Sérum: o cosmético ideal para a pele do homem

Os séruns são bem líquidos, perfeitos para homens, que geralmente têm pele oleosa e não suportam usar produtos que deixam a cara melada.

Por Wilson Weigl

Já ouviu falar em sérum? Provavelmente sim, mas talvez não saiba exatamente o que é esse tipo de produto para o rosto. Séruns são cosméticos hidratantes e de ação antiidade com textura fluida e aquosa. Diferem dos géis e cremes porque são menos gordurosos, espalham bem, são rapidamente absorvidos pela pele e, também, costumam ser mais eficazes, pela presença de ingredientes antioxidantes, clareadores ou antienvelhecimento.

Sérum quer dizer “soro”, em francês, mas soa bem mais chique, como convém ao mercado de cosméticos, do que aquilo que se toma na veia no pronto-socorro depois de um porre. Mas a textura dos séruns é exatamente essa, bem líquida. E também são bastante concentrados,

Essa nomenclatura abrange uma extensa lista de produtos de tratamento para o rosto que, além de hidratar, podem evitar o envelhecimento, eliminar manchas ou diminuir rugas, por exemplo. “São ideais para homens, que geralmente têm pele oleosa e não suportam usar produtos que deixam a cara melada”, explica o farmacêutico Maurizio Pupo, consultor em cosmetologia, autor do livro Tratado de Fotoproteção e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da marca Ada Tina Italy. “Alguns séruns agem especificamente no controle da oleosidade da pele, diminuem o brilho e os poros dilatados”, completa Pupo.

Aqui no Brasil não é fácil encontrar séruns específicos para a pele masculina, mas a boa notícia é a que a maior parte das opções à venda nas farmácias e lojas online é unissex, com frascos bem discretos.

Muitos séruns vêm em forma de conta-gotas, em frascos que parecem remédio. O melhor é que, por serem bem concentrados, bastam algumas poucas gotas para usar no rosto e no pescoço (sim, não se pode esquecer do pescoço no cuidado diário com a pele).

O cuidado é conferir no rótulo qual a indicação do produto. Alguns têm ativos antioxidantes como vitamina C, que combate a ação dos radicais livres, moléculas nocivas que provocam uma reação que oxida as células, danificando seu DNA e causando envelhecimento. Para saber mais sobre como os radicais livres detonam a pele, clique aqui.

Outros têm ativos como ácido hialurônico (com ação altamente hidratante e preenchedora de rugas), retinol retinol (fonte de vitamina A, essencial para a renovação das células da pele), ácido salicílico  ou mandélico (indicado para quem tem tem acne ou excesso de oleosidade no rosto, por controlar a produção de sebo), resveratrol (antioxidante natural obtido da casca e das sementes das uvas escuras, que previne o envelhecimento da pele) e muitos outros.

Justamente pela presença de ativos de alta eficácia em suas fórmulas, os séruns costumam ser mais caros do que os hidratantes comuns, o que pode assustar à primeira vista. Mas é preciso levar em conta que são bem econômicos, pois evitam desperdício.

Existem séruns para uso diurno e noturno ou ambas as aplicações. “Use como um hidratante comum: lave o rosto com sabonete facial, aplique o sérum na pele seca e, depois de alguns minutos (porque ele penetra na pele e seca rápido), passe o protetor solar”, ensina Maurizio Pupo. 

Confira abaixo algumas opções que você encontra em drogarias e perfumarias. Mas por causa da variedade de finalidades das marcas de séruns, o ideal é consultar o dermatologista, que vai prescrever o produto certo para cada necessidade e tipo de pele.

Sérum Ada Tina Resveratrol Active 10

É um sérum (bem líquido) antioxidante e antissinais para a pele com poderosa ação anti-idade por conter resveratrol da uva (10%) e fatores de crescimento. Combate a ação dos radicais livres, reduz manchas, rugas e flacidez em 28 dias de uso. Para pesquisar o melhor preço e comprar, clique aqui.

Sérum 10 Skinceuticals Antioxidante 

Com textura líquida, é rapidamente absorvido pela pele. Bastam poucas gotas a cada uso. Tem 10% de vitamina C pura, que protege contra os radicais livres, previne e corrige sinais do envelhecimento e dos danos provocados pelo sol. Para pesquisar o melhor preço e comprar, clique aqui.

Sérum La Roche-posay Salicyli C10

Líquido, para ser usado com conta-gotas, tem vitamina C antioxidante que combate os radicais livres e ácido salicílico, ativo consagrado no combate à acne e na diminuição do excesso de oleosidade da pele. Uniformiza o tom da pele, diminui poros e atenua rugas. Para pesquisar o melhor preço e comprar, clique aqui

Sérum Vichy Liftactiv Aox Concentrate

Sérum concentrado antioxidante e anti-sinais com vitamina C (15%),
ácido hialurônico e outros ativos que combatem a ação dos radicais livres, reduzem rugas de expressão e diminuem a perda de colágeno, melhorando a tonalidade e a textura da pele. Para pesquisar o melhor preço e comprar, clique aqui.

Sérum clareador Ada Tina Verian Glycolic K

Sérum clareador Ada Tina Verian Glycolic K

Reduz imperfeições, uniformiza e deixa a pele mais clara. Contém ácido glicólico 8% – com ação renovadora celular, esfoliante, clareadora e anti-idade – e ácido kójico – clareador de origem natural, que reduz a pigmentação da pele. Leva ainda ácido hialurônico, que diminui sinais do envelhecimento. Para pesquisar o melhor preço e comprar, clique aqui.

Fotos: Deposit Photos

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.