Getting your Trinity Audio player ready...
|
O topetão quiff é a principal tendência em corte de cabelo masculino deste ano. O bom é que ele cai bem tanto no trabalho quanto na balada.
Por Wilson Weigl
Nem precisa ter bola de cristal: 2016 está sendo o ano do topete! Não que ele seja novidade, pois já está por aí há um bom tempo — para a dizer a verdade, algumas décadas, desde os anos 1950! Mas o topete garante seu espaço nas cabeças masculinas graças ao quiff, o corte de cabelo que vem conquistando a galera que busca um corte ao mesmo tempo clássico e moderno, que funciona tanto para o trabalho quanto para a balada.
Quiff, em inglês, significa simplesmente “topete”. A referência do corte vem da época dos topetões rocker modelados com brilhantina. Mas no caso o termo se aplica ao corte todo, que tem o topo da cabeça bem cheio e alto, com topete modelado em formato de “onda”. Como as diferenças entre os cortes de cabelo às vezes são meio tênues, você já pode ter visto esses penteados com o nome de “pompadour”.
Como as 1.000 variações do undercut — que todo mundo já está careca (ops!) de saber como é —, o quiff explora o contraste entre as laterais e a nuca bem curtas e o topo da cabeça com bastante volume. A diferença em relação ao undercut é que no quiff as laterais não precisam ser tão baixas, nem raspadas com máquina. Quase sempre o barbeiro ou cabelereiro trabalha as laterais com a tesoura, o que proporciona uma aparência mais natural.
Os fios no alto da cabeça são sempre longos, especialmente na franja, para poder modelar o topetão bem para o alto ou para o lado. Numa variação bacana, a franja longa é modelada em curva, deixando as pontas desfiadas.
Para modelar, a escova quase sempre é fundamental para encorpar e dar volume ao cabelo. Use finalizador de efeito mate (sem brilho); pode ser pomada, pasta ou cera, segundo a preferência pessoal (para saber mais sobre as diferenças entre os tipos de modeladores, leia a matéria aqui). Uma vez que tudo está no lugar, também pode-se fixar o penteado com spray. Essa fixação extra garante que ele não vai desabar ao longo do dia ou da noite.
COMO MODELAR O TOPETE QUIFF
- Lave o cabelo e enxugue com a toalha.
- Passe um pouco de pomada, pasta ou cera de efeito mate (fosco). Espalhe o produto pelo topo da cabeça penteando o cabelo para trás com pente ou escova.
- Modele com o secador, dando volume e ajeitando com a escova. Você pode colocar o cabelo para trás ou ligeiramente para um dos lados.
- Se quiser modelar a franja em curva lateral, use a escova para enrolar os fios.
- Quando tudo estiver no lugar, aplique mais um pouco de pomada ou pasta.
- Para segurar bem o penteado, se quiser finalize com spray fixador.
Seja o primeiro a comentar