Os 10 físicos mais icônicos de Hollywood

Dos “halterofilistas” de décadas passadas aos super-heróis da atualidade, estes 10 atores se tornaram ícones de forma física do cinema.

Homem No Espelho - Os 10 físicos mais icônicos de Hollywood
Por Wilson Weigl
Dos “halterofilistas” de décadas passadas aos super-heróis da atualidade, estes 10 caras se tornaram ícones de forma física do cinema. De Arnold Schwarzenegger e Sylvester Stallone, eternas referências de corpos musculosos, até Chris Hemsworth, Michael B. Jordan, atores que encaram treinos insanos e dietas ferradas para entrar na pele dos super-heróis da Marvel e da DC Comics.

Por seus físicos privilegiados, os atores são inspiração para quem quer alcançar a boa forma física por meio de exercício duro e disciplinado e dieta.

Mais recentemente, os astros do cinema são obrigados a encarar treinos insanos para encarnar os heróis nas telas, sempre assessorados por treinadores superexigentes. Os treinadores exigem, por exemplo, que os atores peguem pesado na academia duas vezes por dia, levantem pesos inacreditáveis nos exercícios, adotem superdietas de 7.000 calorias diárias, cortem álcool, massas e doces.

É o caso de atores como Chris Hemsworth, Henry Cavill e Chris Evans, entre outros que interpretaram super-heróis da Marvel e da DC Comics.

Confira esses 10 atores que são inspiração de boa forma.

Chris Hemsworth, Thor (2011)

Homem No Espelho - Os 10 físicos mais icônicos de Hollywood

O ator australiano é daqueles que é tão forte nas tela quanto fora dela. Um entusiasmado adepto da musculação e de esportes como o surfe, Chris já era saradão quando conquistou o papel no primeiro filme do herói da Marvel, mas teve de ganhar ainda mais massa muscular, à base de treinos pesados e superalimentação.
Os treinos monstruosos continuaram em todos os outros filmes de Thor até Ragnarok e Vingadores: Ultimato. Basta ver, porém, o Instagram do ator para perceber que treino pesado é com ele mesmo.
Para saber mais sobre o treino e a dieta criados pelo treinador Duffy Gaver para Chris Hemsworth no primeiro filme de Thor, leia a matéria em inglês da revista Muscle & Fitness.

Chris Evans, Capitão América (2011)

Homem No Espelho - Os 10 físicos mais icônicos de Hollywood

O ator teve de ganhar mais de 15 quilos de músculos em 3 meses para entrar na pele do super-herói em Capitão América: O Primeiro Vingador. Evans contou como foi dura a experiência: “Sempre gostei de ir à academia, mas não eram sessões de treino normais. Eram brutais, absolutamente brutais”.
Chris Evans executava exercícios compostos usando cargas altas e poucas repetições. Para garantir a flexibilidade para as cenas acrobáticas, os treinos se estendiam também a aulas de ginástica aeróbia e exercícios de explosão. Veja no site Body Buiding o treino completo de Chris Evans para entrar na pele do Capitão América.

Arnold Schwarzenegger, Conan, o Bárbaro (1982)

Homem No Espelho - Os 10 físicos mais icônicos de Hollywood

Antes do cinema, ele ganhou 6 vezes o título internacional de Mr. Olympia. Graças aos papéis em Conan, O Exterminador do Futuro e outros filmes, até hoje é uma referência no mundo do bodybuilding. Fora das telas, fez carreira também no mundo do fitness, com eventos e competições.
Conheça os posts de Arnold sobre fitness no site oficial do astro: clique aqui.

Michael B. Jordan, Pantera Negra (2018)

Homem No Espelho- PANTERA NEGRA

Para encarnar o supervilão Erik Killmonger, o ator treinava 3 vezes e comia 6 vezes por dia. No final ele ganhou 8 kg de músculo e chegava a fazer supino com um halter de 50 kg em cada mão!
“Selvagem”, foi a palavra que Jordan usou para definir o treino elaborado por Corey Calliet, treinador de celebridades de Los Angeles. Apesar de puxada (os treinos aconteciam duas ou três vezes por dia), a rotina consistia basicamente nos exercícios tradicionais de hipertrofia, só que com muito, muito peso.
O ator também merece figurar nesta lista pelo físico exibido em Creed (2015) e Sem Remorso (2021). Neste último, para encarnar um fuzileiro do Exército americano, Jordan e seu treinador pediram a assessoria de um veterano de 20 anos de serviço militar, que deu dicas sobre a preparação extrema dos soldados de elite.
Para ler o post completo sobre o treino e a dieta de Michael B. Jordan para Pantera Negra, clique aqui.

