Getting your Trinity Audio player ready...
|
A principal função do tônico é fazer uma limpeza profunda na pele melhor do que a do sabonete, ajudando a controlar e diminuir acne e oleosidade do rosto.
Por Wilson Weigl
Fotos: Deposit Photos
Tônico facial faz parte do dia-a-dia das mulheres, mas a gente conta nos dedos os homens que usam. A galera masculina desconhece seus benefícios ou o enxerga como “frescura” que compromete a macheza. Pois eu digo que a diferença entre usar tônico ou não usar tônico pode ser exatamente a diferença entre manter a pele do rosto saudável ou tê-la oleosa, irritada, com cravos e espinhas.
Afinal, para que serve o dito cujo? Sua principal função é “tonificar” a pele do rosto, e o verbo significa “fortalecer e dar vigor”. Sua principal função é fazer uma limpeza profunda na pele que o sabonete não consegue fazer, desobstruindo os poros e ajudando a controlar a acne e o excesso de oleosidade e brilho. Dependendo da fórmula e da qualidade da marca, também hidrata a pele (mesmo antes de passar hidratante) e tem ação anti-inflamatória, calmante e cicatrizante. Por isso, é especialmente indicado para quem sofre com cravos e espinhas.
Mas como ele age no rosto? Deixando o pH da pele mais próximo ao natural, depois da limpeza com sabonete. E o que é o tal ph? Vamos lá: a camada exterior da pele funciona como um escudo protetor, constantemente atacado por poluição, mudanças de temperatura, bactérias e fungos que causam alergias, irritações e coceira. Manter o o nível ideal de acidez da pele, medido pelo Potencial Hidrogeniônico (pH) é uma das condições para fortalecer suas defesas.
LEIA TAMBÉM
- O guia completo do creme facial para homens
- O guia completo do hidratante facial masculino
- 30 anos: hora de começar a cuidar mais da pele
- Como agem as substâncias dos cremes masculinos?
- Poros dilatados: esse também é um problema de homem
O pH natural da pele é mais para o ácido, mas quando sobe para alcalino, o grau de proteção da epiderme diminui e a pele fica propensa a problemas como acne, excesso de sensibilidade e envelhecimento precoce. Quando lavamos a pele ela fica muito alcalinizada, pois o sabonete possui pH muito básico. Usando em seguida o tônico, normalizamos o pH, tornando-o mais parecido com o natural.
Para muitos homens, adotar o tônico na sua rotina de cuidados resolveria metade dos problemas com a pele do rosto, como excesso de brilho e oleosidade, espinhas, cravos. Se interessou? Então confira as principais perguntas sobre o uso do produto.
Por que usar o tônico mesmo após ter lavado o rosto?
Só água e sabonete não limpam completamente a pele e deixam impurezas que se acumulam na superfície e nos poros. O tônico faz uma limpeza profunda que remove sujeira, poluentes, resíduos de sabonete, gordura e suor acumulados nos poros.
Quando e como usar o tônico facial?
Depois de lavar rosto e pescoço com sabonete, o tônico facial deve ser aplicado com um algodão, em movimentos circulares. Em geral, usa-se uma ou duas vezes por dia, de manhã e à noite. Os tônicos mais suaves, à base de água e sem álcool, podem ser aplicados também em volta dos olhos.
Um creme fica mais potente depois do uso do tônico?
Sim, pois o fato de a pele estar completamente limpa e com os poros desobstruídos potencializa a capacidade do tecido de absorver os princípios ativos presentes nos cosméticos que, assim, ficam mais eficazes.
Como escolher o tônico certo para cada tipo de pele?
A escolha do tônico ideal depende do tipo e das necessidades da pele. Quem tem pele oleosa deve usar tônicos com ação adstringente, ou seja, com ação de controle da oleosidade específica para pele mista, oleosa ou acneica. O teor de álcool deve ser baixo, porém, para evitar ressecamento ou o efeito rebote, que é a produção excessiva de óleo pelas glândulas na tentativa de compensar a agressão química sofrida pela pele. Já quem tem pele seca ou normal deve optar por tônicos completamente sem álcool, que não retirem a oleosidade natural da pele e que, de preferência, contenham ativos que ajudem a hidratar.
Se você conhece qual é seu tipo de pele, ótimo. Basta procurar um tônico com as características descritas acima (não tenha receio de consultar a vendedora da farmácia ou da perfumaria). Se não sabe como é sua pele, o ideal é procurar um dermatologista, que vai indicar o melhor produto para você.
Veja abaixo algumas sugestões de tônicos faciais facilmente encontrados em farmácias e lojas online.
HOMEM NO ESPELHO INDICA:
Tônico Adstringente Antiacne Vichy Normaderm
Para peles oleosas com tendência a acne, desobstrui os poros e diminui a oleosidade e a vermelhidão do rosto. Tem textura leve e fresca, limpando e suavizando a pele profundamente (200 ml). Para pesquisar preços e comprar na Amazon, clique aqui.
Tônico Adstringente Bioage
Esse fluido adstringente promove limpeza profunda da pele, com 24 horas de ação antimicrobiana que ajuda a diminuir a acne, controla a oleosidade e equilibra o pH. Para pesquisar preços e comprar na Amazon, clique aqui.
Tônico Adstringente Nivea Acne Control
Como o nome já diz, ajuda a controlar e diminuir a acne, o excesso de brilho e oleosidade da pele do rosto. Remove as impurezas, limpando e desobstruindo os poros (200 ml). Para pesquisar preços e comprar na Amazon, clique aqui.
Ágia Micelar Neutrogena Purified Skin
Sem álcool, limpa e purifica a pele, reduz a oleosidade e desobstrui poros, contribuindo para a prevenção de cravos e espinhas (200 ml). Para pesquisar preços e comprar na Amazon, clique aqui.
Seja o primeiro a comentar