Getting your Trinity Audio player ready...
|
A pele amarela precisa de um trato especial para evitar seus principais problemas: as manchas causadas pelo sol e pela acne e os poros dilatados.
Por Wilson Weigl
Diversidade é também um assunto importante no que se refere à pele. No Brasil, no caso dos homens, muito se fala sobre o cuidados faciais para brancos, pardos e negros, mas pouca atenção se dá aos orientais, que formam um considerável contingente da nossa população.
A pele amarela é mais firme, hidratada e protegida de rugas do que a branca. Em compensação, tem alto risco de ficar manchada por causa do sol e das lesões de acne. Os orientais devem tomar cuidado em dobro com a exposição à radiação solar e usar filtro diariamente no rosto, como você vai ver abaixo.
A principal diferença da pele amarela em relação à branca é a quantidade de melanina, pigmento que dá cor e protege dos danos causados pela radiação solar (envelhecimento precoce, rugas e câncer).
Entretanto, a maior presença de melanina é uma característica importante da pele amarela, mas não a única. Confira abaixo todas as suas particularidades e os cuidados que ela pede para ficar saudável.
Problema número 1: manchas
Orientais são o grupo masculino mais suscetível a apresentar manchas de pele causadas pelo sol, as melanoses. Por isso, no Japão e em outros países asiáticos os filtros solares e cremes são produtos populares entre os homens. Isso se deve à maior produção de melanina (pigmento responsável pela cor da pele). Os orientais devem ter cuidado em dobro com a exposição à radiação solar e também com a depilação.
Por isso, o uso diário do protetor solar facial é obrigatório para quem tem pele amarela. O filtro solar deve ser o mais abrangente possível. Ou seja, tem que oferecer proteção não apenas contra a radiação ultravioleta (UVA e UVB), mas também contra a luz visível e os raios infravermelhos.
Caso você tenha notado o surgimento das primeiras manchas de coloração castanha, comece a usar diariamente um creme hidratante com ação clareadora.
Mais defesa contra rugas
A pele amarela produz mais colágeno (proteína que dá sustentação à pele) do que a branca e, por isso, costuma ser mais firme e protegida do surgimento de rugas e linhas de expressão. Por isso a gente vê os velhinhos e velhinhas orientais com a pele tão boa.
Mas ao tomar sol precisam se proteger tanto quanto os brancos para evitar rugas e câncer. Uma boa opção é gastar um pouco mais e escolher um filtro solar de boa qualidade que também tenha ação hidratante. Assim você mata dois coelhos de uma só vez. Opte por um produto com FPS 30 e aplique pela manhã e à tarde.
Outro problema: hiperpigmentação
Os orientais também são mais propensos a ter a chamada hiperpigmentação pós-inflamatória. Trata-se de manchas que aparecem como reação da pele à qualquer tipo de inflamação, como acne, dermatite ou algum tipo de lesão. Isso ocorre devido à maior produção de melanina na área afetada, que resulta no surgimento de manchas castanhas, rosadas ou avermelhadas.
Para diminuir essa reação inflamatória, podem ser usados dermocosméticos clareadores que contenham arbutin, ácido glicólico, ácido retinóico ou vitamina C. O correto, porém, é consultar um dermatologista, para ter certeza de usar um cosmético adequado.
Luz pulsada, laser e peeling químico também diminuem esse tipo de manchas, mas orientais devem tomar cuidado em dobro com procedimentos feitos em clínicas de estética ou dermatologia , justamente por causa da tendência à reação inflamatória a agressões externas.
Por fim, os poros dilatados
Os poros que parecem buracos são típicos problemas masculinos. É que a pele do homem produz bastante sebo e queratina (o que provoca o espessamento que a torna mais grossa do que a da mulher). Esse acúmulo obstrui os poros, dificultando a eliminação da oleosidade e provocando a dilatação.
Para atenuar os poros dilatados, faça esfoliação no rosto uma ou duas vezes por semana, usando um produto de qualidade. O esfoliante elimina células mortas da pele e faz uma limpeza profunda que retira sujeira e oleosidade que obstruem os poros.
Se você ainda não sabe qual é o trato diário que todo homem deve dar à pele do rosto (limpeza, hidratação, esfoliação e fotoproteção), clique aqui para ler o post.
Seja o primeiro a comentar