Getting your Trinity Audio player ready...
|
Quer saber quais os estilos de cabelo que os homens de todo mundo estão adotando neste começo de ano? Para quem procura um corte da moda, mostramos as seis grandes tendências para 2017: topetes, degradês, texturizados, cacheados, clássicos atualizados e franjados.
Por Wilson Weigl
Cabelo masculino nunca esteve tão em evidência. Temos inúmeras opções de estilos de cortes e penteados para escolher. Dá para usar cabelo curto, médio, longo, liso, afro, cacheado, do jeito que a gente gosta. Mas sempre existem os cortes em alta da temporada. Para quem não quer errar, neste verão, continuam uma boa pedida os topetes e as laterais baixas em estilo degradê. Mas também estão despontando os cortes com franjas bem marcadas (às vezes retas cortadas com tesoura) e os penteados bem comportados estilo “mauricinho”, só que com uma pegada moderna.
O cuidado é, antes de optar por um corte, levar em conta seu tipo de cabelo, formato de rosto e, o mais importante, seu estilo, idade e tipo de trabalho. É legal chegar ao cabeleireiro com noção do que quer, mas ficar aberto a trocar ideia com o profissional para que ele dê as diretrizes do que fica melhor para você, baseado em toda sua experiência.
Confira abaixo as 6 grandes tendências internacionais em cabelo masculino para este começo de 2017.
TOPETES
Para cima, para o alto. Esse é o lema dos cortes de cabelo atuais. O topetão continua no auge da moda, em todo o mundo, com tantas variações que seriam necessários de uns 10 posts para falar de todos. Em comum, os cortes têm sempre os fios no topo da cabeça bem longos, para poder modelar de diversas maneiras, para cima ou para o lado, a seu gosto. As laterais são baixas, trabalhadas com tesoura ou máquina. Para pentear, secador e escova são fundamentais para encorpar e dar volume ao cabelo. Entre os finalizadores, pomada e cera sem brilho (mate) são ideais porque deixam um aspecto bem natural. Quer saber as manhas de como pentear e modelar? A gente tem um post que explica como fazer o topete perfeito, passo a passo (clique aqui para ler).
DEGRADÊ OU “FADE”
Os cortes de cabelos masculinos em alta atualmente são um desdobramento do undercut, que despontou há alguns anos. Como ele, têm as laterais bem baixas, só que aparadas em degradê, com máquina, navalha ou tesoura, dependendo do comprimento dos fios. Lá fora são chamados de “low”, “mid” ou “high fade”, de acordo com a altura em que é feito o degradê na lateral, mais baixo, perto da orelha, no meio ou mais no alto, próximo do topo da cabeça. Eles aparecem em uma porção de variações, como você pode ver abaixo. Para conhecer melhor os diversos estilos de “fade”, clique aqui.
TEXTURA E MOVIMENTO
Esses penteados enfatizam o movimento e a textura do cabelo, dando um aspecto que, aparentemente, é bem natural. A gente diz “aparentemente” porque, na verdade, o cabelo é cortado de modo a obter esse visual e, também, explora os efeitos proporcionados pelos modeladores como pomada e cera. O segredo é ir ajeitando os cachos com os dedos, como se você simplesmente tivesse lavado o cabelo e saído ao ar livre. Os fios são sempre mais ou menos longos no topo da cabeça, dependendo do tipo de cabelo ou do estilo que se pretende dar ao penteado.
CACHOS LIVRES
Toda liberdade aos cabelos cacheados. nada de cortar curtinho ou alisar. Assim como as mulheres, os homens se rebelam contra a cultura dos fios lisos e afirmam sua identidade pelos cachos. Uma das grandes tendências atuais é o corte baixo nas laterais e longo no topo da cabeça. Os cachos são evidenciados com uso de creme para pentear (leave-in) ou pomada. Quer saber como usar o creme para pentear? É bico. Clique aqui para ver o passo-a-passo explicado.
CLÁSSICOS ATUALIZADOS
Como o nome já diz, são estilos de cortes que nunca saem de moda. Mas agora estão mais do que nunca na moda. Bem comportados e de inspiração retrô, eles aparecem fazendo um contraponto aos cortes ousados, como um resgate de valores de antigamente. Nem por isso deixam de ser modernos. O comprimento é sempre curto, sem nenhum fio fora do lugar. O gel é o modelador ideal para os penteados, por dar brilho e aspecto molhado. Aquela cara de homem limpinho que acaba de sair do banho.
FRANJA MARCADA
A franja bem marcada é outra tendência forte em cabelo masculino para este ano. Ela aparece em vários estilos: bem curta e desfiada (às vezes cortada em linha reta com tesoura) ou longa e em camadas, dando impressão de movimento. Se você gosta do visual, é bom conversar antes com seu cabeleireiro para saber se a franja, seja curta ou longa, combina com seu tipo de cabelo e formato de rosto.
Cabelos: Gil Scawia (Square Hair & Care) @gilscawia, Lucas Doney (Paul Mitchell) @lucasdoney, Kyle Krieger @kylekriegerhair, Braid Barbers @braidbarbers, El Garaje Barberia @asr.casanova, Am Barberia @ambarberia, Javi The Barber @javi_thebarber_
Seja o primeiro a comentar