Como dobrar as mangas da camisa (em 4 estilos diferentes)

Getting your Trinity Audio player ready...

Aprenda como são os vários estilos de dobras (clássica, alta, 3/4 e italiana) que você pode explorar dependendo do tipo de camisa ou do seu jeito de se vestir.

Por Wilson Weigl

Dobrar as mangas da camisas é algo que um homem deve aprender? Ora, parece uma bobagem sem tamanho. Mas não é. Existem vários estilos de dobras, que podem ser exploradas dependendo do tipo de camisa ou do seu estilo de se vestir.

A ocasião é um dado fundamental na escolha da dobra. Num compromisso formal, no trabalho, numa reunião, é bom caprichar na dobra, deixando o tecido bem alisado, enquanto em situações casuais pode-se dobrar de jeito mais bagunçado.

O importante é se sentir confortável: nada pior do que manga dobrada estrangulando o braço ou incomodando ao se movimentar. Esse é um cuidado a se tomar especialmente com camisas de modelagem slim fit, que são mais justas no corpo.

Lembre-se também que algumas camisas têm outro botão (além do punho), no meio do antebraço. Ele deve estar aberto para a manga ficar mais larga e fácil de dobrar.

Aprenda abaixo como fazer os quatro tipos de dobras de mangas da moda masculina.

Dobra básica ou clássica

É o jeito mais comum de dobrar as mangas da camisa. Fica bom tanto em camisa social quanto casual. Mas atenção: nos looks sociais, o punho deve estar alisado e perfeitamente dobrado, enquanto nos looks casuais a dobra pode ficar mais bagunçada.

Basta dobrar o punho duas ou três vezes. Alise bem antes de dobrar para não ficar amassado. Os punhos devem ser largos o suficiente para a camisa não ficar apertada nos braços.

Dobra simples ou alta

É a dobra na altura dos cotovelos ou um pouco mais acima. Como ela exibe os antebraços, é perfeita para quem mostrar as tatuagens. É bem esportiva, indicada para ser usada em estilo casual. Fica bem em camisas largas (modelagem regular) ou justas (slim fit).

Nas camisas de modelagem slim fit (ajustadas ao corpo), as últimas dobras podem ficar difíceis de fazer. O segredo é dobrar as mangas antes de vestir a camisa.

Dobra 3/4

Esse estilo de dobra no meio do antebraço não tem mistério e dá um visual mais relax às camisas bem estruturadas. Fica bem tanto em modelagens tradicionais quanto justas (slim fit).

Ao dobrar, alise bem os punhos para não ficarem amarrotados.

Dobra dupla ou italiana

É o tipo mais elaborado de dobra, mas não é difícil de fazer. A dobra final pode ficar na altura do cotovelo ou no antebraço. Fica bem bacana usada em camisas que têm avesso estampado ou de cor e padrão diferentes. Muitas vezes a camisa já é confeccionada com o objetivo de ser usada nesse estilo.

Comece dobrando a manga até o punho ficar na altura da parte interna do cotovelo ou um pouco baixo, dependendo da altura que quiser deixar a dobra. Então dobre a parte de baixo até cobrir o punho. Ou dobre deixando a extremidade do punho visível.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.