Como acertar no corte de cabelo perfeito para você

Getting your Trinity Audio player ready...

Nunca mais saia insatisfeito do salão! Explico todos os cuidados para ter certeza de que o cabeleireiro vai fazer exatamente o corte de cabelo que você quer.

Homem No Espelho - Como escolher o corte de cabelo masculino

Por Wilson Weigl

Corte de cabelo não tem volta. Errou, já era! Só dá para consertar depois de um mês, no mínimo. Mas muitas vezes o desastre acontece porque os caras não sabem explicar o que querem ao cabeleireiro ou barbeiro, escolhem cortes inadequados ao seu tipo de cabelo e formato de rosto ou deixam o profissional livre para fazer o que bem quiser. Tudo isso é garantia de dar m****, com certeza!

Bom é que hoje os homens sabem bem o que querem e não deixam muita brecha para o cabeleireiro errar feio. Mas todo cuidado é pouco, especialmente se você está indo a um salão pela primeira vez ou seu salão favorito trocou de profissional. Entrar mudo e sair calado e deixar seu cabelo nas mãos alheias sem dar a mínima orientação é brincar com o azar.

Explico aqui quais cuidados você deve ter ao sentar na cadeira do salão (e até antes desse momento). Seguindo à risca as dicas abaixo, vão aumentar 100% as chances de você sair feliz da cadeira no seu próximo corte de cabelo. Garanto!

Homem No Espelho - Como escolher o corte de cabelo masculino

Escolha um salão para chamar de seu

Nada como ter um cabeleireiro ou barbeiro de confiança para colocar sua cabeça nas mãos dele sem medo. Aquele que sabe exatamente o que você quer. Mas como nem sempre isso é possível (porque salões abrem e fecham, profissionais mudam de emprego etc), fique atento na hora de escolher. Para começar, pense que preço não é garantia de qualidade. Cobrar o olho da cara por um corte não é atestado de excelência para nenhum profissional. Mais importante é você avaliar o trabalho dele por outros meios: reputação, fotos, indicações de amigos, comentários na internet, referências de Instagram e outras mídias sociais.

É legal também escolher um salão em que os profissionais estejam familiarizados com seu tipo de cabelo. Por isso existem inúmeros estabelecimentos especializados em cabelo afro, por exemplo. Salões renomados geralmente recrutam bons profissionais, mas o tamanho e a decoração do estabelecimento não significam muita coisa. Há excelentes profissionais que atendem em salões pequenos ou de bairro.

Homem No Espelho - Como escolher o corte de cabelo masculino

Chegue do jeito certo

Você pode ir ao salão com o cabelo lavado em casa ou deixar que o cabeleireiro lave. O importante é que seu cabelo esteja do jeito que é naturalmente, para que o profissional consiga avaliar como é o tipo e o caimento. Isso é fundamental tanto se seu cabelo for liso ou cacheado e, principalmente, caso você use algum produto de styling para modelar (gel, pomada, cera). Vendo seu cabelo ou natural, o o profissional pode inclusive dar ideias para você explorar ainda melhor seu tipo de cabelo e até dar sugestões de cortes, caso você queira. Há profissionais que preferem cortar o cabelo seco e outros, molhado. Saiba que o cabelo “encolhe” depois de seco: então preste atenção ao comprimento!

Respeite sua hora marcada

Parece um conselho bobo e óbvio, mas chegar ao salão 10 minutos antes da hora marcada é garantia de ter um bom serviço. Se atrasar para sua hora marcada vai fazer o cabeleireiro trabalhar mais rápido para não embolar sua agenda (principalmente se ele for um profissional famoso, cheio de clientes). Garanta que ele vai dedicar a você o tempo necessário para fazer um bom trabalho.

