você se expõe ao sol com frequência, use boné ou chapéu sempre que possível, pois a radiação solar não só resseca e detona o cabelo como também queima o couro cabeludo.

Uma vez por semana

Use shampoo anti-resíduos

Em vez do shampoo de todo dia, lave o cabelo com shampoo anti-resíduos, que faz uma limpeza profunda nos fios e no couro cabeludo e remove resíduos de poluição, oleosidade, gel, pomada e cera. “A limpeza anti-resíduo é indicada também para quem tem cabelo excessivamente oleoso ou frequenta ambientes engordurados, empoeirados ou enfumaçados”, diz a cabeleireira Juliana Navero, do Lefil Beauty, um dos maiores salões de São Paulo.
Mas é fundamental usar esse tipo de shampoo só uma vez por semana ou quando você achar que é necessário, salienta Juliana: “Seu uso constante e em excesso remove proteínas que são importantes para a saúde dos fios”.

Aplique máscara capilar

Não é frescura. A máscara é especialmente indicada para quem tem cabelo seco, armado e difícil de controlar. As máscaras de hidratação ou reparação vêm em potes e contêm ingredientes que deixam os fios macios, brilhantes e fortes, como queratina, colágeno, ceramidas e outros. Não é fácil encontrar uma marca especificamente masculina, mas as unissex são bem legais.

“O ideal é alternar entre máscaras de hidratação (à base de vitaminas, glicerina ou aloe vera), para repor a água dos fios, e de nutrição (à base de óleos como argan e moringa), para repor os nutrientes perdidos”, ensina Juliana Navero, do Lefil Beauty.

Usar máscara uma vez por semana está mais do que bom. “O uso frequente e em excesso pode deixar o cabelo pesado e sem brilho”, diz a dermatologista Valéria Marcondes. “As máscaras capilares são soluções concentradas para que possam atuar profunda e rapidamente no cabelo. Se forem utilizadas com muita frequência, podem se acumular nos fios, deixando-os rígidos, opacos e quebradiços”, explica.

Uma vez por mês

Faça um bom corte

Uma vez por mês, ou no máximo a cada 40 dias, você deve fazer uma visita ao salão de barbeiro ou cabeleireiro para ajeitar o corte, mesmo que seja apenas para aparar as pontas, caso use cabelo longo ou cacheado. “Cortar o cabelo com regularidade evita o surgimento de pontas duplas e estimula seu crescimento com mais força e saúde”, afirma a cabeleireira do Lefil Beauty.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.