A roupa social já não é mais aquela: comece a ousar mais!

Getting your Trinity Audio player ready...

Se você trabalha de terno e gravata não precisa seguir o figurino do seu avô. Ouse mais com a roupa social e combine formalidade e descontração.

Homem-No-Espelho-Novos-estilos-de-roupa-social

Por Wilson Weigl

A roupa social já não é mais aquela. No bom sentido, é claro. Se você trabalha de terno e gravata não precisa mais seguir o figurino do seu avô. Apenas as empresas que atuam em setores mais conservadores, como o financeiro, mantêm rígidos os códigos de vestimenta. Nesses casos, a recomendação é se restringir a ternos lisos e em cores escuras, camisas tradicionais e gravatas de estampas discretas.

As fronteiras entre roupa social e casual estão cada vez menos nítidas na moda masculina. Nas áreas mais liberais, como aquelas ligadas à comunicação, a roupa social nunca permitiu tanta liberdade de combinações de estampas, cores e peças diferentes. Mesmo quem liga diretamente com o público já pode se permitir usar gravata e arregaçar as mangas da camisa, combinar o blazer com jeans ou uma camisa mais chamativa ou usar terno com sapato sem meia ou até com tênis (o branco, aliás, está na moda).

Fora dos ambientes de trabalho, nas festas e baladas dá para brincar com a roupa social e fazer um contraponto interessante entre formalidade e descontração. Com uma camisa descolada, uma gravata colorida ou pulseiras e acessórios você dá um ar descolado ao look de blazer ou terno.

Não que tenha virado um vale-tudo. Existem regras, sim, ditadas pela moda e pelo bom senso. Mas basta olhar à sua volta, observar os desfiles de moda, as revistas especializadas, os seriados e até as novelas para perceber que dá para ser elegante ousando um pouco mais. Antes de aderir a qualquer estilo ou tendência, porém, certifique-se de que a empresa não tem um código de vestimenta rígido. Veja algumas dicas de estilo para dar um upgrade moderno no seu guarda-roupa.

RENDA-SE AOS TERNOS SLIM FIT

Os costumes (paletó e calça) e ternos (paletó, calça e colete) bem ajustados ao corpo estão mais em alta do que nunca. O paletó tem modelagem bem ajustada ao corpo e a calça é mais justa e curta. Só não recomendo esse tipo de roupa para quem está fora de forma.

 

Homem-No-Espelho-Novos-estilos-de-roupa-social

 

ESQUEÇA O PRETO E O CINZA

As tendências internacionais decretaram faz tempo o fim da supremacia dos ternos pretos, marrons e cinzas, mas brasileiro ainda tem receio de arriscar na roupa social. Então veja: os ternos ou costumes em cores claras (bege, areia ou azul, por exemplo) são bem legais para usar durante o dia.

Homem-No-Espelho-Novos-estilos-de-roupa-social

 

USE A CALÇA E O COLETE DO TERNO

Deixe de lado o blazer e vista apenas o colete ou a calça do terno, com camisa social com ou sem gravata. Pode até abolir o cinto. É um look comportado, que conserva o ar formal sem ser careta.

Homem-No-Espelho-Novos-estilos-de-roupa-social

 

APOSENTE A CAMISA SOCIAL

Expanda seu repertório além da camisa branca, azul clara, rosa, bege, marinho… São infinitas as possibilidades para combinar blazer ou terno não apenas com camisas xadrezes ou listradas mais chamativas, mas também com estampas. Valem flores, desenhos geométricos, abstratos. Se for usar gravata, porém, prefira uma cor lisa, para não ficar parecido com o Falcão.

Homem-No-Espelho-Novos-estilos-de-roupa-social

 

TROQUE A CAMISA POR CAMISETA

Você sabe que blazer e terno ficam superbem usados com camisetas, de gola careca (redonda) ou em V. Só não podem ter decotes exagerados, mostrando o peitoral. Esse tipo de camiseta só fica bem com jeans ou bermuda. Se gostar aposte nas listras, que também são tendência.

Homem-No-Espelho-Novos-estilos-de-roupa-social

 

TIRE AS MEIAS

Enquanto o inverno não chega (ou se na sua cidade ele nunca chega), deixe os pés livres dentro dos sapatos. Usar terno com calçados sem meias não só está na moda como fica bem bacana. A regra vale não apenas para modelos de sapatos que geralmente não devem ser usados com meias, como mocassins e loafers. Fica elegante calçar modelos de cadarço, como brogues, derbies e oxfords. Cuidado apenas com os modelos dos docksides, que hoje têm versões casuais e descontraídas demais para combinar com roupa social.

 

CALCE TÊNIS

Eles extrapolaram as bermudas e os jeans e vão bem com uma produção mais social, como costume ou terno usado sem gravata. Os tênis totalmente brancos estão no auge da moda.

Homem-No-Espelho-Novos-estilos-de-roupa-social

Enfim, não tem mistério manter a elegância no trabalho sem se vestir como seu avô. Inspire-se, combine bom senso com criatividade e quebre a caretice do terno de todo dia. Experimente!

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.