Como cuidar do cabelo masculino oleoso

Excesso de oleosidade não só deixa o cabelo pesado e engordurado (por mais que se lave) como também contribui para caspa e queda. Veja como cuidar do cabelo masculino oleoso.

Por Wilson Weigl

É a velha história: a gente lava o cabelo de manhã e à noite ele já está engordurado, pesado, com jeitão de sujo. Isso acontece quando as glândulas sebáceas do couro cabeludo são muito ativas e produzem sebo em excesso. No cabelo curto o sebo se espalha ainda mais rápido para os fios, aumentando a sensação de oleosidade É comum, porém, que ela seja consequência de hábitos que favorecem a produção e o acúmulo de gordura.

O sebo é proteção natural do couro cabeludo. Em excesso, não só deixa o cabelo engordurado como favorece a proliferação de fungos que provocam caspa, além de prejudicar o crescimento do cabelo por entupir os folículos onde nascem os fios. Suor, sujeira de poluição e resíduos de gel, pomada ou cera, combinados à gordura do cabelo, formam uma gororoba péssima para a saúde capilar. Tanto que uma das causas frequentes de queda do cabelo não hereditária é a inflamação do couro cabeludo causada por higiene errada.

Cabelo superoleoso também é consequência de atitudes banais, como usar shampoo errado ou secador muito quente. A oleosidade pode ser agravada até mesmo por gestos inconscientes, como passar a mão no cabelo a toda hora ou esfregar o couro cabeludo com força ao lavar.

Para diminuir e controlar o excesso de oleosidade, basta mudar alguns hábitos no cuidado com a juba. Domenica Souza, cabeleireira do salão Lefil Beauty, um dos maiores de São Paulo, explica quais são as principais causas do cabelo muito oleoso.

Hábitos que deixam o cabelo oleoso

Lavar o cabelo com água pelando

Água muito quente resseca o couro cabeludo e estimula as glândulas sebáceas a trabalharem mais para restaurar a oleosidade que é proteção natural. Lave o cabelo com água morna e, se quiser, dê um último enxágue com água fria, para fechar as cutículas do fio. Não precisa tomar banho morno ou frio: só diminua a temperatura ao lavar o cabelo.

Dormir de cabelo molhado

O certo é secar bem o cabelo antes de dormir. Mas só enxugar com toalha não é suficiente, porque o couro cabeludo continua úmido. Conselho da especialista Domenica: “Lave duas ou três horas antes de dormir, para que o couro cabeludo seque totalmente; ou então use secador”.

Usar secador muito quente

O problema é o mesmo da água quente: quando utilizado em temperatura muito alta, o calor excessivo do secador causa ressecamento extremo nos cabelos (mesmo no inverno) e ativa a produção de sebo no couro cabeludo. Regule o secador na temperatura mais baixa. O cuidado é ainda mais importante se você usa diariamente.

Esfregar a cabeça com força

Tem homens que que não medem a força ao lavar o cabelo. Esfregar o couro cabeludo em excesso ou usar as unhas, além de não ser garantia de boa limpeza, também estimula as glândulas sebáceas, causando mais oleosidade e até mesmo descamação, segundo a especialista.

Mexer no cabelo com as mãos

“Mesmo limpas, nossas mãos carregam gordura e sujeira invisíveis a olho nu. Quando se mexe muito no cabelo, essas impurezas passam para os fios, deixando-os mais oleosos”, explica Domenica Souza. Controle o hábito, mesmo se seu cabelo for fino e cair sobre o rosto. Fixe-o no lugar usando gel, pomada ou cera.

Exagerar no condicionador

Cabelo oleoso geralmente não precisa de condicionador. Como a maior parte dos homens tem cabelo curto, o condicionador (ou o leave-in, creme sem enxágue) se concentra no couro cabeludo. “O excesso pode obstruir a raiz dos fios e causar queda e caspa”, alerta Domenica.

Quem gosta de usar condicionador porque lava o cabelo diariamente e ele fica mais seco, embaraçado ou difícil de pentear, deve escolher um produto para cabelos oleosos.

Pode ser difícil, mas tente passar o produto só no comprimento e nas pontas dos fios (mais fácil para quem usa cabelo comprido ou médio). Por fim, use apenas uma pequena quantidade e enxágue bem até retirar todo o excesso.

Usar o shampoo errado

É meio óbvio, mas não custa lembrar que quem tem cabelo muito oleoso precisa usar shampoo para… cabelo oleoso! Não use shampoo “genérico”, que serve para “todo tipo de cabelo”. Informe-se e escolha um produto adequado. “O shampoo deve ter ativos que controlam a oleosidade”, diz a profissional do salão Lefil Beauty.

Além de estar indicado no rótulo, o shampoo para cabelo oleoso costuma ser transparente, e não leitoso, como shampoo para cabelo seco. Alguns têm efeito refrescante ou “ice”, por levar menta, hortelã, alecrim, capim-limão e gengibre.

“Evite shampoos hidratantes ou que diminuem o volume, porque eles retêm a umidade e deixam os cabelosmais oleosos”, explica a cabeleireira do salão Lefil. Usar shampoo 2 em 1 também não é ideal, pois ele condiciona o cabelo e, consequentemente, o deixa oleoso.

“Mas se o seu problema é couro cabeludo ressecado e fios oleosos, evite produtos com sulfato na composição: eles agravam o problema e causam efeito rebote”, recomenda Domenica. Olho no rótulo, então.

HOMEM NO ESPELHO INDICA

Homem No Espelho - Como cuidar do cabelo masculino oleoso

Shampoo  Revigorante Cabelos Oleosos Redken For Men Mint Clean Para uso diário, dá sensação de frescor no couro cabeludo, por ter extrato de hortelã. Contém proteínas que fortalecem o cabelo e um complexo de ativos antioleosidade. Para pesquisar preços e comprar, clique aqui.

Homem No Espelho - Como cuidar do cabelo masculino oleoso

Shampoo Yves Rocher Cuidado Vegetal Purificante Cabelo Oleoso  À base de urtiga (sim!), regula a produção de sebo do couro cabeludo e deixa o cabelo limpo por mais tempo. Tem cheiro refrescante, que aumenta a sensação de limpeza. Para pesquisar preços e comprar, clique aqui.

Homem No Espelho - Como cuidar do cabelo masculino oleoso

Shampoo Keune Derma Regulating   Controla a oleosidade do couro cabeludo pela ação de extratos de ervas e um complexo de ativos que restauram o equilíbrio das glândulas sebáceas. Elimina resíduos e pode ser usado todo dia. Para pesquisar preços e comprar, clique aqui.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.