Homens querem mais liberdade no relacionamento

Pesquisa mostra que a maior parte das pessoas mantém uma visão clássica da relação amorosa, mas os homens são mais flexíveis a experiências fora do padrão da união convencional.

Homem-No-Espelho-relacionamento-homem-e-mulher

Por Wilson Weigl

Vivemos numa época de maior abertura a respeito dos relacionamentos considerados “não tradicionais”, como relações sem compromisso, casamentos ou namoros abertos, poliamorosos ou não monogâmicos. Conhecemos muitos deles por meio da mídia ou nós mesmos nos cadastramos num aplicativo em busca de namoro sério ou sexo casual sem compromisso. Porém uma pesquisa recente sobre novas formas de amar mostrou que os homens — como sempre — são mais abertos e flexíveis do que as mulheres a experiências fora do padrão da união convencional entre duas pessoas.

Entretanto, a maior parte das pessoas mantém uma visão clássica da relação amorosa, segundo a enquete feita pelo happn, um dos aplicativos de encontros mais populares do mundo, criado na França. Respondida por mais de 1,3 mil usuários do happn, apontou também um considerável descompasso entre as expectativas do público masculino e feminino sobre vínculo afetivo e sexual.

“A pesquisa revelou algumas contradições, o que é de se esperar em um tema complexo, influenciado por vieses inconscientes e por modelos mentais arraigados”, analisa Michael Illas, especialista em relacionamentos do happn.

Apesar de que no cômputo geral, a pesquisa ter mostrado que poucos homens e mulheres estão dispostos a relações abertas ou sem monogamia, os homens se mostraram bem mais flexíveis em relação a encarar tipos de relacionamentos “alternativos” ao casamento tradicional.

LEIA TAMBÉM

Os resultados da enquete deixam uma pergunta: a despeito de se afirmarem receptivos a condutas que os beneficiariam (como transar com mais pessoas num casamento aberto), seriam tão tolerantes e complacentes a respeito do comportamento de suas parceiras com outros homens? A resposta fica no ar.

Por exemplo, apesar da maior parte dos homens dizer que tem uma visão clássica do relacionamento, quase a metade (47%) afirma que sair com outras pessoas sem conexão emocional pode trazer uma nova perspectiva e ser saudável para o relacionamento. Já as mulheres, apesar de taxativas em relação à monogamia e ao formato clássico de relacionamento, mostram-se mais abertas a repensar padrões e estereótipos. Neste sentido, os aplicativos podem ajudar a unir pessoas com visões e expectativas similares.

Confira os resultados da pesquisa do happn.

Relação séria ou rolo casual?

Homem No Espelho - relacionamento homem e mulher

É equilibrada a porcentagem de homens que buscam relacionamento sério e que não querem compromisso. Mas a maioria das mulheres procura um amor de verdade — poucas estão a fim só de aventuras.

  • 38% dos homens buscam apenas relacionamentos casuais.
  • 39% dos homens querem um relacionamento sério e monogâmico.
  • 66% das mulheres visam encontrar o amor e um relacionamento monogâmico.
  • 5% das mulheres estão dispostas a aventuras passageiras.

Relacionamento fechado ou aberto?

Homem No Espelho - relacionamento homem e mulher

Os homens estão mais dispostos ou curiosos em viver uma relação aberta ou poliamorosa do que as mulheres. Em contrapartida, elas se mostram mais abertas à possibilidade, caso ela apareça.

  • 17% dos homens disseram estar receptivos com certeza a uma relação aberta.
  • 5% das mulheres estão francamente dispostas a isso.
  • 76% das mulheres “talvez” encarassem uma relação aberta.
  • 45% dos homens “talvez” entrariam numa relação aberta.
  • 19% das mulheres “nunca” topariam uma relação aberta.
  • 38% dos homens “nunca” topariam uma relação aberta.

Exclusividade é importante?

Homem No Espelho - relacionamento homem e mulher

Em relação à monogamia no relacionamento, aparentemente os homens são bem mais flexíveis do que as mulheres.

  • 46% dos homens afirmam que a importância do fator “depende do momento e da outra pessoa”.
  • 24% das mulheres pensam da mesma maneira.
  • 42% dos homens afirmam que “só conseguem se enxergar em um relacionamento exclusivo”.
  • 68% das mulheres defendem a exclusividade na relação.

Toparia um relacionamento aberto?

Homem No Espelho - relacionamento homem e mulher

A despeito de possíveis fantasias sobre relações com mais de um(a) parceiro(a), a grande maioria dos entrevistados — 85% das mulheres e 69% dos homens — nunca vivenciou uma relação aberta ou poliamorosa. E as porcentagens ficam próximas quando questionados sobre a razão de serem amantes monogâmicos.

  • 60% das mulheres afirmam ter uma visão “clássica” do que é um relacionamento.
  • 65% dos homens têm o mesmo ponto de vista.

Sair com outras pessoas seria saudável para seu relacionamento?

Homem No Espelho - relacionamento homem e mulher

Nesse ponto sobre a possibilidade de “pular a cerca”, novamente os homens se mostram mais liberais do que as mulheres.

  • 47% dos homens acham que sim, isso pode trazer uma nova perspectiva para o relacionamento.
  • 78% das mulheres acreditam que quebra a confiança que existe entre o casal.

Fotos: Deposit Photos

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

 

1 Comentário

  1. Pode parecer óbvio que relacionamento sério de namoro ou casamento seja a busca pelo conjugal, mas geralmente, surge uma espécie de ignorar a individualidade no que tange a alimentação e vestuário, bem como relações interpessoais que existem além do casamento (por exemplo) como a vida profissional! Qual mulher nunca tenha ouvido ser chamada de “patroa” e qual homem de ter dito dar a palavra final: “Sim, senhora”!Uma das minhas cunhadas ouviu de uma colega da minha irmã, outrora, a pergunta do porque o marido “andava largadao” se era para a mulherada não olhar para ele! E de fato meu irmão tinha um balcão cheio de bons perfumes, em solteiro, as roupas bem escolhidas até quanto a camiseta e calção! Com o casamento se descuidou do “visual” e até do porte físico! Ai chegar a “se anular” a esse ponto! Minha cunhada frente aos fatos notórios nem teve o que comentar!!!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.