Getting your Trinity Audio player ready...
|
Você pode (até deve) mostrar o que conquistou treinando duro em peças que valorizem seus músculos. Mas atenção ao exagero! Veja dicas para ter um guarda-roupa que revela seu corpo – na medida certa.
Por Wilson Weigl
Existe pelo menos uma desvantagem em ser um cara em forma: encontrar roupas que se encaixam em você. As marcas masculinas se esquecem de olhar para os caras musculosos, e os problemas ocorrem não apenas em relação aos tamanhos, caso você seja um cara XL, mas nas proporções. É comum a camisa ficar agarrada aos bíceps, a calça justa demais na coxa, o colarinho estrangular o pescoço.
É claro que você pode – até deve, quem sabe – mostrar aquilo que conquistou pegando pesado na academia e optar por peças que valorizem o corpo, peito, braços, ombros, pernas… Mas na vontade ser admirado (até de forma inconsciente) é alto o risco de errar nas escolhas e cair no exagero. O fato é que é desnecessário tornar mais atraente e chamativo o que já é atraente e chamativo por natureza: seu corpo.
Existe também o fator da desproporção muscular: além da questão da altura – homens musculosos podem ser altos ou baixinhos –, as diferentes atividades físicas influenciam maior desenvolvimento em lugares específicos do corpo. Veteranos da musculação geralmente têm peito, ombros e costas avantajados; jogadores de futebol e ciclistas têm pernas e glúteos pronunciados; nadadores têm costas largas; praticantes de esportes pesados, como rúgbi, podem ser inteiros grandes.
LEIA TAMBÉM
- Dicas de estilo para homens parrudos e acima do peso
- Slim, skinny, regular, loose… Conheça os tipos de jeans masculinos
- Como escolher o modelo perfeito de cueca para você
- Sunga, bermuda, short. Qual combina com seu tipo físico?
- Como escolher a sunga certa para seu corpo
Se você é saradão, ou no mínimo bastante musculoso ou atlético, veja algumas dicas para ter um guarda-roupa que valoriza seu corpo – na medida certa.
Evite camisetas muito justas e decotadas
Peito e braços avantajados são bastante atraentes. Mas é diferente orgulhar de seus músculos e exibi-los como um pavão. Evite modelos muito colados no corpo, em tecidos elásticos, com decotões e mangas muito curtas e justas, que deixam o peito explodindo e os bíceps totalmente à mostra.
Prefira camisetas que sejam justas e deixem seus músculos em evidência, mas de maneira sóbria, não excessiva.
As camisetas com gola em V são opções estilosas, mas não exagere no tamanho do decote, mostrando demais a linha do peitoral.
Aposte nas camisetas polos
As camisetas polos são boas escolhas para os homens fortes, por evidenciarem os músculos nos lugares certos. A modelagem pode ser folgada ou justa e as mangas, geralmente justas, exibem os bíceps na medida.
Não use camisas como o Hulk
As camisas slim fit, mais ajustadas ao corpo, estão na moda e valorizam peito, ombros e braços grandes. Problema é quando são apertadas demais, a ponto de o peitoral quase estourar os botões ou as mangas ficarem agarradas aos bíceps. Deselegante e brega.
Opte pelas camisas slim fit, mas num tamanho que apenas evidencie seus músculos. O tamanho certo marca discretamente braços e peito, sem exagero. Controle o desejo de mostrar que você malha muito e prefira comprar um número maior. O mesmo vale para moletons e jaquetas.
O colarinho da camisa social também pode ser uma área problemática para os musculosos. Na medida certa, deve caber um dedo entre seu pescoço e o colarinho. Ao experimentar uma camisa na loja, nunca se esqueça de fechar o colarinho no provador, para não ter surpresa desagradável na hora de usar gravata.
Atenção ao tamanho da roupa social
Os costumes e ternos slim fit, com paletó e calça bem ajustados ao corpo, são tendência em roupa social. Mas cuidado com o tamanho, para que não fique justo demais. Principalmente se você for baixo ou muito parrudo, prefira os modelos de corte clássico, um pouco mais folgados, tanto no paletó como na calça.
Não importa quanto musculoso você seja, o paletó deve ter o caimento certo nos ombros, nos braços e no abotoamento. Veja abaixo a elegância de dois supermusculosos: Chris Hemsworth e Dwayne Johnson (The Rock).
Também é interessante avaliar se ocasiões formais (casamentos, reuniões ou apresentações em público) são ocasiões apropriadas para exibir músculos.
Evite calças muito justas
O problema dos homens musculosos em relação às calças costuma ser encontrar tamanhos que se ajustem bem tanto nas coxas quanto na cintura. Seja como for, evite os jeans skinny e qualquer tipo de calça excessivamente justa, especialmente em tecidos stretch, elásticos, que marquem demais quadríceps, panturrilhas e bunda.
Caso tenha bunda de jogador de futebol, fuja mesmo das calças justas: parece que você tem a intenção de fazer os outros admirarem seu traseiro, o que não é legal. Deixe que isso aconteça naturalmente.
Opte por jeans com modelagem reta, “tapered” ou clássica, ou mesmo um modelo sim fit na medida certa: que marque as formas com um pouco de folga.
As calças de alfaiataria (que parecem fazer parte de um terno) ou os modelos chino (clique aqui para conhecer) resolvem o problema da desproporção, por terem mais pano na parte superior e serem mais folgadas. Os bolsos faca (laterais) também ajudam a deixar a calça mais confortável e menos colada ao corpo.
Seja o primeiro a comentar