Getting your Trinity Audio player ready...
|
A regra número 1 ao criar seu perfil é procurar se destacar. Existem milhares de outros caras na competição buscando o mesmo que você. Se conseguir mostrar que é diferente, único, original, tem tudo para atrair a atenção.
Por Wilson Weigl
Criar um perfil num aplicativo de encontros virou uma ciência, uma arte. Com a popularidade dos apps, a concorrência é enorme. Você precisa saber vender seu peixe e fazer o marketing pessoal da melhor maneira possível. Tanto faz se procura mulheres ou homens, sexo casual ou namoro sério.
A regra número 1 a levar em conta ao criar seu perfil é procurar se destacar. Existem milhares de outros caras na competição buscando o mesmo que você. Se conseguir mostrar que é diferente, único, original, tem tudo para atrair a atenção.
Se a intenção for engatar um futuro relacionamento, e não apenas uma transa ocasional, a elaboração do perfil precisa ser ainda mais cuidadosa, para atrair o exato tipo de pessoa que tem chance de compartilhar seus gostos, interesses, visão de mundo e estilo de vida.
O aplicativo é apenas o ponto de partida para um encontro ao vivo. Quanto mais verdadeiro e sincero for seu perfil, menores as chances de decepções na vida real. Capriche nas fotos e na bio (o espaço do perfil reservado para a descrição do usuário).
Confira algumas dicas de como criar um perfil matador nos aplicativos de encontros.
Objetivo: sexo ou namoro?
Mesmo o melhor marinheiro se perde no mar sem uma bússola. Qual seu propósito no aplicativo? Fotos e descrição devem deixar clara sua meta. Se quer namorar, a propaganda pessoal deve ser atrativa para quem busca relacionamento. Se quer fazer sexo casual, o perfil pode ser mais ousado, capaz de capturar a atenção do tipo de pessoas que não querem compromisso.
Se busca relacionamento sério, não poste fotos na balada ou cercado de amigos. Muitos caras postam fotos com um copo de birita na mão e acabam só atraindo a(o)s festeira(o)s.
Se busca sexo casual, seu perfil deve deixar essa intenção clara e explícita. Não poste fotos segurando seu sobrinho bebê no colo. Ou com seu cachorro ou gato. Aposte no seu potencial de atração sexual, sem ser vulgar.
Capriche na foto principal
A foto inicial deve ser matadora: atraente, com boa iluminação e definição. Capriche na luz e no ângulo. E só fotos recentes, por favor. Não use fotos antigas, mesmo que goste delas.
Essa primeira foto deve dar uma visão clara de sua aparência, porque ninguém gosta de surpresas ao vivo. Ninguém precisa ser bonito ou fotogênico: basta mostrar como realmente é.
Na primeira foto, use um close do rosto ou de meio corpo (mas não sem camisa, como você vai ver mais abaixo).
Use filtros para disfarçar olheiras, espinhas ou melhorar a pele. Mas não exagere no efeito para não deixar o visual artificial. Use recursos de brilho, contraste e saturação para melhorar as imagens.
As fotos seguintes
Fotos de corpo inteiro não são obrigatórias, mas é recomendável ter uma foto até a cintura, que mostre seu tipo físico, seja musculoso, magro ou acima do peso. Não se sinta constrangido se não estiver com o corpo em dia – tem pra todo mundo! Sempre há quem prefira gordinhos, magrinhos, barrigudos… Mostre-se sem receio. Nem todas as pessoas buscam um homem sarado, do tipo que os padrões de beleza nos enfiam goela abaixo.
Nas fotos seguintes dê pistas de seu estilo (até de se vestir, porque as pessoas se ligam nisso), seus gostos e hobbies. Poste fotos atrativas, de viagens, fazendo esporte, escalando uma montanha, tocando um instrumento musical, lendo um livro, não importa. As imagens devem dar dicas de sua personalidade e transmitir exatamente a imagem pessoal que você deseja.
Evite foto sem camisa
Se você busca relacionamento com uma mulher, não poste foto sem camisa. Segundo pesquisas, 25% das mulheres rejeitam perfis de homens com fotos de peito nu, por considerá-los narcisistas e imaturos. Caso sua busca for por um homem, a coisa pode mudar, porque grande parte dos gays valoriza atributos físicos.
Sério ou sorridente?
Postar uma foto sorridente ou sério é sempre uma questão interessante. Por um lado o sorriso projeta uma imagem relaxada e amigável, mas um homem sério também atrai atenção. Problema é que muitos homens acham que cara de machão, bad boy, cafajeste, passa uma imagem verdadeiramente máscula. Erro grave!
Uma foto sorridente tirada por outra pessoa é sempre preferível do que uma selfie pouco natural.
Maneire nas selfies
Os entendidos em Tinder e outros aplicativos de encontros sugerem postar só uma selfie. Excesso de selfies pode dar a impressão de que você é um cara narcisista e egocêntrico. O efeito é quase o mesmo da foto sem camisa (veja acima), que as mulheres entendem como sinônimo de imaturidade num homem. Escolha fotos naturais, tiradas por outras pessoas – se precisar peça para os amigos darem uma mão.
Mostre-se abertamente
Você está num aplicativo de relacionamento, então se expor é natural. Se você procura um relacionamento real, mostre como é e descreva-se da maneira mais honesta possível. Fotos pouco nítidas e bios misteriosas passam a impressão de que você é comprometido e só está querendo pular a cerca. Rejeição na certa.
Seja verdadeiro. A primeira e mais importante regra é ser você mesmo. Encontrar uma pessoa ao vivo e constatar que ela é muito diferente do perfil é certeza de transformar o encontro num fiasco.
Capriche no texto
Na bio, procure dar a melhor visão geral sobre sua personalidade, mas guarde alguma informação que desperte a vontade de saber mais sobre você. Manter um pouco de mistério é sempre intrigante e desperta a curiosidade. Mas nada de soar secreto ou enigmático: vai parecer que você esconde algo grave.
Atenção à gramática e à pontuação. Textos mal escritos, com erros de português, são uma das principais causas de rejeição. Em um estudo, 65% das mulheres afirmaram que jamais se encontrariam com um homens de gramática incorreta.
Bom humor é um superatrativo. Um homem com senso de humor é irresistível para a maioria das pessoas, mulheres ou homens. Só tenha cuidado porque o que é engraçado para você pode soar ofensivo ou grosseiro para outras pessoas.
Pode ser interessante descrever sua personalidade com adjetivos que ofereçam boas pistas do seu jeito de ser – por exemplo, “aventureiro”, “nerd””, “tímido”, “amante da velocidade” e por aí vai.
Não seja genérico
Ao se descrever, evite a lista clássica sobre sobre música, festas, amigos, família, comida e viagens, assuntos que não fazem você se destacar na multidão de perfis que batem nessas mesmas teclas. No texto, evite informações genéricas como “adoro viajar” (todo mundo gosta), “adoro boa comida” (ninguém gosta de comida ruim), “amo música” (quem não ouve música?).
Em vez disso, ao falar de seu gosto musical descreva-se como “pagodeiro”, “roqueiro” ou algo específico. Quer falar de comida? Descreva suas preferências, tipo “adoro pizza e comida japonesa”. É bem mais direto.
Link seu Instagram
Coloque o link para seu perfil no Instagram, que é hoje a mais importante mídia social. Ele também é uma boa alternativa para contornar o limite de fotos do perfil no aplicativo de encontros. A pessoa vai ter chance de ver mais como você é fisicamente e, também, saber mais como é seu estilo de vida.
Foto: Deposit Photos
Seja o primeiro a comentar