10 resoluções para ser um homem melhor em 2022

A virada de Ano Novo é uma oportunidade não só de fazer um balanço da vida, mas principalmente de procurar maneiras de melhorar a si mesmo pelos próximos 365 dias.

Homem No Espelho - 10 resoluções para ser um homem melhor em 2022

Por Wilson Weigl

Mais um ano se passou e só os homens muito tolos acreditam que fizeram tudo certo o tempo todo. A virada de Ano Novo é uma oportunidade e tanto não só para olhar para trás a fazer um balanço da vida, mas principalmente de procurar maneiras de melhorar a si mesmo pelos próximos 365 dias. E daí para a vida toda.

Agora que estamos mais esperançosos a respeito de 2022, chegou a hora de colocar ainda mais a vida nos eixos. A essência de tomar novas atitudes é começar algo novo, experimentar coisas diferentes, abandonar hábitos negativos e mudar o que precisa ser mudado em nós mesmos.

Listei algumas sugestões para se tornar um homem melhor para você incluir nas suas resoluções de Ano Novo e colocar em prática o quanto antes.

1. Aventure-se: saia de sua zona de conforto

Homem No Espelho - 10 resoluções para ser um homem melhor em 2022

Assuma mais riscos e aventure-se por lados inexplorados do seu cotidiano. A vida é curta e o tempo passa rápido. A pandemia escancarou ainda mais para todo mundo a noção de que cada dia pode ser nosso último. Não espere para fazer algo que você sempre desejou fazer (desde que não prejudique outras pessoas, é claro). Como a gente nunca sabe como será o dia de amanhã, melhor viver cada dia como uma experiência única. E não deixar para amanhã a realização de um sonho que se cultiva há tempos.

2. Aprenda um novo ofício ou habilidade

Homem No Espelho - 10 resoluções para ser um homem melhor em 2022

O mercado de trabalho está cada vez mais especializado e muitas vezes reduzimos nosso potencial a apenas aquilo que estamos acostumados a fazer, a tarefas que fazem parte do cotidiano. Experimente se interessar por algo totalmente desvinculado de sua carreira ou trabalho do dia-a-dia: aprenda a cozinhar, a tocar um instrumento musical, a falar um idioma, a praticar um esporte diferente, a fazer algum trabalho manual… No mínimo você vai se tornar uma pessoa mais interessante.

3. Faça um trabalho voluntário

Homem No Espelho - 10 resoluções para ser um homem melhor em 2022

Participar de um projeto de voluntariado social é uma experiência intensa e transformadora, capaz de mudar a forma como você enxerga a si mesmo e o mundo à sua volta. Estudos têm mostrado que fazer o bem para os outros libera endorfinas (neurotransmissores de bem-estar) na corrente sanguínea. Pesquisas apontam que apenas 3,5% da população brasileira faz algum tipo de trabalho social. Colabore com projetos e comunidades doando seu tempo e suas habilidades em atividades voltadas aos menos favorecidos que precisam de uma mão. Para escolher, consulte sites especializados em voluntariado ou procure uma ONG por conta própria. 

4. Cuide mais da aparência

Homem No Espelho - 10 resoluções para ser um homem melhor em 2022

Preocupar-se mais com os cuidados com pele, barba e cabelo é fundamental para ter sucesso no trabalho e nos relacionamentos — porque nessas duas áreas da vida a concorrência é grande. Se você já cuida do visual, ótimo! Mas sempre dá caprichar ainda mais no trato pessoal. Por outro lado, se nos tempos mais difíceis da pandemia você andou largadão, relaxado, é hora de repensar a necessidade de se cuidar.

Comece a passar protetor solar facial todo dia, a usar hidratantes e cremes anti-idade, escolha um bom corte de cabelo, experimente novos perfumes,  apare os pelos corporais… Aqui no Homem No Espelho você encontra tudo o que precisa saber sobre cuidados pessoais masculinos — tudo mesmo! É só dar um giro pelo site.

5. Melhore sua autoestima

Homem No Espelho - 10 resoluções para ser um homem melhor em 2022

Procure valorizar mais suas qualidades. Erga a cabeça, aprume a postura, mostre-se abertamente para as outras pessoas. Pare de buscar a aprovação dos outros em tudo o que você faz. Você é único, não precisa e nem deve tentar reproduzir modelos de outras pessoas. 

Na definição da psicologia, a autoestima é uma avaliação subjetiva (positiva ou negativa) que o ser humano faz de si mesmo. É “subjetiva” por ser influenciada por nosso universo interior, nossos valores e nossa autoimagem. Portanto não está necessariamente conectada à realidade. 

Sempre vamos perder na comparação com outros homens bonitos, atléticos, bem sucedidos, que aparentam ser felizes o tempo todo. Ou pelo menos se exibem assim no Instagram. A sensação de não corresponder a esses padrões impacta negativamente nosso amor próprio e causa desinteresse, falta de motivação, depressão. Valorize-se mais e pare de se comparar.

