Cabelo fino e cabelo ralo: qual a diferença?

Getting your Trinity Audio player ready...

Os cabelos são ralos quando existe pouca quantidade de fios no couro cabeludo. E são finos quando os fios têm menor diâmetro.

Homem No Espelho - Cabelo fino e cabelo ralo - a diferença

Por Wilson Weigl

Um dos maiores medos masculinos é ficar careca. Então muitos homens têm dúvida sobre a questão de cabelo fino e ralo. Não, não é mesma coisa. Os cabelos são ralos quando existe pouca quantidade de fios no couro cabeludo. Enquanto os cabelos são finos quando as hastes têm menor diâmetro.

A genética está por trás das duas características, já que ela determina a espessura dos fios e também a densidade dos folículos pilosos na cabeça. E mais: pode-se ter cabelos ralos, mas grossos. Ou cabelos finos que, mesmo em grande quantidade, dão a impressão de serem ralos. A diferença:

Cabelo fino

Tem a ver com o calibre dos fios. Por influência genética, os fios têm diâmetro pequeno, e mesmo que estejam presentes em grande quantidade no couro cabeludo podem dar a impressão que são ralos.

Homem No Espelho - Cabelo fino e cabelo ralo - a diferença

Cabelo ralo

Tem a ver com a densidade de fios na cabeça, que em geral é pouca. Os fios ralos podem ter qualquer espessura, mas os folículos pilosos existem em pouca quantidade por centímetro quadrado do couro cabeludo.

Homem No Espelho - Cabelo fino e cabelo ralo - a diferença

LEIA TAMBÉM

Cabelo fino pode ter aspecto mais frágil, mas não é necessariamente fraco; ao contrário, pode ser forte e saudável. A espessura não tem relação com queda, já que muitos homens têm cabeleira vasta, mas a pouca grossura dos fios dá a impressão de pouco cabelo. 

Homem No Espelho - Cabelo fino e cabelo ralo - a diferença

Cabelo ralo não é necessariamente sintoma de calvície, mas pode ser. Os fios costumam rarear e ficarem escassos pela tendência à queda. Esta pode ter causa hereditária — a chamada alopecia androgenética, o tipo de calvície herdada de família — ou pode ser causada por um problema no couro cabeludo, como inflamação ou seborreia (mais fáceis de tratar). É frequente o cabelo rarear e também afinar ao mesmo tempo tanto por causa da tendência à calvície quanto por disfunções no couro cabeludo.

Nesse caso, os fios tendem a rarear em áreas específicas: o topo da cabeça e as laterais (entradas).

Homem No Espelho - Cabelo fino e cabelo ralo - a diferença

Como cuidar do cabelo fino

O cabelo fino é mais comum em indivíduos loiros ou castanhos claros. Também geralmente costuma ser oleoso porque a oleosidade natural do couro cabeludo chega facilmente até os fios, que ficam com aspecto de murchos, “minguados”.

Existem várias opções de shampoos “volumizadores” (ou “thickening“, em inglês), que dão uma encorpada visual nos fios. Esses produtos contêm ativos que preenchem o espaço de ar entre os fios, fazendo a cabeleira crescer e aparecer. Costumam ao mesmo tempo combater a oleosidade excessiva, pois o sebo também tira volume do cabelo. Mas a ação desses produtos é meramente cosmética: eles não engrossam os fios e seu efeito desaparece depois que o cabelo fica sujo novamente.

Homem No Espelho - Cabelo fino e cabelo ralo - a diferença

Os cuidados com cabelo fino são os mesmos dos outros tipos de cabelo: limpeza e hidratação. Se forem oleosos, o ideal é escolher um shampoo para cabelos oleosos. E também dispensar o condicionador, que pode deixá-los ainda mais “murchos”. Ou escolher um condicionador para cabelos oleosos.

Usar secador é uma ótima maneira de dar mais volume aos cabelos finos. Conforme você seca o cabelo, use os dedos para obter mais volume. Evite temperatura quente, pois os danos causados ​​​​pelo calor podem causar quebra e danos que podem fazer o cabelo parecer ainda mais fino.

Como cuidar do cabelo ralo

Qualquer tipo de cabelo pode ser ralo, seja fino ou grosso. Um homem pode ter cabelo ralo apenas por ter menos folículos pilosos no couro cabeludo, que também podem ser mais espaçados. Quando se tem apenas menos folículos no couro cabeludo e não há sintoma de queda, os cuidados com cabelo ralo são normais: limpeza com bom shampoo para o tipo de cabelo (seco, normal, oleoso) e hidratação com condicionador.

Homem No Espelho - Cabelo fino e cabelo ralo - a diferença

O sinal de alerta é quando os fios começam a ficar ralos devido a tendência à calvície.

Afinamento capilar

No processo de calvície causado pela alopecia androgenética geralmente se manifesta a miniaturização capilar, um afinamento progressivo dos folículos capilares, que começam a produzir fios com diâmetro menor, mais finos e frágeis. A miniaturização também interfere no ciclo de renovação capilar. O ciclo fica mais rápido e o cabelo cai mais cedo. Esse aumento da queda pode ser notado no chuveiro ou na pia ou passar despercebido. O processo chega ao ponto em que o fio não cresce mais.

Hoje existem vários tratamentos para calvície e queda de cabelo nas clínicas de dermatologia e tricologia (a especialidade médica de tratamento de cabelo). O check-up capilar, exame minucioso do couro cabeludo, permite ao especialista recomendar o tratamento correto para cada caso. Dependendo da avaliação, o médico pode optar por uso de medicamentos como finasterida ou minoxidil, aplicações de laser para estimulação e desobstrução do bulbo capilar, terapia com luzes Led ou microagulhamento no couro cabeludo com injeção de fatores de crescimento.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.