Getting your Trinity Audio player ready...
|
Mande embora estresse, desânimo, ansiedade e depressão num banho digno de rei. E relaxe corpo e mente explorando os poderes da água e dos aromas.
Por Wilson Weigl
Nos momentos em que bate o desânimo, a ansiedade ou a depressão, experimente tomar um bom banho para dar uma levantada no estado de espírito. Mas não aquela ducha que é hábito diário no piloto automático (ensaboou, enxaguou e tchau). Tome um banho de rei.
Reserve um tempinho para um banho demorado, explorando o poder da água e dos aromas para relaxar ou ganhar pique (dependendo do seu objetivo) e elevar o moral.
✔ A ducha no chuveiro
Sinta a água escorrendo da cabeça até o rosto e o corpo. Existe até uma técnica de “limpeza” espiritual em que se imagina a água levando embora as preocupações e o baixo astral. Não custa experimentar, certo?
Deixe o jato de água correr na nuca, no pescoço e no trapézio (músculo superior das costas): isso ajuda a aliviar a tensão acumulada.
✔ A temperatura da água
Fria, quente ou morna, ela faz efeitos diferentes no corpo e no estado de espírito (relaxa ou dá pique, por exemplo). Veja a ação das diferentes temperaturas do banho.
Banho frio: Estimulante e revigorante, ativa o metabolismo e a circulação do sangue. É indicado para dar pique para o dia (em épocas normais, serve para ganhar energia para o treino ou se preparar um compromisso noturno depois de um dia estafante). O banho não precisa ser todo gelado: lave-se com água morna e só no final esfrie a água por um ou dois minutos.
Banho morno: Relaxa, alivia o cansaço e, à noite, antes de dormir, ajuda a pegar no sono. Para um efeito ainda mais relaxante, use sabonete com aroma de lavanda, que tem propriedades calmantes (leia abaixo).
Banho quente: Também relaxa e proporciona sensação de conforto. Só não exagere na temperatura da água: quanto mais quente, mais ela resseca a pele e o cabelo.
✔ A escolha do sabonete
Agora que sabonete líquido virou artigo de primeira necessidade para lavar as mãos, estenda seu uso para o corpo. Os sabonetes líquidos fazem bastante espuma, tornando o banho uma experiência mais sensorial. Curta a sensação provocada pela textura da espuma no corpo.
Em vez de passar o sabonete direto na pele, use uma esponja para massagear o corpo. A esponja também faz uma leve esfoliação, retirando as células mortas da superfície da pele, deixando-a renovada.
Existem também sabonetes esfoliantes, que contêm micropartículas que aumentam essa leve abrasão, removendo com mais eficácia as células mortas da pele.
✔ A imersão na banheira
Se você tem banheira em casa, pode se considerar um sortudo. O banho de imersão é uma das melhores alternativas para relaxar.
Pode ser que você tenha preguiça ou não queira gastar água. Ok. Mas vale a pena dedicar a si mesmo um tempo de relaxamento digno dos melhores spas.
Se quiser, tome uma ducha antes de entrar na banheira para que a água fique limpa, sem sujeira e suor.
A água deve ser morna. Evite água muito quente, pois ela resseca a pele e o cabelo. Antes de entrar, experimente a água co pulso, porque as mãos e os dedos têm maior tolerância ao calor do que outras partes do corpo. Evite também usar água fria demais, porque não vai aguentar ficar muito tempo dentro da banho.
Use esponja e sabonete líquido para fazer bastante espuma. Pode colocar sais de banho ou algumas gotas de óleo essencial (leia abaixo sobre o poder dos aromas). Ensaboe-se devagar, lave o cabelo massageando o couro cabeludo.
Não tenha pressa, desfrute ao máximo seu banho. Se você está acostumado à ducha, ele pode parecer uma eternidade. Relaxe e acalme a mente. Fique na banheira por uns 20 minutos.
Caso queira, tome uma ducha rápida depois do banho de banheira.
✔ O poder dos aromas
Que tal aproveitar os efeitos dos diferentes aromas e perfumes no banho? Os cheiros têm o poder de influenciar nossas emoções, porque a região do cérebro responsável por processar as informações do olfato (córtex olfativo) faz parte de um conjunto de estruturas que regulam os processos emocionais, a memória, a aprendizagem e, também, processos instintivos.
Escolha um sabonete (líquido ou em barra) com o cheiro que você gosta. lembre-se, porém, de que cada aroma exerce uma ação diferente no corpo e na mente: uns são energizantes, outros relaxantes, e por aí vai (veja mais abaixo os diferentes aromas e seus efeitos).
Como muitas vezes os perfumes dos sabonetes e outros produtos cosméticos são artificiais, vale falar aqui dos óleos essenciais. Eles são extratos puros e totalmente naturais de cascas de frutas, flores e plantas medicinais. Produzem efeitos no corpo e na mente e influenciam as emoções e os estados de espírito.
Obtidos da prensagem ao natural de grandes quantidades dessas pétalas, cascas e folhas, são bem concentrados e vendidos em pequenos frascos de 10 ml .
Você pode adicionar algumas gotas na água da banheira ou diluí-los em água numa caneca grande e jogar no corpo antes de sair do chuveiro.
Os preços variam bastante, de acordo com o tipo de planta da qual são extraídos. Para pesquisar preços e comprar na Amazon, clique aqui.
Estes são os óleos essenciais mais usados:
Lavanda: Relaxa, diminui a ansiedade e induz ao sono. Perfeita para quem sofre de insônia ou anda com dificuldade para dormir.
Frutas cítricas: Limão, laranja, tangerina e bergamota são energéticos, aumentam o pique e deixam alerta.
Eucalipto: Faz bem para a pele, por ser antisséptico, e alivia problemas respiratórios como resfriado, congestão nasal, rinite, sinusite, dor de garganta e bronquite.
Hortelã e menta: Reduzem a fadiga, a depressão e o estresse, por diminuir os níveis de cortisol (principal hormônio do estresse).
Alecrim: Deixa a mente alerta, agiliza a execução de tarefas mentais, melhora a memória e a concentração, diminui a fadiga mental e a exaustão nervosa.
Camomila: Boa para a pele, diminui acne, alergias, eczema, erupções cutâneas, psoríase, pele sensível.
✔ Passe hidratante corporal
Quando se passa um longo tempo no chuveiro ou na banheira, a água e o sabonete eliminam a camada natural de gordura que protege a pele, deixando-a ressecada. Então não se esqueça de passar hidratante corporal para devolver a umidade da pele.
Aplique o hidratante depois de se secar o corpo com toalha. Evite os produtos muito cremosos, gordurosos e densos, que podem deixar a sensação desagradável de melação (ainda mais em quem é peludo). Prefira os hidratantes corporais em creme leve ou gel, que são mais refrescantes e leves. Existem à venda hidratantes específicos para uso masculino.
Seja o primeiro a comentar