Getting your Trinity Audio player ready...
|
Lá vem dias de praia, churrasco, piscina, baladas pé na areia, bike. Toda essa curtição embaixo do sol faz estrago na pele e no cabelo. Mas é fácil passar o verão com o visual em dia.
Por Wilson Weigl
Está aberta oficialmente a temporada do verão brasileiro. Lá vem dias de praia, churrasco, piscina, baladas pé na areia, bike, corrida. Mas toda essa curtição embaixo do sol que a gente adora faz um verdadeiro estrago na pele e no cabelo. Tanto no corpo quanto no rosto, a pele fica seca e vulnerável ao ataque de bactérias que causam dermatites e coceiras. O cabelo sofre com ressecamento causado pelo sol na cabeça, o aumento do suor e da oleosidade produzida pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, que podem até causar ou aumentar a queda.
É fácil e descomplicado evitar todos esses problemas e passar todo o verão com a pele e o cabelo em dia. Basta incluir essas táticas abaixo na sua rotina (se é que você ainda não faz isso, bem entendido). Confira.
1- Beba bastante água
A boa hidratação é fundamental para a saúde, porque a água transporta nutrientes por todo o organismo, melhora a circulação e, consequentemente, a aparência da pele e do cabelo. Pele hidratada fica protegida do ressecamento que contribui para o surgimento de rugas precoces.
Mas não basta beber quando sente sede, porque ela é sinal de que seu corpo já está desidratado. Beba água ao longo do dia, mesmo quando não está sedento. Vale aquela conhecida recomendação dos 8 copos de água diários, sucos de frutas e água de coco (que é uma bebida isotônica natural, que repõe minerais perdidos com o suor).
2- Tome banho de morno a frio
A água quente retira os óleos naturais protetores da pele, deixando-a ressecada e desprotegida. Junto com o sabonete, ela retira o manto lipídico, barreira hidratante composta de gordura e água que reveste e protege a pele das agressões externas, como a invasão de bactérias, deixando o caminho aberto para o surgimento de micoses, eczemas e outros problemas.
Com o calor, fica tranquilo diminuir a temperatura do chuveiro para a mais baixa possível. Curte banho frio? É uma opção, porque ele só faz bem (leia aqui o post).
3 – Lave o corpo com sabonete suave ou líquido
Os sabonetes comuns, mais baratinhos, contêm substâncias detergentes que ressecam a pele e podem até mesmo agredir sua camada superficial. protetora, o manto lipídico (leia abaixo). Se você gosta de sabonete em barra, prefira aqueles com base vegetal ou de glicerina, que são mais naturais. Sabonetes líquidos em geral são mais suaves e gostosos de usar porque fazem bastante espuma (use com uma esponja). Para saber mais sobre as diferenças entre sabonete em barra e líquido, clique aqui.
Os sabonetes bactericidas não são uma boa opção, porque matam algumas bactérias do bem, que ajudam a proteger a pele. Só use se você costuma se expor a ambientes com risco de contaminação.
4- Passe hidratante corporal depois do banho
Não é frescura. O hidratante para corpo ajuda a pele a reter a umidade natural perdida por causa da exposição da pele ao sol e da ação da água e do sabonete. Depois do banho, passe hidratante corporal pelo menos duas vezes por semana. O produto também preserva o manto lipídico, camada protetora formada por gordura e água que protege a pele de micoses.
Você encontra à venda inúmeros hidratantes corporais unissex e alguns que são exclusivamente masculinos, formulados para nosso tipo de pele, que é diferente da feminina. Saiba mais sobre hidratante corporal masculino clicando aqui.
5 – Lave o cabelo diariamente
No verão, a temperatura alta e o sol na cabeça deixam o couro cabeludo ainda mais oleoso do que no inverno, porque as glândulas sebáceas trabalham mais. Lavar a cabeleira todo santo dia, desde que com bons produtos, e de preferência alternando um shampoo suave de uso diário com outro específico para seu tipo de cabelo (seco, normal, oleoso), não traz problemas à saúde do couro cabeludo ou aos fios. Não resseca nem provoca queda. Para saber qual o tipo de shampoo indicado para seu tipo de cabelo, clique aqui.
Mesmo que você já tenha lavado pela manhã, volte a lavar depois de suar na academia. Sim, depois do treino é melhor tornar a lavar do que deixar o cabelo sujo de suor e oleosidade, que podem contribuir para queda e caspa. Se seu cabelo for muito seco, use condicionador ou creme para pentear (sem enxague) depois do xampu.
5- Use filtro solar no rosto todo dia
Passar protetor solar facial é obrigatório não só na praia ou piscina como também durante a corrida ou outra atividade física ao ar livre. O filtro solar previne rugas, manchas de sol e câncer de pele e deve ser usado o ano todo, até mesmo em dias nublados. O protetor solar tem que ter amplo espectro (defesa tanto das radiações UVA quanto UVB) e alto fator de proteção (FPS 30 ou 50).
6 – Proteja o cabelo do sol
Na praia, na piscina, pedalando ou correndo, use boné ou chapéu para proteger o cabelo da incidência direta dos raios de sol. A radiação solar deixa os fios secos e queimados, com mau aspecto. Pior ainda, o sol queima o couro cabeludo (são comuns os casos de câncer de pele no couro cabeludo, sabia?). Evite também tomar sol com o cabelo modelado com gel, pomada ou cera.
Foto: Deposit Photos
Seja o primeiro a comentar