Getting your Trinity Audio player ready...
|
Consultar um oftalmologista uma vez por ano previne problemas que podem comprometer a visão (e até causar sua perda total). Os exames são feitos no próprio consultório.
Por Wilson Weigl
Fotos: Deposit Photos
Consultar um oftalmologista não é obrigatório só para quem usa óculos. O exame de rotina é obrigatório para todo mundo, e em especial a partir dos 30 anos, para prevenir problemas que podem comprometer a visão (e até causar sua perda total).
Basta ir ao oculista só uma vez por ano, em qualquer idade. Os principais exames (feitos no próprio consultório) são a medida da pressão e a avaliação do fundo do olho. Na consulta, além de prevenir doenças, pode-se checar como anda a visão e descartar miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia.
Veja as principais doenças que afetam os olhos e medidas simples para manter a saúde ocular sempre em dia.
Glaucoma
A doença geralmente só aparece depois dos 35 anos, causada pelo aumento da pressão dentro do olho, que lesiona o nervo ótico e, se não tratada, pode levar à cegueira. Provoca o progressivo estreitamento do campo visual até a perda total da visão.
Catarata
O problema é comum, principalmente após os 50 anos. O cristalino do olho fica progressivamente mais opaco, comprometendo a nitidez da visão. A única solução é a cirurgia (simples e rápida) onde se substitui o cristalino danificado por uma lente artificial.
Descolamento de retina
Pode acontecer em qualquer idade, por causa de pancada no olho, diabetes, miopia alta ou coçar muito o olho (vaja abaixo). Exige cirurgia de urgência ou leva à perda total da visão. Os sintomas comuns são: flashes de luz, visão embaçada, impressão de ver insetos voando.
Degeneração macular
A doença afeta a mácula, região vital da retina, e causa a perda progressiva da visão central. É mais comum em pessoas acima de 50 anos. Mas muita gente não se liga na degeneração macular até o problema ficar perceptível (quando já se agravou).
Como prevenir doenças oculares
-
Evite coçar os olhos
O hábito de coçar os olhos (e com força) pode causar problemas. Além de as mãos transferirem bactérias para os olhos, causando infecções, o ato a longo prazo pode danificar a córnea e provocar o descolamento da retina, que requer cirurgia de urgência e até leva à cegueira. Pode acontecer ou não, mas o risco existe. Então melhor não coçar.
-
Use óculos de sol (sempre)
Não abra mão dos óculos escuros. Use não apenas na praia, mas sempre que correr, pedalar e dirigir. Os raios UVA e UVB penetram fundo nos olhos, queimam a retina e causam problemas graves que vão aparecer quando você estiver mais velho, como degeneração macular e catarata. A radiação atravessa nuvens e é alta mesmo no inverno.
0% dos casos de cegueira ou deficiência visual do mundo poderiam ser evitados por meio de ações preventivas com e tratamento precoce. “É muito importante lembrar que a avaliação oftalmológica deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos de idade, já em crianças os exames preventivos devem ser realizados com um, quatro e sete anos de idade. Caso ela tenha algum grau ou alteração, a avaliação pode ser efetuada de maneira individual”, salienta.
Seja o primeiro a comentar