Getting your Trinity Audio player ready...
|
Você sabe se é melhor usar cera, gel, pomada ou spray com cabelo seco ou úmido? Tem medo que o fixador faça seu cabelo cair? Tire da cabeça as dúvidas sobre os modeladores.
Por Wilson Weigl
Os modeladores fazem parte do cotidiano masculino desde que nossos bisavôs melavam o cabelo com brilhantina grudenta, nos anos 1950, para criar o topetão estilo rockabilly. Hoje é difícil encontrar alguém que não use gel, pomada, cera ou spray para criar um penteado bacana ou para controlar e deixar a juba no lugar o dia todo.
Mas às vezes não se sabe muito bem como aplicar do jeito certo cada tipo de fixador. Se é melhor pentear ou só modelar com as mãos, por exemplo. Ou se fica melhor com o cabelo seco ou úmido. Sem falar dos caras que vivem com a consciência pesada de que o uso frequente dos modeladores poderá deixá-los carecas (a resposta é não).
Tiro abaixo as principais dúvidas que rolam por aí sobre os modeladores que a gente põe na cabeça.
-
É melhor aplicar gel, pomada ou cera com pente ou os dedos?
O pente ajuda a aplicar o produto por toda a extensão dos fios, enquanto com os dedos você pode aplicá-lo de um jeito mais superficial. Use o pente caso você queira que o produto atinja todo o comprimento dos fios, para modelar o cabelo de um jeito mais certinho e assentado. E aplique com os dedos se prefere um efeito mais “bagunçado” e natural, ajeitando as mechas do jeito que deseja.
Você também pode passar o finalizador, ajeitar os fios com o pente e depois bagunçá-los com os dedos. Enfim, é questão de experimentar para chegar ao resultado que você goste.
O ideal, porém, é passar o produto apenas nos fios, evitando que ele chegue às raízes, por causa de tudo o que vou explicar abaixo sobre a saúde do couro cabeludo e dos folículos onde nascem os fios.
-
Usar modelador todo dia prejudica o cabelo?
Os bons produtos são formulados para uso frequente e muitos deles (os mais caros, diga-se de passagem) têm ingredientes que também contribuem para a saúde capilar (como vitaminas, por exemplo). Podem ser aplicados diariamente, sem susto.
Se você optou por um produto de qualidade, a questão é não desperdiçar, usando mais do que o necessário. O quanto você deve usar para modelar o cabelo varia segundo o comprimento dos fios e o efeito que você deseja dar ao penteado (mais natural, usando menos produto, por exemplo). Mas a quantidade equivalente ao tamanho de uma moeda de 1 real geralmente é suficiente.
E se você quer aprender a usar as quantidades certas de outros produtos masculinos (protetor solar, hidratante, esfoliante, creme) para obter seu melhor efeito, sem desperdício, leia o post clicando aqui.
-
Modelador pode fazer o cabelo cair?
Nenhum gel, pasta ou cera de boa qualidade é prejudicial ao cabelo ou contribui para a calvície. Produtos que têm álcool podem deixar os fios ressecados e quebradiços. Mas não passa disso. Ninguém fica careca porque usa modelador.
A queda de cabelo acentuada é determinada principalmente por fatores hereditários (alopecia androgenética). Mas os especialistas alertam que resíduos de modelador acumulados nos folículos capilares do couro cabeludo podem comprometer o crescimento saudável dos fios, por “entupir” as raízes. Daí pode ocorrer um tipo de inflamação comum no couro cabeludo que acentua a queda em quem já tem algum tipo de problema.
O certo é lavar o cabelo à noite para retirar o modelador usado durante o dia e, principalmente, dormir com a cabeça limpa, livre de oleosidade, sujeira e restos dos produtos, para o couro cabeludo poder “respirar”.
Desabar na cama com gel ou cera uma vez ou outra não tem problema. Só não deixe isso virar rotina.
Uma boa também é usar uma vez por semana xampu anti-resíduos (existem vários à venda). Eles fazem uma faxina profunda no couro cabeludo, eliminando os restos de produtos químicos, sujeira e excesso de oleosidade que “sufocam” as raízes dos cabelos.
-
É melhor usar modelador com cabelo seco ou molhado?
Geralmente usa-se o produto no cabelo seco, e pode-se até usar o secador e a escova para obter mais volume e modelar topetes, por exemplo. Se o objetivo for o contrário, diminuir o volume, pode-se passar no cabelo ainda úmido, depois de lavar.
Lembre-se de que não é por que você passou o modelador com cabelo úmido que ele vai ficar com aspecto brilhante. O que importa é o grau de brilho do produto — molhado, semi-mate ou mate (fosco). O gel quase sempre proporciona aspecto molhado e com brilho, enquanto as pomadas e ceras são disponíveis em diversos níveis de brilho.
-
Pode usar gel ou pomada na praia ou na piscina?
Não, deve-se evitar qualquer tipo de produto no cabelo. Primeiro, por que você deveria ir penteado à praia, que é um ambiente totalmente relax?
Sol também não combina com modelador, porque a radiação solar já resseca o cabelo por natureza. Imagina então com gel ou pomada! Algumas pastas e ceras oferecem proteção contra os raios UVA e UVB, mas só vale para andar um pouco sob o sol, na beira da praia.
-
Como saber o tipo de produto ideal para o cabelo?
Hoje você encontra à venda uma infinidade de categorias de modeladores, em gel, cera, pomada, spray ou mousse. Além de apresentar em diferentes texturas (das aquosas e leves até as mais grossas e espessas), eles oferecem diversos níveis de fixação (leve, média, forte ou extra-forte) e brilho. Há, por exemplo, aqueles que deixam o cabelo fixo no lugar de manhã à noite e outros que permitem remodelar e mudar o penteado a qualquer momento (tipo arrepiar ou “bagunçar” o cabelo depois de sair do trabalho).
Procure o modelador que melhor se adeque a seu tipo de cabelo (mais fino, grosso, seco ou oleoso) e ao visual desejado (mais formal, natural, com topete). Como cada cabeça tem uma sentença, o melhor caminho é experimentar os produtos até encontrar o que melhor funciona para você. Ou ter vários tipos de modeladores no armarinho e ir variando o penteado de acordo com o efeito proporcionado por cada um deles.
Para saber como tirar o melhor partido de cada tipo de produto, de acordo com o efeito desejado e seu tipo de juba, leia o post clicando aqui.
Seja o primeiro a comentar