Getting your Trinity Audio player ready...
|
Com a escolha do shampoo certo e dieta saudável é possível deixar o cabelo fino mais grosso, encorpado e forte. E existem os tratamentos também.
Por Wilson Weigl / Foto: Junior Franch / Modelo: Orlando Baronne
Cabelo fino, ralo, sem volume, é o demônio na vida de muitos e muitos homens. Nem todo mundo tem a sorte (e a genética) de ter aquela juba encorpada, espessa, volumosa. O cabelo está sempre limpinho, cheiroso, porém escorrido, mirrado, sem forma. Nao há pomada ou cera que dê conta de “levantar” a cabeleira.
Antes de continuar sofrendo com a questão, saiba que é possível engrossar os fios e dar mais volume à cabeleira com cuidados fáceis que podem ser incorporados à rotina diária. E existem também tratamentos feitos em consultório de dermatologia ou tricologia (especialidade médica que trata de cabelos). Neste post, quem explica cada uma dessas alternativas é a dermatologista e tricologista Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Associação Brasileira de Restauração Capilar. Confira.
Concentre-se na saúde do couro cabeludo
O crescimento de fios grossos e fortes está diretamente relacionado à saúde do couro cabeludo, que precisa estar limpo e nutrido de vitaminas e minerais em quantidade suficiente para que os folículos capilares funcionem corretamente. “O excesso de oleosidade e a dermatite seborreica, por exemplo, compromete a distribuição de oxigênio e nutrientes para o couro cabeludo, o que leva os fios a ficarem mais finos e até caírem”, explica Kédima Nassif.
Por isso, sempre que for identificado um problema do couro cabeludo é fundamental logo procurar resolvê-lo: controlar o excesso de produção de sebo, combater a caspa, evitar dormir com resíduos de gel, cera e pomada.
Capriche nos produtos que põe na cabeça
Quem tem cabelos finos deve escolher bem o tipo de shampoo. Shampoos cremosos, para cabelos secos ou normais, deixam os fios oleosos e com menos volume. Usar condicionador também não é um boa ideia, pois ele também deixa o cabelo mais pesado e encolhido. “Evite produtos rotulados como ‘hidratantes’ ou que contenham silicone, que vão fazer os fios perderem volume”, diz a tricologista. Prefira shampoos neutros, que são mais suaves e leves, ou específicos para cabelos finos – estes dão volume por promover o engrossamento dos fios. Não compre produtos baratinhos e invista em marcas de qualidade.
Mantenha uma alimentação equilibrada
De acordo com a especialista, o bulbo capilar precisa de nutrientes para funcionar corretamente, gerando fios fortes e grossos. Por isso é fundamental evitar dietas restritivas, que cortem muitos alimentos do cardápio, e apostar em uma alimentação variada e rica em vitaminas e minerais que promovem o fortalecimento dos cabelos, como vegetais verdes escuros, grãos, cereais, carnes magras, peixe e frango. “Em alguns casos, suplementos com ingredientes como biotina e ácido fólico podem ser indicados para suprir as necessidades nutricionais do cabelo. Mas só devem ser tomados sob orientação médica, já que o consumo em excesso de biotina, por exemplo, pode interferir no funcionamento sanguíneo”, alerta.
Experimente o minoxidil
Ao contrário do que muita gente pensa, o famoso minoxidil não serve apenas para combater a calvície e promover o crescimento dos fios. O medicamento também pode ser usado para engrossar o cabelo. “O minoxidil aumenta a circulação sanguínea do couro cabeludo e melhora a oxigenação da região. Dessa forma, o medicamento prolonga a fase anágena do crescimento do cabelo – quando o fio se forma na raiz e vai crescendo
– , estimulando o fortalecimento e o engrossamento dos fios”, diz a especialista.
Quer saber mais como age o minoxidil no cabelo e na barba? Clique aqui para ler o post.
Invista num boné de fototerapia
Hoje já existem tratamento para cabelo fino e ralo altamente eficaz que pode ser feito em casa. Trata-se da terapia de luz, a ledterapia (com lâmpadas LED). O boné Capellux, por exemplo, é um dispositivo de uso doméstico que usa essa tecnologia. “Através dos LEDs, os equipamentos emitem luz vermelha, que fornece energia para as células, o que colabora diretamente para a nutrição e saúde dos folículos, estimulando o crescimento, o engrossamento e o aumento do número de fios”, afirma Kédima. O modelo da marca Cappelux parece um boné comum custa menos de R$ 900 reais – um bom investimento para quem dispõe desse valor.
Faça o microagulhamento capilar
Esse tratamento é feito em consultório de tricologista ou dermatologista: por meio de agulhas finas e pequenas, aplicadas em diversos pontos do couro cabeludo, o microagulhamento faz lesões microscópicas onde são liberadas substâncias que ativam a multiplicação de células. “Esse estímulo à multiplicação celular, ao agir na raiz do cabelo, resulta na maior produção de células no bulbo capilar, o que engrossa o cabelo e favorece seu nascimento e crescimento”, diz a médica.
Em seguida, ainda pode ser aplicada uma série de ativos para potencializar o tratamento, como vitaminas, aminoácidos, fatores de crescimento e até o próprio minoxidil. “Qualquer problema relativo a cabelo, seja queda, afinamento ou fragilização, deve ter acompanhamento médico, porque o profissional dispõe de várias alternativas de tratamento”, finaliza Kédima Nassif.
Seja o primeiro a comentar