Henry Cavill, Super-homem (2013)

Homem No Espelho - Os 10 físicos mais icônicos de Hollywood - Henry Cavill

O galã teve força e determinação digna de um Homem de Aço ao encarar 6 meses de treinos monstros de hipertrofia e perda de peso para estrear na pele do herói. Só para dar um exemplo, Cavill fazia 150 repetições de agachamento levantando uma barra com seu próprio peso, 90 kg.
O ator treinou sozinho durante 2 meses para depois enfrentar 4 meses de treinos extenuantes conduzidos pelos treinadores Mark Twight e Michael Blevins, da academia Gym Jones, de Los Angeles. O treino e a dieta de Henry Cavill para o primeiro filme do Super-homem estão na matéria em inglês da revista Muscle & Fitness.

Bruce Lee, O Voo do Dragão (1972)

Homem No Espelho - Os 10 físicos mais icônicos de Hollywood - Bruce Lee

Nenhum atleta nunca superou Bruce Lee (1940-1973), o ator e maior lutador de artes marciais de todos os tempos, na combinação de destreza, força, velocidade e potência de combate. Com corpo “seco” (media 1m70 e pesava 62 kg), fazia flexão de braço apoiado num dedo e nas lutas lançava um oponente 5 metros no ar.
O que pouca gente sabe, porém, é que Lee foi um incansável estudioso de fisiologia do exercício e cinesiologia (ciência que estuda os movimentos), com uma abordagem quase filosófica das artes marciais herdada das milenares tradições chinesas.
A busca de Bruce Lee foi sempre não apenas o desenvolvimento muscular mas o fortalecimento do corpo e de todos seus sistemas para o cultivo da saúde e do condicionamento físico total.
Leia a história de Bruce Lee no post do site Único.

Hugh Jackman, X-Men (2000)

Homem No Espelho - Os 10 físicos mais icônicos de Hollywood - Hugh Jackman

Para esculpir os músculos de Wolverine no primeiro filme da saga X-Men, o ator australiano teve de se submeter a uma rotina intensa, que juntou treinos de força, hipertrofia e queima de gordura. Durante os meses de preparação, Jackman chegava a dormir apenas 4 ou 5 horas por noite.
A meta era sempre sobrecarregar o corpo do ator, para que ele mudasse continuamente para se adaptar aos exercícios cada vez mais duros. Veja no site Body Buiding a entrevista completa do treinador David Kingsbury sobre o trabalho com Hugh Jackman.

Sylvester Stallone, Rambo 2 (1985)

Homem No Espelho - Os 10 físicos mais icônicos de Hollywood - Sylvester Stallone

Stallone já estava sarado em Rocky, mas virou símbolo de fitness na saga Rambo, em que enfrentava quase sozinho o exército soviético. O treino de musculação e esportes variados ocupava seu dia todo. A Federação Internacional de Culturistas deu ao ator o título de “O Corpo dos Anos 80”.

Marlon Brando, Um Bonde Chamado Desejo (1951)

Homem No Espelho - Os 10 físicos mais icônicos de Hollywood - Marlon Brando

Rebelde, exagerado, temperamental, Brando reinventou o conceito de galã nos anos 1950, protagonizando papéis de bad boys. Sua imagem ficou eternizada nem tanto pelos músculos, mas por estabelecer um novo estilo de masculinidade na Hollywood dos anos 1950: a pegada sexy, evidenciada na camiseta branca justa, como no filme Um Bonde Chamado Desejo.

Steve Reeves, Hércules (1958)

Homem No Espelho - Os 10 físicos mais icônicos de Hollywood

Primeiro fisiculturista a se tornar astro de Hollywood, o ator (eleito Mr. América, Mr. Mundo e Mr. Universo) inspirou Arnold Schwarzenegger e Sylvester Stallone, que disse ter assistido Hércules “15 ou 16 vezes”.
Numa época em que homens que treinavam musculação eram chamados de “halterofilistas”, Reeves interpretou vários papéis de heróis em filmes épicos que eram produzidos na Europa, principalmente na Itália. É o caso de Hércules e também Golias e Os Últimos Dias de Pompéia. No auge de sua carreira, ele chegou a ser o ator mais bem pago da Europa.

Reeves foi um duro crítico do uso de esteroides pelos atletas: “Se um homem não tem hormônios masculinos suficientes em seu sistema para criar um corpo musculoso e duro, melhor jogar pingue-pongue”.

Homem No Espelho - Instagram

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.