Do macho Alfa ao Ômega: como são os 7 tipos de personalidades masculinas

Getting your Trinity Audio player ready...

O Alfa todo mundo conhece, mas não o Beta, Gama, Ômega, Delta, Sigma e Zeta. Os perfis batizados com as letras do alfabeto grego procuram explicar as diferentes individualidades dos homens.

Homem No Espelho - machos Alfa, Beta, Gama, Delta, Ômega, Sigma e Zeta

Por Wilson Weigl

Todo mundo sabe o que é um macho Alfa: aquele indivíduo autoconfiante, carismático, que gosta de liderar e comandar. Mas pouca gente sabe que existem também os Beta, Gama, Ômega, Delta, Sigma e Zeta, cada um deles com suas características comportamentais. Os 7 perfis, batizados com as letras do alfabeto grego, procuram explicar as diferenças entre os vários tipos de personalidades masculinas, que se refletem em suas posturas e atitudes em áreas como trabalho, carreira, relacionamentos e desenvolvimento pessoal.

A teoria do macho Alfa surgiu nos anos 1970 em estudos do comportamento animal, quando o zoólogo David Mech criou esse termo para descrever os machos dominantes das matilhas de lobos. Após esses estudos com animais, percebeu-se que muitas das mesmas tendências de dominância, liderança e poder características dos lobos líderes dos bandos podiam ser observadas também na conduta dos humanos.

Homem No Espelho - Macho Alfa

A aplicação do conceito do macho Alfa fora do reino animal e a definição das outras categorias ganhou força no começo dos anos 2000, em fóruns de discussão online sobre masculinidade e relacionamentos, como Reddit e Quora, porém mais como cultura pop do que como fundamento científico.

Além de não ter base científica, essa classificação dos perfis não deve ser levada ao pé da letra, já que as personalidades humanas são diversas, complexas e multifacetadas, e cada indivíduo possui qualidades e atributos únicos. Mas se você observar, notará que muitos homens se encaixam predominantemente em uma dessas 7 categorias.

LEIA TAMBÉM

É importante frisar que não necessariamente um homem é um “puro” Alfa, Beta, Gamma etc. Qualquer um pode ser uma mistura de vários perfis ou mudar de uma categoria para outra ao longo do tempo.

Conheça as diferenças dos 7 perfis masculinos nas relações pessoais, profissionais e afetivas.

Alfa: o líder do bando

Homem No Espelho - Macho Alfa

O Alfa é frequentemente visto como exemplo máximo de masculinidade. Autoconfiante, seguro e dono de uma presença imponente e carismática, ele é um líder nato, sem medo de se colocar no comando, tomar decisões e assumir responsabilidades. Seu instinto competitivo natural e um conjunto robusto de habilidades de liderança os impelem a buscar o sucesso — e frequentemente alcançá-lo.

Esse homem valoriza estar em posições de autoridade, traçar diretrizes na gestão, dar a palavra final nos conflitos e tomar a iniciativa nas situações sociais ou de trabalho. Sua autoconfiança e sua assertividade — a capacidade de expressar ideias e opiniões de forma clara e enérgica — também podem ser inspiradoras para quem está a seu lado.

Homem No Espelho - Macho Alfa

Por não serem facilmente influenciados pela opinião alheia, os machos Alfa projetam uma imagem nem sempre favorável, vistos como arrogantes, beligerantes e autoritários. Também podem provocar desentendimentos e atritos por querer impor sua vontade nos relacionamentos pessoais e profissionais. No entanto, no seu melhor, ele é um líder equilibrado que conquista respeito sem recorrer à tirania.

A segurança, a franqueza e a paixão são atributos que comumente leva o macho Alfa a construir relacionamentos amorosos fortes, estáveis e duradouros, embora sua vontade de assumir o papel dominante na relação possa às vezes desencadear conflitos e desentendimentos.

Beta: o colaborador prestativo

Homem No Espelho - Macho Beta

Os homens Beta se caracterizam pela natureza serena, acolhedora e empática. Por priorizar a harmonia e a cooperação, são parceiros prestativos e atenciosos, sempre prontos a ajudar quando necessário. No trabalho, mostram genuína disposição para atuar em equipe e desempenham um papel primordial na união e coesão do grupo.

O Beta se contenta em ser o segundo em comando, porém quase sempre é ele quem fornece o apoio que permite ao líder Alfa brilhar. Mas ao contrário deste, não quer estar no centro das atenções nem compete pela liderança. Ocupa um lugar importante, embora discreto, no “bando”: apesar de estar abaixo do Alfa na hierarquia, o Beta muitas vezes é a espinha dorsal do staff.

