Getting your Trinity Audio player ready...
|
Esse ativo multifuncional age em várias frentes e promove, principalmente, uma renovação celular que melhora drasticamente a textura e a aparência da pele.
Por Wilson Weigl
Fotos: Deposit Photos
Retinol: muita gente já ouviu falar desse ativo anti-idade, ele é velho conhecido das mulheres, amplamente usado em cuidado com a pele e nas clínicas dermatológicas, mas nem por isso é tão bem compreendido e adotado pelos homens. Derivado da vitamina A, é um ativo multifuncional, que age em várias frentes e promove, principalmente, uma renovação celular que melhora muito a textura e a aparência da pele.
O retinol faz parte da família dos retinoides, classe de derivados da vitamina A, à qual peretence também o ácido retinoico, mais concentrado e potente. Em maior ou menor grau, ambos aumentam a produção de colágeno (que dá firmeza à pele), atenuam manchas e uniformizam o tom da pele, diminuem linhas finas e rugas, e — ação importante — ajudam a controlar a oleosidade excessiva, desobstruem os poros e previnem cravos e espinhas (por isso são muito usados no tratamento de todos os graus de acne).
São vários os benefícios do retinol nos cuidados do rosto:
- Aumenta a produção de colágeno, proteína que dá sustentação à pele, ao estimular sua síntese nas camadas mais profundas, deixando-a mais firme e reduzindo rugas.
- Promove renovação celular, que uniformiza o tom e a textura da pele, diminuindo manchas escuras e melhorando a pigmentação irregular.
- Desobstrui e limpa os poros, evitando o acúmulo de sebo e células de pele mortas, que podem causar espinhas e poros dilatados.
- Suaviza a textura da pele, deixando-a menos áspera e melhorando sua aparência geral.
- Renova a pele, previnindo cravos e espinhas nos tratamentod de todos os tipos de acne, da leve à severa.
A grande diferença do retinol em relação ao ácido retinóico é a intensidade de ação. O ácido retinoico é uma forma mais potente da vitamina A, mas por ser um ácido em alta concentração a maior eficácia frequentemente se reflete em reações como sensibilidade, irritação, vermelhidão e descamação. Sua aplicação é comum nos consultórios dermatológicos (em peelings para renovação celular e no tratamento da acne) e só pode ser comprado com prescrição médica. Já o retinol é mais suave e menos concentrado, seu efeito é menor e mais demorado, mas pode ser usado na rotina diária e é facilmente encontrado em cosméticos de venda livre em drogarias e e-commerces.
O retinol tradicionalmente é recomendado apenas para uso à noite, por ser fotossensível (sua molécula reage fortemente à radiação solar) e causar manchas se usado durante o dia. Mas existem também bons produtos diurnos com considerável concentração do ativo, capazes de oferecer resultados progressivos e visíveis.
O cuidado ao escolher um produto com retinol é checar na embalagem sua indicação de uso e se certificar se ele é apenas noturno ou se pode ser usado também de dia. Ao usar produtos diurnos, como é de praxe a recomendação é sempre aplicar depois protetor solar, mesmo em dias nublados e dentro de casa.
LEIA TAMBÉM
- Como escolher o melhor filtro solar para sua pele
- O guia completo do creme facial para homens
- O guia completo do hidratante facial masculino
- 7 soluções fáceis para os problemas de pele masculinos
- Como cuidar da pele do rosto em cada idade
HOMEM NO ESPELHO INDICA:
Sérum Ada Tina Bioretinol Absolute
Pode ser usado também de dia, preferencialmente pela manhã, e é formulado com Retinol Biopeptides “High Dose”, em forma de peptídeos mais potentes e sem os efeitos colaterais do retinol puro. Contém também ácido hialurônico, que hidrata e preenche rugas, e niacinamida, reconhecido clareador que uniformiza o tom da pele e combate manchas e imperfeições.
Tem textura líquida, de sérum, leve e de rápida absorção, não deixa a pele oleosa e sensação de melado. E por não ser retinol puro, é muito mais compatível com o clima quente e as altas temperaturas do Brasil. Para comprar no se-commerce da Ada Tina, clique aqui.
Veja mais sugestões de produtos com retinol em diversas faixas de preços.
Sérum L’Oréal Paris Revitalift Retinol
Para ser usado apenas à noite, com a pele limpa, o sérum anti-idade com retinol melhora a textura da pele, uniformiza seu tom e atenua rugas e linhas de expressão. Para comprar na Amazon, clique aqui.
Gel-Creme Creamy Skincare
Com 0,3% de retinol, promove a renovação celular e estimula a produção de colágeno. Contém nano-vitamina C e Phloretin, antioxidantes que ajudam a prevenir e clarear manchas e rugas de sol e idade. Também controla o brilho e a oleosidade excessiva da pele. Para comprar na Amazon, clique aqui.
Sérum Principia Retinol 0,3% + Vitamina E
Com retinol e vitamina E (antioxidante), aumenta a firmeza e a elasticidade da pele, reduz e uniformiza a pigmentação e clareia manchas. Para comprar na Amazon, clique aqui.
Sérum La Roche-Posay Retinol B3
Com retinol, vitamina B3 e água termal, reduz rugas acentuadas, uniformiza a textura da pele e combate o fotoenvelhecimento. Seu retinol é liberado progressivamente na pele. Para comprar na Amazon, clique aqui.
La Roche-Posay Redermic Retinol Olhos
Formulado para uso em volta dos olhos, o creme anti-idade reduz rugas e suaviza olheiras. Contém retinol, cafeína (com propriedades estimulantes), glicerina e água termal. Para pesquisar preços e comprar na Amazon, clique aqui.
Seja o primeiro a comentar