Getting your Trinity Audio player ready...
|
Nenhum xadrez é só xadrez: existe o madras, o buffalo, o tartan, o vichy e vários outros. Conheça os padrões e aumente seu repertório de estilo.
Por Wilson Weigl
Camisa xadrez é um clássico da moda masculina. É uma peça curinga que combina com tudo, jeans, calça de sarja, de alfaiataria, bermuda. Mas nenhum xadrez é só xadrez, um desenho formado por quadrados. Existem os xadrezes madras, tartan, vichy e vários outros. Todos surgidos há décadas e originários de vários países, como Escócia, Índia e França.
Na moda masculina, quando se fala em xadrez logo se pensa na camisa. Ter umas duas no guarda-roupa é a opção esperta para quando a gente não sabe bem o que vestir, mas quer ficar estiloso. Basta combinar com jeans ou calça de sarja e pronto!
Quando o tempo dá uma esfriada, porém, as marcas masculinas lançam uma infinidade de opções de mangas compridas. É a época em que fica bacana demais usar camisa xadrez sob a jaqueta jeans, a jaqueta de couro ou mesmo com paletó, para dentro da calça, ou bem casual.
Existe uma regra de ouro para escolher o tamanho do xadrez de acordo com seu tipo físico.
- Xadrez grande engorda e alarga a silhueta: é perfeito para caras magros e altos.
- Padrões miúdos são ideais para quem é gordinho ou baixinho.
Conheça abaixo cada um dos tipos mais de xadrezes mais usados na moda masculina, para aumentar seu conhecimento e seu repertório de estilo.
Buffalo
Esse tipo de xadrez tem quadrados bem grandes, do mesmo tamanho. Ele é inspirado pela roupa dos lenhadores dos Estados Unidos e Canadá virou febre nos anos 1990 no auge do rock grunge, cujo ícone foi Kurt Cobain, do Nirvana. Na época a camisa era usada sobre camiseta e para fora da calça (um jeito que fica bom até hoje).
O Buffalo é o xadrez característico das camisas de flanela. Mas aparece em camisas de todos os tecidos.
Vermelho e preto são as cores clássicas do xadrez buffalo
Mas existem opções de buffalo em várias outras cores além do vermelho e preto clássico.
Madras
Madras era o antigo nome da cidade de Chennai, na Índia, e originalmente batizava um tipo de tecido fabricado lá (um pano de algodão bem leve com textura de pequenas rugas). Mas hoje o madras aparece em todo tipo de tecido de algodão. O padrão consiste num mix de quadrados e listras de cores bem variadas.
O madras é um dos tipos de xadrezes mais usados na moda masculina, apesar de que pouca gente conhece suas raízes indianas.
Também é o padrão mais colorido e vibrante entre os vários tipos de xadrezes. Geralmente junta várias cores, mais chamativas do que as usadas nos outros padrões.
Tartan
Um dos tipos de xadrez mais conhecidos e populares, remete às saias masculinas “kilt” usadas pelos clãs da antiga Escócia, que se diferenciavam entre si pelo padrão do xadrez. O tartan se caracteriza pela combinação de várias cores e linhas de diversas larguras.
O estilo de tartan mais tradicional combina vermelho, branco e preto (ou azul marinho) e, ainda, verde escuro.
Mas há estilos de tartan em uma infinidade de cores. E por ser um padrão visualmente atraente, dispensa maiores complementos.
A grife inglesa Burberry patenteou um padrão exclusivo, nas cores bege, branco, preto e vermelho, característico dos famosos sobretudos (trench coats) da marca, mas usado também em camisas e cachecóis.
Tattersall
Outro estilo de xadrez muito usado na moda masculina, surgiu no século 18 na Grã-Bretanha inspirado nas selas de cavalos (Tattersall era o nome de um leiloeiro de puros-sangues da época). O padrão se refere ao tipo de xadrez que junta linhas finas horizontais e verticais de cores diferentes formando quadrados sobre um fundo de cor contrastante.
Esse padrão de xadrez aparece em infinitas variações de cores, com quadros de um mesmo tamanho ou diferentes larguras e alturas.
O tattersall é um tipo de xadrez que combina com todos os estilos de looks, formais ou casuais, e é bastante usado em camisas de manga curta.
Windowpane
O nome já sugere o desenho, que lembra o vidro de uma janela: quadros formados por linhas sobre um fundo de cor contrastante.
O windowpane aparece em uma infinidade de variações, sempre com os quadrados de um mesmo tamanho.
As linhas que formam os quadrados podem ser finas ou largas. A principal característica é o padrão regular dos quadros.
Vichy
É conhecido como padrão “toalha de mesa” ou “de piquenique”, mas seu nome vem da cidade de Vichy, na França, famosa por produzir esse tipo de tecido. Os quadros são bem regulares, do mesmo tamanho.
As cores mais tradicionais do xadrez vichy são azul, vermelho, verde e preto, sobre fundo branco.
Príncipe de Gales
Outro padrão xadrez herdado da aristocracia inglesa. Para algumas fontes, o nome homenageia Edward VII, rei da Inglaterra no começo do século 20; para outras fontes, foi batizado por causa de seu filho, Edward VIII (ele abdicou do trono para casar com um plebeia). Ambos eram príncipes do País de Gales. Os quadrados são formados por linhas que se cruzam formando o desenho característico.
É um dos tipos de xadrez mais discretos. Sua combinação de cores clássica junta branco, preto e cinza.
Seja o primeiro a comentar