Homem No Espelho - Como escolher o corte de cabelo masculino

Reserve tempo na sua agenda

Esse é o outro lado da moeda: você ficar apressando o cabeleireiro porque tem um compromisso ou precisa voltar para o trabalho. Reserve de 45 minutos a 1 hora na sua agenda para dar tempo ao profissional se esmerar no corte e fazer o serviço com calma e tranquilidade. Certos cortes mais elaborados (como aqueles com laterais em degradê) exigem tempo e cuidado. Exigir que o cabeleireiro faça o trabalho correndo é garantia de que você vai sair do salão insatisfeito com o resultado do corte.

Explique bem o que você quer

A primeira pergunta que o bom profissional deve fazer é: “Como você quer o corte?”. Explique tudo em detalhes: como deve ser o comprimento no topo da cabeça, a altura das laterais, se quer que ele use tesoura ou máquina, qual o tipo de acabamento do pezinho na nuca (quadrado, redondo), o comprimento das costeletas… Não deixe passar nada em branco. Se você deixá-lo à vontade para fazer o que quiser com seu cabelo, é por sua conta e risco.

Homem No Espelho - Como escolher o corte de cabelo masculino

Mostre referências de cortes

Salve no celular fotos de cortes que você acha bacanas para servirem de referência para o cabeleireiro. Uma imagem vale mais que mil palavras, já dizia aquele velho ditado. Alguns caras acham que agindo assim estão “reprimindo” a criatividade do barbeiro. Bobagem! Quem manda no seu cabelo é você. Só tenha o bom senso de escolher fotos de cortes adequados ao seu tipo de cabelo (liso, crespo, grosso, fino) e formato de rosto. Não adianta levar fotos do cabelo do David Beckham e querer sair de lá com a cara dele! Gaste previamente um tempinho navegando no Google ou nas mídias sociais e selecione exemplos de cortes que sirvam como ponto de partida para o cabeleireiro.

Fique aberto a opiniões

Ao mesmo tempo em que você deve ter em mente exatamente o que deseja, deve estar aberto a escutar a opinião do profissional. Muitos caras pedem ao barbeiros cortes inadequados à sua idade ou seu formato de rosto. Ou, ainda, trazem referências de cortes de celebridades ou modelos com tipo de cabelo completamente diferentes do seu. Têm cabelo crespo e querem cortes que só servem para cabelo liso, por exemplo. Ouça o que o cabeleireiro têm a dizer sobre seu cabelo e até se disponha a alguma mudança, caso sinta firmeza no que ele propõe. Não tenha receio de mudar de visual! Lembre-se que o bom cabeleireiro sempre tem conselhos interessantes para você melhorar sua aparência.

Homem No Espelho - Como escolher o corte de cabelo masculino

Faça perguntas, muitas perguntas

Especialmente naqueles minutos finais quando o cabeleireiro dá os últimos arremates no corte (com a navalha, por exemplo), aproveite para explorar o conhecimento dele e peça dicas. Até porque dificilmente você vai conseguir reproduzir no dia seguinte o penteado que ele fez. Mesmo que você tenha acompanhado com atenção o trabalho, não tenha vergonha de perguntar quais instrumentos (pente, escova, secador) e produtos (pomada, cera, spray) ele usou, quais as quantidades etc. Só assim você vai conseguir o mesmo efeito em casa. Não se acanhe também em pedir conselhos e indicações de shampoos, condicionadores etc.

Homem No Espelho - Como escolher o corte de cabelo masculino

Vá ou salão regularmente

Quando mais tempo você demora para voltar ao salão, mais difícil fica recuperar o corte que ficou bom da última vez. O cabelo masculino cresce cerca de 1 milímetro a cada 3 dias (ou 1 centímetro por mês), o que já dá uma diferença incrível, principalmente nas laterais da cabeça e na nuca (o pezinho). Para manter o corte sempre nos trinques, especialmente se você é adepto dos estilos modernos, vá ao salão a cada 1 mês ou 40 dias, no máximo. Fica mais fácil até para o cabeleireiro seguir o formato do corte anterior. O conselho vale até se você está deixando o cabelo crescer: peça para o cabeleireiro aparar as pontas secas ou duplas e dar aquela ajeitada geral.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.