Como usar cera em pó para modelar o cabelo

Getting your Trinity Audio player ready...

O fixador em pó cumpre a mesma função das ceras e pomadas pastosas, mas é indicado especialmente para quem quer dar mais volume e textura ao penteado.

Homem No Espelho - Como usar cerá em pó - cabelo masculino

Por Wilson Weigl / Modelo: Miro Moreira @miromoreirabr

Conhece a cera em pó? Então vai saber mais sobre ela neste post. Esse produto cumpre a mesma função das ceras e pomadas pastosas, mas é indicado especialmente para quem quer dar mais volume e textura ao penteado, com toque seco e efeito mate (fosco).

“O pó não deixa o cabelo com aspecto pesado, molhado ou pastoso, como costuma acontecer com alguns tipos de gel, pomada e cera”, explica Evandro Angelo, hair stylist e make up artist do salão C. Kamura, um dos mais bacanas do Brasil. (Encontre o Evandro no Instagram: @evandroangelo). “É perfeito para criar topetes, penteados estruturados e bagunçados com aspecto natural”, completa.

“O pó pode ser usado juntamente com outra cera ou pomada, para dar mais estrutura e sustentação ao penteado e garantir que ele fique firme durante o dia ou a noite”, continua Evandro. “E é bom também para modelar topetes bem levantados”.

O produto pode ser encontrado como “cera em pó”, “pomada em pó” ou “pó fixador”. É só questão de nomenclatura, dependendo da marca, porque o produto é o mesmo. Com consistência de pó bem fino, a cera não é grudenta nem oleosa e seca rapidamente. Pode ser usada todo dia sem problemas.

Pela textura seca e alta porosidade, o pó pode absorver a oleosidade do cabelo. É um aspecto positivo para quem tem cabelo muito oleoso, mas nem tanto para quem tem cabelos seco.

Porém, como acontece com toda cera, seu uso continuado pode deixar o cabelo um pouco ressecado. “Nesse caso, depois de lavar com shampoo, passe condicionador nos fios. Se seu cabelo for naturalmente muito seco, pode passar leave-in (creme para pentear), deixar secar e depois modelar com a cera”, diz o cabeleireiro.

Outra dica de Evandro Angelo: “Se você usa diariamente gel, pomada ou cera, o ideal é lavar o cabelo uma vez por semana com shampoo anti-resíduos. Ele faz uma limpeza profunda no couro cabeludo, eliminando restos de produtos químicos”.

O passo-a-passo para usar pó fixador

  • Aplique somente no cabelo completamente seco, a uma distância de 15 a 20 centímetros do couro cabeludo, salpicando como se fosse um saleiro.
  • Se preferir, coloque na palma da mão uma pequena quantidade e passe no cabelo.
  • Evite aplicar diretamente nas raízes: às vezes, o uso frequente de fixadores pode obstruir os folículos capilares, contribuindo para a queda do cabelo. Aplique a uma distância de 1 centímetro do couro cabeludo.
  • Espalhe a cera pelos fios com as pontas dos dedos e vá modelando o penteado do jeito que deseja (criando o topete, por exemplo).
  • Para obter um aspecto bem natural no penteado, ajeite as mechas de cabelo com os dedos.
  • Se preferir um penteado mais estruturado (como um topete armado para trás, por exemplo), use escova ou pente de dentes largos para modelar.

HOMEM NO ESPELHO INDICA:

Todos estes fixadores em pó são de ótima qualidade. O que varia é a quantidade de produto e, especialmente, o preço.

C.Kamura Dust It

É indicado para todos os tipos de cabelos, mas em especial para cabelos finos, porque ajuda a dar volume. Tem textura leve e seca e proporciona fixação duradoura e efeito mate. Não deixa resíduos nos fios. (10 g). Para pesquisar preços e comprar, clique aqui.

Schwarzkopf Osis+ Dust It


Com fixação média e aspecto fosco, não pesa no cabelo e tem ação de longa duração. Dura a noite toda! Encorpa e dá volume aos fios. (10 g). Para pesquisar preços e comprar, clique aqui.

Tecni.Art Super Dust L’Oréal Professionnel

Define e fixa o penteado, dando volume e sustentação. O pó proporciona acabamento sem brilho. (7 g). Para pesquisar preços e comprar, clique aqui.

Noho Barba Urbana


Formulado para o cabelo masculino, aumenta o volume dos fios com efeito mate e alta fixação, preservando seu balanço natural. (10 g) Para pesquisar preços e comprar, clique aqui.

L’Anza Style Powder Up Texturizer

Dá textura e volume ao cabelo, sem brilho e com fixação média a forte, dependendo da quantidade aplicada. (15 g). Para pesquisar preços e comprar, clique aqui.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.