Homem No Espelho - Macho Beta

Às vezes ele é injustamente rotulado como fraco ou dócil, quando na realidade sua força está na colaboração e na confiabilidade. Sua postura tranquila, menos impositiva e agressiva, também pode levá-lo a ser desvalorizado, subestimado ou relegado a segundo plano.

Esse homem é ótimo parceiro romântico e com frequência constrói um casamento feliz e duradouro. Também costuma ser um bom ouvinte — é aquele amigo de confiança a quem todos recorrem para pedir conselhos ou apoio emocional. O problema é que o Beta sente dificuldade em estabelecer limites para estar disponível para os outros, e muitas pessoas se aproveitam de sua solicitude e prestatividade.

Gama: o pensador explorador

Homem No Espelho - Macho Gama

Os Gamas costumam ser criativos e engenhosos, com múltiplos interesses e talentos. A vontade de adquirir conhecimento e a capacidade de análise profunda lhes conferem um incrível poder de compreender e explorar o mundo. Barulhentos e desordeiros, estão sempre em movimento e acreditam que seu objetivo na vida é ter experiências divertidas, ricas e gratificantes — quando não excêntricas. Seu comportamento imprevisível intriga, atrai e conquista as outras pessoas, mas por outro lado os torna indivíduos difíceis de entender.

Os Gamas são pensadores independentes que abraçam sua individualidade e seguem seu ritmo, sem se deixar afetar pelas dinâmicas competitivas. Buscam autorrealização em vez de poder e valorizam o crescimento pessoal em detrimento da ascensão social. Na hierarquia profissional, os Gamas não ocupam posições superiores ou inferiores de forma fixa e tendem a se movimentar com certa liberdade entre os vários escalões.

Homem No Espelho - Macho Gama

Por ser perceptivo às emoções das outras pessoas, o Gama em geral é um bom amigo e parceiro. No relacionamento afetivo, ao mesmo tempo que entende seus próprios sentimentos ele respeita os da(o) parceira(o). É aquele homem que planeja uma viagem surpresa porque acredita que criar memórias preciosas é mais importante do que dar presentes materiais — novamente, priorizando a experiência.

Delta: o talento nos bastidores

Homem No Espelho - Macho Delta

Os machos Delta são indivíduos estáveis ​​e pé no chão que, apesar de focados em sua vida pessoal, ocupam papéis imprescindíveis no trabalho e nas relações sociais, ao proporcionar segurança e apoio para os outros. Mesmo evitando os holofotes, se destacam no ambiente profissional pela competência, ética e cumprimento meticuloso das responsabilidades.

Em vez de ambicionar a liderança, os Deltas preferem se concentrar em fazer bem o que têm que fazer. Seu trabalho, tão eficiente quanto silencioso, é fundamental para o sucesso da equipe em qualquer tipo de empreitada. Apesar do Delta optar por ficar na sombra, sua atividade nos bastidores é o “pilar” que mantém tudo funcionando no grupo. Sem o Delta, as grandes ideias dos líderes não dariam em nada.

Homem No Espelho - Macho Delta

As contribuições do Delta muitas vezes passam despercebidas ou são pouco valorizadas por seus pares. Justamente por optar em não ostentar suas realizações, ele nem sempre recebe o devido reconhecimento.

Nos relacionamentos, um Delta pode não ser a pessoa mais romântica ou espontânea, mas demonstra seu afeto por meio de ações concretas, muitas vezes “silenciosas”. Cumprindo suas obrigações, assumindo responsabilidades, proporcionando estabilidade financeira ou participando do dia-a-dia, os Deltas geralmente são homens de família dedicados a proporcionar bem-estar e segurança à(ao) parceira(o) e aos filhos.

Zeta: o quebrador de regras

Homem No Espelho - Macho Zeta

Homens Zeta rejeitam os papéis tradicionais de gênero e as expectativas que a sociedade tradicionalmente atribui aos homens. Seu inconformismo os leva a não apenas rejeitar as normas sociais, mas também a desafiá-las com o maior orgulho. Eles priorizam sua individualidade acima de tudo e, movidos por suas paixões, muitas vezes definem sucesso e felicidade em seus próprios termos.

No coração do Zeta está um profundo compromisso com a contestação. Seja na vida profissional, nos relacionamentos amorosos ou nas interações sociais, ele se recusa a aderir a regras, optando por trilhar caminhos não convencionais. Ele se vê primeiro como um homem independente e, depois, como um membro da sociedade. Muitas vezes o Zeta não se encaixa nos modelos tradicionais de masculinidade.

