Getting your Trinity Audio player ready...
|
Seu melhor amigo merece higiene cuidadosa, no banho, depois do sexo, antes e depois de urinar. Assim você evita doenças, infecções e mau cheiro.
Por Wilson Weigl
Fotos: Deposit Photos
A gente tem certeza de que você é um cara limpinho. Lava as mãos depois de urinar, ensaboa direito o pênis no banho, certo? Mas os cuidados com seu melhor amigo devem ir além: é preciso caprichar na limpeza não só durante o banho, mas também depois do sexo e ao urinar.
A forma como os homens usam o banheiro é prática, por não precisarem sentar no vaso, mas é muitas vezes motivo para um erro de higiene. Que é não enxugar o pênis, só dar umas balançadas, pois o acúmulo de urina e secreções pode causar infecções por fungos e bactérias.
Limpeza no capricho, só com água e sabonete, afasta o risco de várias doenças, desde banais, como a balanite, quanto graves, como algumas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e até o câncer de pênis. E também melhora condições como mau cheiro no pênis.
Higiene incorreta é a principal causa do câncer de pênis, que pode levar à amputação! Apesar de relativamente raro, ele afeta milhares de homens no Brasil (representa 2% dos casos de câncer). Sua principal causa é o acúmulo de esmegma, substância branca e pastosa formada por gordura e células da pele. Por isso é fundamental caprichar na limpeza.
LEIA TAMBÉM
- Masturbação sem vergonha: como desfrutar ao máximo o prazer
- Por que temos ereção de manhã?
- 7 curiosidades sobre sexo e o corpo do homem
- Quantas vezes dá para fazer sexo em seguida?
- Sexo casual: você sabe as regras da transa sem compromisso?
Veja abaixo os principais cuidados para ter o nosso amigão sempre funcionando bem, saudável e higiênico.
Lave as mãos ANTES de urinar
Na verdade, é igualmente importante lavar as mãos antes da micção, quando se vai manipular o pênis, e depois. As mãos carregam micróbios que provocam doenças e, se estiverem sujas, não devem entrar em contato com o pênis.
As maçanetas de banheiros coletivos (do trabalho e dos bares e baladas, por exemplo), o volante do carro e até os pesos da academia são lugares que podem hospedar bactérias e microorganismos perigosos.
Lave as mãos com água e sabão antes de tocar no pênis e, depois de urinar, lave novamente.
Enxugue depois de urinar
O certo é enxugar o pênis com papel higiênico depois de urinar, não só dar as balançadas de praxe. O papel absorve os últimos pingos de urina residual, deixando a cueca mais limpa, e a sensação de conforto e higiene é muito maior.
Ponha a cabeça pra fora no banho
Muitos homens lavam o pênis de forma errada durante o banho. Deve-se expor completamente a glande (a cabeça) embaixo do chuveiro. O jeito correto é puxar e esticar a pele (o prepúcio) para a glande aparecer completamente. Então, ensaboe bem e e seque antes de vestir a cueca. O acúmulo de água contribui para a proliferação de fungos.
Deixe o pênis tomar ar sempre que der
Fungos e bactérias se proliferam em lugares úmidos, quentes e abafados como a cabeça do pênis coberta pela pele. Isso pode causar uma inflamação comum da cabeça e pele do pênis, a balanite, com sintomas de ardor, dor, vermelhidão e coceira.
Enxugue bem o pênis após o banho e seque antes de vestir a cueca. Se for preciso, apele até para o secador!
Depois do sexo, lavou, tá novo
É importante lavar o pênis após as relações sexuais, retirando restos de esperma, secreções ou lubrificante. A higiene íntima depois do sexo diminui as chances de infecções. O lava-rápido deve ser feito com água e sabonete. Caso não vá tomar banho completo, use o chuveirinho.
No caso do sexo anal, o parceiro que penetra o ânus sem camisinha pode contrair infecção urinária. Uma infinidade de bactérias fazem parte da microbiota natural do intestino e podem passar do reto para o pênis através da uretra e daí chegar ao sistema urinário. A limpeza com água e sabonete mata grande parte dessas bactérias.
Apare os pelos em excesso
Os pelos funcionam como proteção da região íntima, mas é bom aparar um pouco e retirar o excesso da mata. Além de ficar mais estético (tanto as mulheres como os homens curtem a pelagem bem tratada), evita acúmulo de suor que pode provocar mau cheiro.
Quem depila as partes baixas também precisa tomar cuidado. A depilação completa causa microlesões na superfície da pele que podem causar inflamações e infecções.
Cueca sem aperto
Esquerda, direita, para cima: não existe uma posição ideal para guardar o pênis. Cada um escolhe a que lhe convém. Mas fique atento ao tipo de tecido e ao modelo da cueca. O algodão, ao contrário dos tecidos sintéticos, deixa a pele respirar e evita infecções causadas por fungos que se proliferam no suor e nos ambientes úmidos.
Estudos apontam que cuecas muito apertadas também podem prejudicar a qualidade do esperma, devido ao aumento da temperatura dos testículos. Isso pode ser mau para quem quer engravidar a parceira. Portanto, nada de espremer as bolas numa cueca justa só para parecer sexy na hora de baixar a calça.
Resolva a fimose
Se você não consegue expor a cabeça do pênis ao puxar a pele, tem fimose. Esse estreitamento na abertura da pele (prepúcio) dificulta a higiene do pênis e causa desconforto durante o ato sexual. Também predispõe a infecções causadas pelo acúmulo de esmegma (até a palavra é feia), secreção esbranquiçada composta por bactérias, células mortas da pele e muco genital.
Muitos homens conseguem “libertar” a cabeça do pênis com exercícios (que muitos pais começam a fazer cedo nos bebês meninos). Para alguns caras, porém, a solução é a cirurgia de retirada do prepúcio. É um procedimento rápido, feito em ambulatório, sem necessidade de internação em hospital.
Seja o primeiro a comentar