|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Seu melhor amigo merece cuidado e atenção. Tanto na higiene no banho e depois do sexo quanto na precaução contra doenças sexuis e infecções.

Por Wilson Weigl
Fotos: Deposit Photos
Seu melhor amigo merece ser bem cuidado. E quanto mais atenção e vigilância à saúde genital, maior é a proteção, tanto contra condições banais, como mau cheiro, quanto contra as infecções sexuais (e até mesmo contra o câncer de testículos e pênis).
Boa higiene no banho e depois do sexo, por exemplo evita futura dor de cabeça (sem trocadilho).
Veja os cuidados para ter o equipamento sempre funcionando bem e livre de problemas.
Deixe arejar de vez em quando

O “arejamento” do pênis, deixando-o “tomar ar”, evita vários problemas. Calor e suor fazem da cueca um ambiente abafado e úmido favorável à proliferação de fungos e bactérias que causam mau cheiro, irritação e infecções como a balanite, com sintomas de dor, vermelhidão e coceira. Enxugue bem o pênis depois do banho, puxando a pele, e se possível deixe secar antes de vestir a cueca. Leia o post completo aqui.
Bote o amigão para trabalhar

A masturbação faz bem para o pênis! Coloca em ação o mecanismo da ereção para que sempre funcione 100%. Ejacular com frequência renova a produção de esperma e previne câncer de próstata. Para saber mais sobre como desfrutar a marturbação, sem vergonha, só prazer, leia o post completo aqui.
LEIA TAMBÉM
- Como as mulheres avaliam o seu pênis (e os homens também)?
- Preliminares: sexo bom de verdade começa no esquenta
- Masturbação sem vergonha: como desfrutar ao máximo o prazer
- Sexo oral: como curtir (ainda mais) essa prática
- Como fazer o sexo demorar mais tempo
- 7 curiosidades sobre sexo e o corpo do homem
- Quantas vezes dá para fazer sexo em seguida?
Limpeza no capricho

No banho, lave com sabonete expondo a cabeça (a glande), caso não seja circuncisado. Higiene incorreta é a principal causa do câncer de pênis que, apesar de raro, ele afeta milhares de homens no Brasil todos os anos (representa 2% dos casos de câncer). Ele é provocado principalmente pelo acúmulo de esmegma, a substância branca, pastosa e malcheirosa formada por gordura e células da pele. Não é bom caprichar na limpeza?
Depois do sexo, faça um lava-rápido

Após o sexo vaginal ou anal, lave o pênis com água e sabonete e elimine restos de esperma, secreções e lubrificante. Isso até pode ajudar a diminuir o risco de infecções sexuais transmissíveis. Caso não vá tomar banho, use o chuveirinho ou toalhinhas umedecidas.
Faça periodicamente o autoexame sexual

O autoexame em casa previne o câncer de testículo, mais frequente em jovens. Apalpe o escroto para sentir se não há nenhum nódulo (mesmo pequeno e indolor) ou inchaço, que podem ser início de tumor. Pode fazer no banho, quando o escroto fica mais relaxado. Para saber como é o autoexame, leia o post aqui.
Cabeça pra fora! Fimose pode dar problema

Fimose é a condição em que a pele fica fechada sobre a glande e impede que ela fique exposta. Quando persiste na idade adulta pode causar desconforto e até dor na penetração. E por dificultar a limpeza, provoca o acúmulo de esmegma, substância pastosa que pode causar mau cheiro e predispõe a infecções como a balanite. A cirurgia de fimose em adultos é rápida, sem necessidade de internação hospitalar.
Fique sempre esperto de olho na área

Notou secreção, vermelhidão, mau cheiro, inchaço ou nódulo? Consulte um urologista. Pode ser sintoma de infecção sexualmente transmissível (IST), fungos, varicocele (varizes no saco), cisto sebáceo ou até mesmo câncer de pênis ou testículo.
Troque de cueca todo dia (mesmo que ela pareça limpa)

Parece óbvio, mas vale reforçar que se deve evitar o uso repetido. A cueca acumula suor, resíduos de urina e secreções que criam ambiente propício para bactérias e fungos. Com o corpo suado depois da academia ou do futebol a troca é obrigatória.
No sexo com desconhecidos, embrulhe pra presente

A camisinha é a única proteção eficaz contra infecções transmitidas pelo sexo vaginal e anal. A Prep (Profilaxia Pré-Exposição) protege do vírus HIV, mas não de herpes, sífilis, gonorreia, HPV e hepatite C. Principalmente no sexo casual com desconhecidos, bote preservativo.

Seja o primeiro a comentar