Homem No Espelho - Macho Zeta

Os Zetas frequentemente são ativistas ou pensadores que desafiam o status quo, defendem a igualdade e a justiça social e “brigam” por reformas e políticas progressistas nas estruturas corporativas. Essa mentalidade reformadora e revolucionária frequentemente os conduz a ambientes de trabalho mais inclusivos e diversos.

Esse homem pode ter dificuldade nas relações afetivas por se sentir sufocado nos modelos tradicionais de relacionamento. Ele até pode não querer “enquadrar” seu relacionamento, mas isso não significa que a(o) parceira(o) compartilhe essa intenção.

Sigma: o Alfa introvertido

Homem No Espelho - Macho Sigma

Os Sigmas podem ser — e frequentemente são — tão influentes quanto os Alfas, mas não dependem de status para se sentirem realizados. Enquanto o Alfa é barulhento, extrovertido e arrogante, o Sigma é reservado, silenciosamente confiante e corajoso. Em essência é um “Alfa introvertido”, que dispõe da força de um líder mas prefere ser livre e independente do que de estar no comando.

Inovadores e criativos, Sigmas são ótimos em pensar rápido, encontrar soluções para os desafios e prosperar em ambientes novos. Não têm medo de correr riscos, sair da zona de conforto e experimentar coisas novas na vida pessoal e na profissão. Eles se destacam em funções que permitam autonomia: podem ser freelancers, consultores ou trabalhadores remotos que entregam resultados excepcionais sem precisar de supervisão constante.

Homem No Espelho - Macho Sigma

Esse homem mantém suas motivações um tanto ocultas, mas apesar disso conquista respeito porque projeta confiança sem precisar se impor. No geral, ele evita se envolver em rivalidades, competições e problemas que não lhes dizem respeito. E por optar por ficar fora do “drama”, pode ser um bom mediador nos conflitos — caso queira, é claro.

Embora possam ter amigos fiéis, os Sigmas tendem a ser seletivos em seus laços: poucos amigos, mas muito próximos; relacionamentos românticos profundos, mas baseados numa certa independência. Não são do tipo que “se dá bem” com todo mundo e podem, até sem querer, parecer frios ou desinteressados nos ambientes sociais.

Ômega: o pensador fora da caixa

Homem No Espelho - Macho Ômega

Homens Ômega valorizam a liberdade e os interesses pessoais, que costumam ser incomuns e não convencionais. Seu senso de independência lhes confere confiança para tomar decisões e traçar o próprio caminho. O Ômega é o lobo solitário que segue seu rumo longe do bando, sem se preocupar em se encaixar nas hierarquias de status que os outros respeitam.

O Ômega não é líder, mas também não é seguidor. Vivendo segundo as próprias regras, ele lembra que nem todos precisam comandar ou seguir o bando. Não segue nenhuma autoridade — a não ser a própria —, não obedece regras com as quais não concorda e prefere ser autossuficiente e não ter que contar com os outros.

Homem No Espelho - Macho Ômega

Os Ômegas podem ser gênios criativos, desenvolvedores de tecnologia, pesquisadores e inventores que pensam fora da caixa. Embora seus métodos de trabalho possam não ser convencionais, suas contribuições são sempre inestimáveis. Por raciocinar fora dos padrões, o Ômega costuma ser requisitado para dar conselhos e manifestar opiniões. Suas soluções podem ser para lá de incomuns, mas funcionarão muito bem.

Aos olhos dos outros, esse homem pode parecer socialmente distante. Ao optar por ficar sozinho na busca de novas ideias — em geral brilhantes — frequentemente é visto como pouco sociável, excêntrico, “marginalizado” ou “pária”. E por valorizar demais seu espaço e sua autonomia, precisa de um(a) parceiro(a) afetivo que entenda e compartilhe (ou pelo menos respeite) seus interesses. Ao encontrar alguém com quem se identifica, quase sempre cria laços estáveis baseados em lealdade e respeito.

Reflexão final: mais do que rótulos, um guia flexível

Provavelmente você reconheceu em um perfil (ou em mais de um) características da sua personalidade ou de outros homens que conhece.

Tenha em mente, porém, que muitos indivíduos combinam traços de diferentes perfis dependendo do contexto. Por exemplo, um homem pode ser Beta com seus amigos — cooperativo e gentil —, assumir um comportamento Alfa no trabalho — liderando projetos — e adotar uma postura Ômega consigo mesmo, feliz com seus interesses particulares.

Descobrir as qualidades e carências em cada natureza nos ajuda a apreciar a diversidade e a entender melhor a nós mesmos e aos outros. Mais do que ser um Alfa, Beta ou Ômega, o importante é ser autêntico e ao mesmo tempo respeitar as diferentes manifestações de personalidade.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.