Getting your Trinity Audio player ready...
|
Saiba a razão da melação e aprenda também como funciona o corpo masculino na hora da excitação, da ereção, da relação sexual e do orgasmo.
Por Wilson Weigl
Fotos: Deposit Photos
Sabe por que o pênis fica melado quando estamos excitados? Então confira a resposta para essa dúvida e veja também outros fatos sobre como funciona o corpo masculino no sexo.
LEIA TAMBÉM
- Masturbação sem culpa, só prazer
- Por que temos ereção de manhã?
- 7 curiosidades sobre sexo e o corpo do homem
- Quantas vezes dá para fazer sexo em seguida?
- O que sua posição sexual preferida revela sobre você
Por que se fica melado quando excitado?
No corpo nada é por acaso. O fluido produzido pelas glândulas de Cowper durante a excitação age como lubrificante (para a penetração na vagina ou no ânus). E por ser alcalino, neutraliza o ambiente ácido de urina na uretra, que danifica os espermatozoides, para garantir que cheguem saudáveis ao óvulo.
Por que temos ereção fora de hora?
As ereções involuntárias, que ocorrem de dia, durante o sono ou ao acordar (leia aqui o post sobre ereções matinais) são de extrema importância para a saúde sexual do homem, pois indicam que todo o sistema que faz o pênis endurecer está funcionando corretamente.
Como o pênis fica duro?
Quando há um estímulo visual, mental ou físico, o cérebro ordena o relaxamento dos músculos dentro dos corpos cavernosos (cilindros internos do pênis). As artérias penianas se dilatam para receber mais sangue (o volume de sangue no pênis chega a ficar até 8 vezes maior do que o normal). O sangue fica então represado, mantendo o membro duro. Depois da ejaculação, o sistema esvazia e o pênis volta a ficar flácido.
Por que o orgasmo é uma explosão de prazer?
No gozo, o sistema nervoso envia mensagens de prazer para o cérebro que geram sensação de euforia. Há liberação de serotonina (produzida pelo cérebro), que leva à sensação de relaxamento, felicidade e tranquilidade após o orgasmo. Na ejaculação, contrações dos músculos pélvicos, localizados entre o pênis e o ânus, ajudam a expulsar o esperma. Orgasmos intensos podem também desencadear espasmos musculares com estremecimento de outras partes do corpo.
Masturbação faz bem
A masturbação faz bem para a saúde sexual (por fazer trabalhar os órgãos envolvidos na ereção e na produção de esperma). E colabora com a saúde mental, por aliviar a tensão e o estresse. Estudos médicos também apontam que ejacular com frequência melhora a imunidade e ajuda a prevenir o câncer de próstata.
Muitos homens se preocupam com sua frequência de masturbação, se fazem demais ou de menos. Não existe uma medida de masturbação sobre quantas vezes um homem deve se masturbar por dia, semana ou mês. A preferência varia segundo idade, libido, status de relacionamento e outros fatores. Não é quantas vezes você se masturba por semana (ou por dia) que realmente importa: é como a masturbação se encaixa na sua vida.
O álcool atrapalha a ereção
Uma bebidinha descontrai e relaxa para transar. Mas quando se bebe mais e mais, essa ação relaxante se torna depressiva do sistema nervoso e afeta o mecanismo da ereção. Por isso bêbados têm dificuldade de chegar lá.
Álcool em excesso não apenas provoca apenas broxadas episódicas como também contribui a médio e longo prazo para a disfunção erétil, por causa do comprometimento da saúde de modo geral.
Cigarro causa disfunção erétil
Aquela foto medonha do maço é pura verdade! O cigarro detona a saúde de todos os jeitos, mas há também uma relação direta do tabagismo com a dificuldade de ereção. Nicotina e outras inúmeras substâncias nocivas entopem e endurecem as artérias, inibindo o fluxo do sangue que endurece o pênis. Segundo estudos, fumantes são 50% mais propensos à disfunção erétil do que não fumantes.
Seja o primeiro a comentar