Perfumes fougères, orientais, amadeirados… Entenda as diferenças

Conheça os tipos de fragrâncias masculinas — cítricas, amadeiradas, aquáticas, fougères, orientais — e identifique as que mais gosta e são ideais para cada ocasião.

Homem No Espelho - tipos de perfumes masculinos - cítricos - amadeirados -fougeres - aquáticos -orientais

Por Wilson Weigl

Fotos: Deposit Photos

Gostar do cheiro de um perfume é algo muito pessoal. Mas quando se vai mais fundo no universo dos cheiros e se aprende quais são os diferentes tipos de fragrâncias fica mais fácil identificar aquelas de que se gosta, identificar os novos perfumes e saber quais são ideais para cada ocasião. É o mesmo que acontece com apreciadores de vinhos: quanto mais se conhece, mais tranquilo escolher os melhores.

As fragrâncias se classificam em categorias que se chamam famílias olfativas. Depois de ler este post, você vai entender porque uma fragrância é “cítrica” (bom, essa é fácil), outra “amadeirada” (fácil também), outra “aquática”, “fougère” ou “oriental” (agora complicou). Quando as principais notas de um perfume são parecidas com outro, ambos pertencem à mesma família.

Homem No Espelho - tipos de perfumes masculinos - cítricos - amadeirados -fougeres - aquáticos -orientais

A tarefa não é tão simples, porque a divisão em famílias é um pouco mais complicada, porque existem subcategorias. Cada perfume combina diversos componentes (notas) e um só perfume pode conter até 50 notas diferentes, que interagem para formar seu cheiro. Assim, um perfume “cítrico”, com presença marcante de notas de laranja, tangerina ou limão, quando tem fundo de notas de madeiras torna-se um “cítrico amadeirado”. Deu para entender?

As notas determinam as famílias dos perfumes

A classificação em famílias leva em conta que cada uma das 3 partes que formam todo perfume cabeça, coração e fundo é composta de várias notas. Quando se aplica um perfume, o cheiro vai mudando ao longo do tempo: todos têm um cheiro inicial, outro um pouco diferente meia hora depois e ainda outro que permanece na pele.

As notas que compõem um perfume são divididas e batizadas em três grupos na chamada Pirâmide Olfativa:

Notas de cabeça ou saída: leves e de evaporação rápida, formam o cheiro que se sente imediatamente depois passar o perfume.

Notas de coração ou corpo: se manifestam após a dissipação das notas de cabeça e têm evaporação mais lenta.

Notas de fundo ou base: menos voláteis, têm fixação mais intensa e permanecem o tempo todo que a fragrância dura no corpo.

Homem No Espelho - tipos de perfumes masculinos - pirâmide olfativa

Raramente um perfume é só “cítrico” ou “amadeirado” ou “aquático” por causa da combinação de várias notas, o que quase sempre os torna “híbridos” de duas famílias (cítricos aromáticos, orientais amadeirados etc). Uma fragrância inicialmente cítrica depois se torna mais aromática, por exemplo.

A indústria de perfumaria utiliza mais de 3.000 notas e a arte dos perfumistas que criam as fragrâncias (chamados de “narizes”) é saber fazer as combinações. As marcas escondem a sete chaves a fórmula de suas criações — muitas são guardadas em cofres, como segredos de estado, mas muitos perfumes famosos são “decifrados” e copiados.

Antigamente todos os ingredientes eram obtidos apenas de fontes naturais plantas, resinas e, em menor escala, animais —, porém ultimamente muitas notas, como o almíscar, foram substituídas por similares sintéticos não agressivos com a natureza. Também foram criadas notas sintéticas que evocam cheiros de mar, chuva, brisa e mata, entre outras.

LEIA TAMBÉM

Homem No Espelho - tipos de perfumes masculinos

 

As famílias dos perfumes masculinos

São cinco as principais famílias dos perfumes masculinos — cítrica, amadeirada, aquática, fougère e oriental. Existem, porém, outras categorias determinadas por notas que podem entrar na composição dos perfumes. São a floral, (com notas obtidas de uma infinidade de flores, mas mais comum nos perfumes femininos), a frutal (com notas de todas as frutas que se possa imaginar) e a gourmand (derivada de gula, em francês, com notas quentes e doces, como chocolate).