Aumente sua positividade este ano e concentre-se nas coisas boas de sua vida. E também seja feliz pelo sucesso dos outros. O Homem No Espelho tem um post com dicas para aumentar sua autoestima (clique aqui para ler)

6. Cultive a boa forma física

Homem No Espelho - 10 resoluções para ser um homem melhor em 2022

Estar em boa forma não significa ser sarado, musculoso, ter abdômen definido. Nem buscar a todo custo se enquadrar nos padrões de beleza masculina. Exercitar-se regularmente é fundamental para a saúde física e mental. Um homem em boa forma passa a imagem de que se sente bem no próprio corpo, seja magrinho, acima do peso, não importa.

Faça deste ano o ano em que você vai se inscrever na academia, começar a correr, perder 5 kg de gordura ou ganhar 5 kg de músculos. 

Pratique qualquer tipo de exercício físico (aquele que lhe dá prazer, seja corrida, bike, musculação ou esporte) pelo menos 3 vezes por semana.

7. Adote uma alimentação mais saudável

Homem No Espelho - 10 resoluções para ser um homem melhor em 2022

Alimentação saudável não é uma opção, mas uma obrigação para ter saúde. Manter uma dieta balanceada não deve ser hábito exclusivo do estilo de vida fitness. Muitos homens fazem academia, jogam futebol, não fumam, não abusam do álcool, mas comem mal. Mandam ver em churrasco, carne gorda, torresmo, pizza de quatro queijos, pastel de feira, coxinha de boteco, feijão com linguiça. Agora imagine essa gordura se acumulando não apenas na barriga, mas entupindo as artérias do coração.

Adote uma dieta balanceada, sem gordura, sal e açúcar em excesso, massas e alimentos processados. Reforce o consumo de massas e pães feitos com cereais integrais, verduras, legumes e frutas, que contêm fibras, fitonutrientes, vitaminas e minerais. Restrinja ao máximo o consumo de doces, refrigerantes e carboidratos refinados, como macarrão, bolos e pães feitos com farinha branca. 

Também é preciso eliminar da dieta carnes gordurosas (substitua por peixe e frango), leite integral (troque por desnatado), alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, frituras, bacon, embutidos como salame e presunto, salgadinhos e porcarias industrializadas em geral.

Inclua na alimentação gorduras saudáveis como azeite de oliva extravirgem, abacate, peixes de água fria (sardinha, atum, salmão), frutas secas (castanhas de caju e do pará, nozes, pistache e amêndoas) e sementes (linhaça, chia, abóbora e girassol).

8. Conheça um lugar novo

Homem No Espelho - 10 resoluções para ser um homem melhor em 2022

Todo mundo quer viajar, e essa é uma resolução fácil de tomar, mas uma das mais difíceis de colocar em prática. Viajar costuma ser caro, envolve tempo e disponibilidade, e para muita gente encarar um lugar novo e desconhecido pode ser fonte de insegurança. Se você tem condições financeiras, arrisque uma viagem para uma cidade, um estado ou um país que sempre quis visitar. Além de conhecer outros costumes e modos de vida você vai aprender mais sobre si mesmo.

9. Aumente seu conteúdo

Homem No Espelho - 10 resoluções para ser um homem melhor em 2022

Muitos homens são atraentes não pela beleza e aparência, mas pelo intelecto, inteligência e bom papo. Aumente seu repertório de conversação. Inteire-se dos assuntos da atualidade, leia mais livros, navegue em sites, assista telejornais, veja seriados. Saiba dar continuidade a uma conversa, mesmo que não seja expert, e não sinta vergonha de expor que não sabe muito sobre o tema. Disponha-se a ouvir e aprender.

10. Respeitar as diferenças

Homem No Espelho - 10 resoluções para ser um homem melhor em 2022

Felizmente estamos vivendo tempos de inclusão e valorização das diferenças. Combata a tendência a adotar pontos de vista preconceituosos, racistas, machistas, homofóbicos e misóginos, mesmo sem querer, nem em piadas e brincadeiras aparentemente inocentes. Apesar da evolução da sociedade, muitos homens ainda conservam resquícios do machismo por causa de décadas de “lavagem cerebral”.

Não seja rude com os outros, nem menospreze as crenças e opiniões alheias, muito menos em público. Freie a vontade fazer comentários destrutivos ou maldosos no Instagram, Facebook, Twitter ou YouTube. Cultive a empatia. Sabe o que é? Segundo o dicionário, empatia é a “aptidão para se identificar com o outro, sentindo o que ele sente”.

Aqui também valem aqueles antigas regras de respeito e gentileza com as mulheres. Em qualquer situação — num primeiro encontro, no trabalho, na rua, no sexo casual — um homem respeitoso é sempre atraente. Cavalheirismo nunca sai de moda.

https://www.instagram.com/homemnoespelho

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.