Getting your Trinity Audio player ready...
|
Escolher a roupa no tamanho certo, no comprimento e na largura corretas, ajuda a valorizar mais seu tipo físico. Confira as medidas corretas de calça, camisa, terno e costume.
Por Wilson Weigl
O bacana da moda masculina atual é a ausência de regras. Dá para misturar estilos, cores, estampas, sem receio. Mas em relação às medidas das roupas ainda existem algumas regrinhas básicas que fazem as peças caírem bem no corpo.
Escolher uma calça ou uma camisa no tamanho certo, no comprimento e na largura corretas, ajuda a valorizar mais seu tipo físico. E não existe nada pior do que uma camisa com ombros caídos, mangas compridas demais, ou uma calça larga ou justa demais ou com pano sobrando na barra.
LEIA TAMBÉM
- As regras da roupa social que você não deve quebrar
- Combinações bacanas (e fáceis) para usar no trabalho
- Como usar terno e costume sem gravata
- 7 camisas que todo homem deve ter no armário
- Xadrez: conheça os diferentes tipos de desenhos
Confira abaixo as medidas corretas de calça, camisa, terno e costume.
✔ Ombros de terno e camisa
A costura da manga no ombro deve cair bem no ponto de união entre a clavícula (osso do ombro) e o braço. A regra vale para camisas e paletós de ternos e costumes.
✔ Comprimento da manga da camisa
Estenda os braços ao longo do corpo: o punho da camisa abotoada precisa cobrir o osso da articulação da mão com o braço, bem onde começa a palma da mão. Se osso aparecer, ela está muito curta; se avançar na palma, está muito longa.
✔ Comprimento da manga do paletó
No paletó do terno ou do costume a manga deve cobrir o “ossinho” da parte externa do braço. Essa altura possibilita que apareça um centímetro da manga da camisa social.
✔ Largura do cós da calça
O cós é a cintura da calça. Ao abotoar, a peça deve se ajustar à cintura sem ficar larga, caindo, nem apertada, comprimindo a barriga. A regra vale tanto para calças de terno e costume quanto para jeans, chinos e calças de sarja, algodão etc.
Se no abotoamento sobra pano, é porque a cintura está larga. Não adianta tentar remediar com cinto porque o cós vai aparecer amarrotado. Se por outro lado, o botão ou colchete fica esticado é porque a peça está muito apertada.
✔ Altura do cós da calça
Lembrando que o cós é a cintura da peça, ela pode ser mais alta ou mais baixa. E o resultado visual difere bastante nos dois casos.
Um altura considerada ideal para a altura do cós da calça é 2 dedos abaixo do umbigo. Mas essa regra é relativa dependendo do corte da calça e do biótipo do homem. Um aviso para quem está fora de forma: o que não deve acontecer é usar uma calça de cós baixo em que o botão fecha perfeitamente mas deixa a barriga saltando por cima da cintura. Também não se deve usar calça de cós alto comprimindo a barriga.
A altura do cós também faz efeito visual. Calça de cintura alta diminui o tronco e aumenta as pernas. Calça de cintura baixa, ao contrário, aumenta o tronco e diminui as pernas. Explore esse efeito de acordo com seu tipo físico.
✔ Corte da calça
Existem hoje vários tipos de modelagens de calças. Em ternos e costumes, elas podem ter corte tradicional, reto, ou modelagem slim fit, mais justa. Mas os jeans já têm vários cortes: reto (regular, straight), slim, skinny, relaxed ou loose (conheça em detalhes os diferentes tipos clicando aqui).
Quanto mais largas e folgadas as calças, mais liberdade de movimento com menos longitude de pernas. Quanto mais apertadas, como as skinny e slim, menor a liberdade de movimentos e maior a impressão de pernas longas.
Hoje, pode-se encontrar calças confeccionadas com tecidos misturados com fios stretch, mais elásticos e flexíveis. Mesmo justas no corpo, proporcionam grande liberdade de movimentos.
De modo geral, a calça deve se ajustar às coxas e panturrilhas sem apertá-las e marcá-las demais. O corte deve ser suficientemente largo para permitir que o pano suba nas pernas quando você senta (descobrindo um pouco os tornozelos).
✔ Comprimento da barra da calça
Aqui a regra muda de acordo com o tipo de calça.
A calça social de terno e costume ou de modelo alfaiataria deve cair levemente sobre o sapato, no peito do pé. A mesma regra vale para jeans e calças mais largas (de corte reto na perna e boca mais larga).
Nas calças de corte estreito, justas no corpo, ou de boca fina, como as skinny e slim fit, a barra deve ser alta, na linha do osso do tornozelo.
Um toque: as calças de barra bem curta, acima do tornozelo, invadiram de vez o guarda-roupa masculino. São cropped, que em português lembram o que sua mãe chamava de “pula-brejo”.
✔ Camisa para dentro da calça
Camisa ou camiseta usada para dentro da calça encurta o tronco e dá a impressão de encompridar as pernas. Portanto, ideal para os baixinhos de pernas curtas.
✔ Camisa para fora da calça
Camisa ou camiseta para fora da calça encomprida o tronco e dá a impressão de encurtar as pernas. Então é indicada para magros e altos, com pernas longas, e proibida para baixinhos, com pernas curtas.
Seja o primeiro a comentar