Perfumes cítricos

Como o nome já diz, em sua composição predominam notas de frutas como laranja, limão, lima e bergamota e suas cascas e folhas. São geralmente perfumes bem refrescantes, ideais para o clima quente, que podem ser usados a qualquer momento do dia ou da noite. Grande parte dos perfumes masculinos tem notas cítricas que se manifestam ao aplicar o perfume e logo desaparecem. Os tipos mais refrescantes levam notas dos perfumes aromáticos, como menta, alecrim e lavanda.

Homem No Espelho - tipos de perfume masculinos - cítricos

Notas cítricas: laranja, limão taiti, limão siciliano, limão cravo, lima da pérsia, tangerina, bergamota, grapefruit.

Perfumes amadeirados

A família amadeirada é masculina por excelência, pois essas notas sempre estão presentes nos perfumes para homens, principalmente no fundo, o cheiro que permanece no corpo. Há muito poucas fragrâncias que não têm pelo menos uma nota amadeirada em sua composição. Elas podem ser quentes e intensas, como sândalo, ou secas e frias, como cedro e vetiver. Muitos perfumes predominantemente amadeirados contêm outras notas apreciadas pelos homens, como tabaco e couro. Para ganhar leveza e frescor, os amadeirados ganham adição de notas aromáticas, aquáticas e cítricas.

Homem No Espelho - Homem No Espelho - tipos de perfume masculinos - amadeirados

Notas amadeiradas: pinho, eucalipto, vetiver, cedro, sândalo, patchuli, cipreste, ébano, guiaco, musgo de carvalho, cumarina, benjoim, bambu.

Perfumes aquáticos

São geralmente leves, esportivos e revigorantes, bons para serem usados a qualquer momento. Contêm notas de ervas, de folhas verdes, que remetem a matas e campos, de ingredientes marinhos e notas sintéticas que remetem aos cheiros de maresia, orvalho e brisa, por exemplo.

Homem No Espelho - Homem No Espelho - tipos de perfume masculinos - aquáticos

Notas aquáticas: melancia, pepino, chá verde, chá preto, chá branco, folha de figo, sálvia, alecrim, lírio, algas, orvalho, maresia, brisa.

Perfumes aromáticos e fougères

São fragrâncias frescas e leves, com notas verdes de folhas e temperos.”Fougère”, que em francês significa samambaia, tornou-se a principal subcategoria dos aromáticos. O nome vem de uma criação pioneira, o perfume Fougère Royale, de Houbigant, lançado em 1882 com enorme sucesso. Ousado para a época, inspirou muitas outras pessoas a criarem fragrâncias diferentes usando as mesmas notas: juntava lavanda, musgo de carvalho, gerânio, bergamota e patchuli num cheiro fresco e aromático. O perfume eternizou uma direção olfativa fresca e viril, bastante apreciada pelos homens e que agrada a muitas mulheres.

Homem No Espelho - Homem No Espelho - tipos de perfume masculinos - fougeres

Notas aromáticas: lavanda, sálvia, alecrim, cominho, menta, gerânio, musgo de carvalho, gengibre, cedro, patchuli, âmbar.

Perfumes orientais

As composições dessa família vieram do Oriente e se difundiram por todo o mundo, que se encantou com o toque exótico dos perfumes envolventes e sedutores, que levam notas de resinas, especiarias, flores raras, doces e madeiras nobres. São geralmente perfumes intensos e sofisticados, ideais para uso noturno.

Homem No Espelho - Homem No Espelho - tipos de perfume masculinos - orientais

Notas orientais: canela, cravo, baunilha, almíscar, âmbar, chocolate, incenso, mirra, noz-moscada, pimenta rosa, pimenta negra, pimenta malagueta, coentro, erva doce, anis.

Com essa noção sobre as famílias dos perfumes, você vai conseguir saber como é uma fragrância antes mesmo de cheirá-la. Uma informação valiosa para saber quais são seus perfumes favoritos ou comprar um lançamento pela internet.

SIGA O HOMEM NO ESPELHO NO INSTAGRAM

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.