Além de feias, as bolinhas vermelhas incomodam, coçam e inflamam. Não é acne, mas uma inflamação do folículo onde nasce o pelo. Veja como driblar essa chatice.
Por Wilson Weigl
É uma questão bem íntima, mas muitos homens se sentem constrangidos na hora de baixar as calças por causa das “espinhas” nos glúteos. E não só nesses momentos: as bolinhas vermelhas incomodam, coçam, inflamam e doem às vezes. Muita gente confunde com acne, mas o problema é na verdade foliculite, a inflamação do folículo onde nasce o pelo, que geralmente piora no calor.
Apesar de parecidas, acne e foliculite se diferem na causa e no lugar em que costumam aparecer. “A acne concentra-se mais no rosto e tronco, enquanto a foliculite pode aparecer em qualquer lugar em que haja pelos, como barba, virilha, axilas e nádegas”, explica a dermatologista Thais Pepe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.
A foliculite se manifesta em forma de pequenas espinhas (com ou sem pus) no folículo onde nasce o pelo. Nas nádegas, ocorre quando esse folículo fica inflamado, devido a irritação, infecção bacteriana ou fúngica, obstrução por suor e atrito ou lesão na pele (provocada pela depilação, por exemplo).
LEIA TAMBÉM

Transpiração excessiva e uso de calças e cuecas de tecidos sintéticos, que atritam a pele e não a deixam respirar, favorecem seu surgimento. “Com o acúmulo de suor, as bactérias do tipo estafilococos da região se proliferam e contaminam a raiz onde nasce o pelo, causando um processo inflamatório”, diz Thais. E é preciso ficar atento, pois a foliculite pode virar furúnculo, lesão maior e mais dolorida, caso a bactéria atinja camadas mais profundas da pele.
“Em casos mais graves, deve-se consultar um dermatologista. Muitas vezes, o tratamento para foliculite requer uso de medicamentos, como antibióticos ou outros remédios de uso oral ouaplicação local, que só o especialista pode indicar”, explica Thais Pepe.
Cuidados para prevenir e aliviar a foliculite
Existem cuidados para prevenção e alívio da foliculite, não só na bunda como também em outras partes do corpo, segundo a médica. Confira:
- Evite usar calças muito justas e cuecas de tecidos sintéticos, que retêm o suor. Prefira sempre o algodão, que absorve a transpiração e deixa a pele respirar.
- Não fique sentado com roupas úmidas, como trajes de banho, por muito tempo.
- Lave a região com sabonete antisséptico (por exemplo, com ácido salicílico), que ajuda a evitar ou diminuir a inflamação.
- Faça esfoliação uma ou duas vezes por semana: o esfoliante ajuda a desobstruir os folículos.
- Não tente espremer a bolinha, pois a inflamação pode acabar se agravando.
- Se a foliculite for recorrente, procure um dermatologista, que vai receitar um remédio específico para dar um jeito no problema.
E muito bom estar informado.gostei muito das matérias de No espelho.