Getting your Trinity Audio player ready...
|
A partir dos 30 anos tudo no corpo começa a ficar um pouco menos eficiente ou lento. Perde-se massa muscular, fica mais fácil engordar, a pele piora e outras coisas mais.
Por Wilson Weigl
Fotos: Deposit Photos
30 anos… O auge da vida de um homem. Época em que, no geral, se está em plena forma física, encaminhado na carreira, com um relacionamento engatado… Mas essa também é a faixa de idade em que o corpo começa a ficar um pouco menos eficiente. Perde-se um pouco de massa muscular a cada ano, ganha-se peso, o metabolismo diminui, surgem e se acentuam as rugas e o cabelo pode começar a ficar mais ralo.
Mas com apenas algumas mudanças de estilo de vida podemos lutar contra essas tendências e nos preparar para uma vida saudável aos 40, 50 anos e além .
LEIA TAMBÉM
- Peso livre ou máquina: qual é melhor para treinar?
- Falso magro: como perder barriga e ganhar músculo
- Massa muscular X massa magra: qual a diferença?
- Conheça a dieta e o treino ideal para cada tipo físico
- Qual a melhor atividade física para seu objetivo?
Invista nos músculos: começa a perda de massa muscular
A partir dos 30 anos força e massa muscular começam gradativamente a diminuir, a uma taxa de aproximadamente 1% ao ano. A musculação contrabalança o processo, por aumentar a força e a resistência muscular. Além disso, pegar pesado na hipertrofia pode dar a você os músculos que nunca teve antes. Mas é preciso praticar pelo menos 3 vezes por semana.
Combata o estresse: ele detona a saúde
Por volta dos 30 anos aumentam as preocupações com trabalho, casa, filhos. O estresse crônico provoca ansiedade, fadiga, disfunções sexuais, insônia, queda de cabelo, problemas cardíacos e gástricos. Existem muitas formas de compensar o peso das preocupações no corpo: investir em lazer, hobbies, respiração, massagem, meditação, ioga, música e, é claro, em exercícios físicos.
Melhore a alimentação: evite comer porcarias
O corpo já não processa tão bem as porcarias que se manda para dentro. A qualidade da dieta, os horários das refeições e o tamanho das porções são fatores-chaves para manter a saúde (e o peso). Coma muitas frutas, legumes, verduras, cereais integrais e evite doces e alimentos industrializados.
Cuide mais da pele: as rugas se acentuam
Por volta dos 30 anos começam a surgir rugas e manchas de sol, a pele perde firmeza e elasticidade. Comece a pensar no futuro, para chegar aos 40, 50 anos com tudo em cima. Capriche na limpeza e hidratação do rosto, comece a usar cremes e — o mais importante — não abra mão do protetor solar.
Fique de olho no peso: fica mais fácil engordar
A desaceleração do metabolismo predispõe a engordar, o que pode levar a doenças crônicas como diabetes e problemas cardiovasculares. Os exercícios aeróbicos, dentro e fora da academia — corrida, caminhada, ciclismo — são importantes para queimar as calorias extras (e melhorar o condicionamento cardiorrespiratório).
Seja o primeiro a comentar