Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Kegel fortalece os músculos da pelve, favorece o desempenho e a saúde sexual e até contribui para tornar os orgasmos masculinos mais intensos.
Por Wilson Weigl
Todo homem precisa de exercício para melhorar o sexo. Mas não, não é nada do que você está pensando. Trata-se um tipo de ginástica íntima, os exercícios de Kegel, que fortalecem os músculos da região pélvica, favorecem o desempenho e a saúde sexual e até contribuem para tornar os orgasmos masculinos mais intensos.
“Os exercícios de Kegel são pequenas contrações do músculo pubococcígeo, localizado entre os testículos e o ânus. São velhos conhecidos das mulheres, porque fazem parte do pompoarismo”, técnicas para fortalecer a região da vagina, mas eficazes também para os homens”, explica a sexóloga e escritora Jussania Oliveira, autora do livro Amor Próprio (@jussaniapsicosex).
“Esse músculo também é acionado para mexer o pênis quando ereto e se contrai no momento da ejaculação. Por isso seu fortalecimento proporciona aumento do estímulo e excitação sexual e contrações mais intensas durante o orgasmo”, diz a sexóloga.
Por acionar toda a musculatura da pelve, os exercícios de Kegel também trabalha o cremáster (músculo do escroto que suspende e baixa os testículos nas variações de temperatura, para manter a produção saudável de espermatozoides) e o esfíncter anal, melhorando a evacuação e aumentando o prazer no sexo anal.
Em homens mais velhos, são usados para tratar a incontinência urinária. E por melhorar o fluxo sanguíneo para o pênis, podem ajudar no tratamento da disfunção erétil.
LEIA TAMBÉM
- Sexo: 5 benefícios para a saúde física e mental do homem
- O que sua posição sexual preferida revela sobre você
- 10 coisas que todo homem precisa saber sobre sua saúde sexual
- 5 mentiras sobre masculinidade que oprimem os homens
- Sexo bem protegido: como prevenir as infecções transmissíveis
Alguns estudos, não comprovados, defendem que os Kegels podem até mesmo contribuir no tratamento da ejaculação precoce. Mas como esse problema geralmente tem causas psicológicas, e não físicas, ainda trata-se apenas de especulação. Para saber mais sobre o tratamento da ejaculação precoce, leia aqui o post.
Importante: para conseguir resultados, deve-se executar os exercícios de Kegel diariamente, pelo menos 3 vezes por dia.
Como fazer os exercícios de Kegel
Os exercícios de Kegel lembram uma das posições da yoga. Podem ser feitos em qualquer posição, em pé, sentado, deitado ou na bola da academia. A posição mais confortável é deitado com as pernas dobradas.
- Com a bexiga vazia, identifique e sinta o músculo pubococcígeo — aquele que se contrai para interromper o fluxo de urina e segurar gases com o ânus.
- Contraia o músculo — procurando não acionar nenhum outro músculo, seja do abdômen ou das pernas — e segure por alguns segundos.
- Relaxe por alguns segundos e contraia a musculatura novamente.
- Faça 3 séries de 10 repetições, 3 vezes por dia. Por exemplo, ao acordar, à tarde e antes de dormir.
Seja o primeiro a comentar